Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+11
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
Claudia Alves Simoura
sebastiana.leandra
Maurício Fontinele
Marciana Andrade Cunha Me
JEANE FERREIRA
Edmar Alves
Eldyne de Oliveira Félix
Lucineia Mota Mesquita
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
15 participantes
Ir para baixo
avatar
francicleiabarrozo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Reciprocidade é fundamental na avaliação.

Sex Jul 31, 2020 9:51 pm
Francicléia da Silva Costa Barrozo
Escola José Ribamar Batista - Ejorb
Função: Gestora

Não há como olhar a avaliação como via de mão única, pois ela é a reflexão de tudo que o processo educacional oferece, por essa razão, é fundamental que ao pensar em avaliar, analisemos e ponderemos nossas próprias práticas quanto equipe gestora, pedagógica, administrativa e família, não podemos gerar expectativas sobre o Estudante que não condizem com nossas ações para com eles, afinal nós somos os adultos deste contexto, nós somos os norteadores de jovens iniciantes no caminho que os conduz a construção e afirmação do seu projeto de vida. A reciprocidade no processo avaliativo é fator determinante para uma construção exitosa de um modelo consolidado de aprendizado para ambos os envolvidos (Educador e Estudante), já que exercem funções afins em determinadas situações dentro do processo de ensino aprendizagem, ora ensinamos, ora aprendemos e assim devemos nos permitir a desenvolver a habilidade da humildade intelectual, pois só dessa forma avançaremos sem resquícios de frustrações sem respostas, já que temos a consciência de que elas são as reações de nossas ações como Educadores.
avatar
FERNANDO RAMIREZ
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Sex Jul 31, 2020 10:01 pm
Fernando Cezar Rivarola Ramirez, Escola José Ribamar Batista, Professor de Física.
A considerar a citação a Hoffmann, percebemos que para avaliar o educando é preciso ir alem dos conhecimentos que são apresentados como disciplina curricular, mas procurar momentos do processo de ensino/aprendizagem que possam juntar  o conhecimento curricular com a aprendizagem que puder ser desenvolvida no educando, aliando-se a toda e qualquer habilidade que possa demostrar mudança de comportamento frente ao conhecer o que foi ensinado, adaptar ao seu saber, correlacionar com seu cotidiano e verificar uma possibilidade de aplicação dessa informação no futuro, em sua vida. Para perceber o acontecer desse processo, o professor acompanha o jovem, verificando como esses passos são desenvolvidos por ele e assim constrói um conceito de aprendizagem no processo, que resulta em uma avaliação.
Como exemplo exitoso na escola José Ribamar Batista temos as aulas de laboratório, que oferecem momento de demostração de variadas habilidades: interpretação textual, cálculo e habilidades manuais, de maneira que o trabalho em grupo proporciona que os educandos interajam, troquem conhecimento e mostrem como aliaram a teoria com a prática, qualquer aluno tem a oportunidade de mostrar como o conhecimento cientifico ofertado modificou sua percepção frente a situações de aulas em laboratório. Mesmo os alunos que não se adequem a prática e mostrem timidez (por exemplo) têm a oportunidade de apresentar relatórios ou seminários, conforme a sua habilidade mais comoda, para mostrar o que aprendeu.
avatar
Daniela Nogueira Lopes
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Como avaliar Módulo I

Sex Jul 31, 2020 10:08 pm
MEU NOME É DANIELA NOGUEIRA LOPES
Sou professora intérprete de LIBRAS na escola EJORB
avaliação deve ser diagnostica somativa e qualitativa! ESTAMOS TENDI A EXPERIÊNCIA E DESAFIO DE ESTARMOS UTILIZANDO DAS FERRAMENTAS DO ENSINO REMOTO INVRTIDO ONDE O ALUNO É PROTAGONISTA DO CONHECIMENTO. ONDE FUNCIONA ASSIM O PROFESSOR DÁ AS COORDENADAS O ALUNO SE APROFUNDA NO CONHECIMENTO PREVOAMENTE AS AULAS ONLINE PARA EXPOR OQUE APRENDEU EM UMA PÓS AULA ONLINE INTERAGINDO COM ALUNOS E PROFESSORES E TIRANDO DÚVIDAS QNDO PRECISA SENDO ASSIM CONTINUAMENTE AVALIADO...
avatar
Eldyne de Oliveira Félix
Mensagens : 4
Data de inscrição : 31/07/2020
Idade : 30
Localização : Rio Branco, Acre

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jul 31, 2020 10:40 pm
Eldyne Félix, professora da rede pública estadual integral. Instituto de Educação Lourenço Filho.

A avaliação da aprendizagem do aluno deve ser durante o processo, fazer com que ele entenda que aprender é o proposito de ele estar ali, naquela sala durante anos de sua vida, mas acontece que os estudantes só se importam com a nota, porque aprendem que a nota nove ou a dez é o que importa, então eles se preocupam com números, não com que está sendo ensinado a eles. Professores dos níveis iniciais tem muitos alunos e, sendo difícil para encorajar e demonstrar a importância da aprendizagem na vida deles para que eles façam as atividades, acabam estimulando a aprendizagem dos estudantes com notas, e assim, ao chegar no ensino médio, eles ainda matem a ideia de notas na frente da aprendizagem, e não percebem que são avaliados durante todo o tempo dentro da sala de aula. Sendo dificultoso tirar da cabeça deles, que aprender é tão importante quanto a nota que eles recebem no final dos bimestres.
avatar
Cajadokatia302@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Realização, avaliação e construção

Sáb Ago 01, 2020 12:29 am
Segundo Hoffman o professor deve conhecer o aluno através de diálogos e a partir da dúvidas dos alunos ele avança etapas, dessa forma haverá mediação do conhecimento
avatar
Cajadokatia302@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Realização, avaliação e construção

Sáb Ago 01, 2020 12:32 am
Segundo Hoffman o professor deve conhecer o aluno através de diálogos e a partir da dúvidas dos alunos ele avança etapas, dessa forma haverá mediação do conhecimento
avatar
Doriane da Silva Maia ,
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Sáb Ago 01, 2020 2:44 am
Sou coordenadora pedagógica da EJA na escola Santo Izidoro.
Avaliar é um processo contínuo, pois nos dias atuais é com a evolução de tudo Não podemos mais simplesmente avaliar para gerar uma nota. Temos sim, que avaliar para promover a construção do conhecimento e a formação integral dos nossos educandos, principalmente nos que atuamos na educação de jovens e adultos. Para que isto ocorra o docente deve ter bem claro está nova forma de avaliar. Na nossa Escola a avaliação é bem discutida e bem clara para toda a comunidade escolar. Atuamos com uma avaliação contínua, diária com registros em uma planilha previamente elaborados por todos os envolvidos no processo de aprendizagem.
avatar
Edmar Alves
Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/08/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Experiência de avaliação

Sáb Ago 01, 2020 7:07 am
Na  escola  em que  trabalho,  escola em tempo  integral,   o processo de  avaliação   foi  reconstruído. Uma  série  de inclusões metodológicas foram responsáveis por esta  mudança: educação interdimensional, pedagogia  da presença, protagonismo  juvenil,  implementação  da TGE (Tecnologia  de Gestão  Educacional).  Estas implementações  nos  fez enxergar  que  nosso  avaliação, anteriormente, não  era processual,   isto  nos levava a diagnósticos  tardios  quando  já  era muito  difícil   reverter as  diversas  situações adversas verificadas.  Para  mudar  esta  realidade a TGE  foi fundamental pois  a partir  dela a escola,  alinhada  com a SEE,  estabelece indicadores   de  resultados,  com  metas que devem ser atingidas ao final de um período,  e, para  dar suporte  a  estes  indicadores  temos  os  indicadores de processos,  chamados  de indicadores de tempo meio,  que  ajudam verificar a construção  durante o processo.  Outra inovação importante  é a participação  dos alunos  na avaliação, não  apenas  como avaliados  mais,  também,  como  avaliador  por  meio  dos  Conselhos  de Classe.
avatar
Camila de Souza Melo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb Ago 01, 2020 2:30 pm
Camila Melo, professora de Língua Inglesa (ensino médio e fundamental) da escola Dr. Tancredo de Almeida Neves.
A avaliação leva em conta um histórico de aprendizado do aluno, não ficando restrito a apenas uma forma. Para isso, deve-se planejar, executar e ao final do processo, refletir sobre as ações, voltadas para o aprendizado do aluno; se tudo o que foi feito de alguma forma fez a diferença no modo de pensar e se ele aprendeu de diferentes formas ( através de experiências, entrevistas, teatro, pesquisas, atividades, etc). Apesar de tudo, o processo de avaliação não é fácil, principalmente pelo fato de ser contínua e conter erros tanto dos professores quanto dos alunos. Pois como humanos, estamos todos sujeitos ao erro. Daí surge a importância da reflexão sobre as ações, que irão nos nortear a um novo planejamento.
avatar
Elenice
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Seg Ago 03, 2020 10:43 am
Sou a professora Elenice da Silva Rodrigues, trabalho na escola de tempo integral Lourenço Filho, estamos trabalhando com o uso das metodologias ativas para o engajamento dos estudantes, onde temos como estratégias  a aprendizagem baseada em problemas,  que tem como propósito fazer com que os estudantes aprendam através da resolução colaborativa de desafios. Também com aprendizagem baseada em projetos (que é fundamentada na Aprendizagem baseada em Problemas) exige que os alunos coloquem a mão na massa ao propor que os alunos investiguem como chegar à resolução.
avatar
Cleiverson Q.Melo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação diagnostica

Seg Ago 03, 2020 10:55 pm
Segundo Hofirmam o processo de avaliação diagnóstica tem como função analisar os conhecimentos prévios do aluno. Mais essa avalição não pode ter uma finalidade classificatória ,punitiva, seletiva ou exclusiva ,mais sim a pretensão de se buscar meios para uma qualificação do aluno ,utilizando os erros para uma sondagem e resolução das deficiências detectadas, mediante um planejamento estratégias e objetivos .Em nossa escola a avalição diagnostica aconteceu logo no inicio do primeiro bimestre, momento este serviu de base para nossos métodos e objetivos a serem alcançados logo após os resultados coletados.
avatar
Cleiverson Q.Melo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Seg Ago 03, 2020 11:56 pm
Cleiverson de Queiroz Melo professor escola Edilson façanha Cipriano Carlos luckesi coloca que a avaliação tem de ocorrer de maneira a permitir ao aluno a expressar suas vivencias de mundo e sociedade sem que o mesmo seja reprimido pela visão detentora do saber por parte do docente, o professor precisa permitir e flexibilizar a oportunidade ao aluno de demonstrar autonomia intelectual em relação aos meios pelos quais em sua experiência de mundo o mesmo tenha se baseado para responder determinada avaliação. Isso permitirá ao aluno a exposição de seus conhecimentos e habilidades e ao professor um diagnostico completo dos caminhos a serem seguidos para se alcançar os objetivos cognitivos e a interação a nível de conhecimento e inclusão do aluno ao demais membros da classe ,no sentido formativo e participativo.
avatar
Sirleide Bezerra Martins
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Aprender para ensinar

Ter Ago 04, 2020 8:58 am
Podemos nos acertar de que no âmbito escolar, o olhar estará na amplitude e não somente nas partes, engloba Aluno, escola e família, apartir desse olhar, verifica-se as particularidades de cada um pelo viés da sua subjetividade, levando em conta estrutura familiar e âmbito social,.Dessa forma partiremos para uma globalização de ideias cujo a finalidade é atender o aluno Especial na modalidade AEE, para um desenvolvimento explorando o que cada um compreende de mundo interior.
avatar
Selma do Livramento Souza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliar o aluno de forma adequada

Qua Ago 05, 2020 8:51 am
Selma do Livramento Souza Rosas Escola Clínio Brandão Professora 3° ano fundamental l
Para que a avaliação seja mais eficiente no que se propõe devemos criar oportunidades para que qualidade e quantidade aconteçam no mesmo processo avaliativo, quando, por exemplo, nós temos uma equipe indo à cata de informações, fazendo entrevistas, construindo elaborações de texto, trabalhos de pesquisa em geral e levando isso para os colegas. Assim, nós temos a oportunidade de ver quanto conhecimento novo ele trouxe para aquela realidade, para aquela situação e com que qualidade isso aconteceu. De acordo o momento vivido pela turma, as características dos alunos e a sua situação na sala de aula, diferentes formas de avaliação podem ser utilizadas. Cada ferramenta vai se adequar mais a um ou a outro conteúdo abordado e a cada um dos estágios de ensino dos alunos a serem avaliados. Há várias ferramentas disponíveis para se proceder a uma justa avaliação dessa forma diversificar instrumentos de avaliação é um passo muito importante, para melhorar o processo avaliativo. As provas tradicionais não avaliam corretamente todos os alunos, devido à diversidade cultural e às diferentes formas individuais de aprendizagem, sem contar que diferentes conteúdos merecem diferentes formas de terem a aprendizagem verificada.
avatar
Vanderliledora@Bol.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação da aprendizagem

Qui Ago 06, 2020 9:44 am
O professor precisa andar lado a lado com o aluno no antes , durante e depois da aprendizagem pois os erros dos alunos é uma construção para uma extensão na aprendizagem de cada um.
E isso nos permite a observar e invertigar em que momento o aluno está vivenciandoa sua construção e o seu aprendizado.
avatar
JEANE FERREIRA
Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/06/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Qui Ago 06, 2020 3:58 pm
NOME: JEANE MELRIELE RODRIGUES FERREIRA
FUNÇÃO: PROFESSORA
ESCOLA: ANITA GARIBALDI

AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A AVALIAÇÃO DURANTE O SÉCULO XIX, FOI UTILIZADA COMO FORMA DE PUNIR, CLASSIFICAR, CASTIGAR E HUMILHAR OS EDUCANDOS. PORÉM, COM O AVANÇO DAS PESQUISAS E REFLEXÕES NA ÁREA EDUCATIVA, COMO FOCO EM SEUS INSTRUMENTOS EDUCACIONAIS, MÉTODOS E FERRAMENTAS DE ENSINO, A VISÃO QUE SE TINHA ANTERIORMENTE, VEM SOFRENDO GRADATIVAMENTE, TRANSFORMAÇÕES MAIS POSITIVA. ATUALMENTE A AVALIAÇÃO POSSUI CONCEITO DE "PROCESSO", DEVENDO SER CONTÍNUA, CUMULATIVA E SISTEMÁTICA. PODENDO SER REALIZADA DE VÁRIAS FORMAS OU UTILIZAR DE VÁRIOS FERRAMENTAS, COMO: PROVA ESCRITA (MODELO PREDOMINANTE) OBJETIVA OU DISSERTATIVA; PARTICIPAÇÃO DURANTE AS AULAS NAS EXPLANAÇÕES E RESPOSTAS ORAIS; TRABALHO EM GRUPO; REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, ETC. O QUE INTERESSA É A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO, QUAL O OBJETIVO DE SER APLICADA. AS MUDANÇAS OCORRIDAS AO LONGO DO PROCESSO EDUCATIVO MOSTRAM QUE A AVALIAÇÃO, ATUALMENTE, TEM POR OBJETIVO DIAGNOSTICAR, IDENTIFICAR ONDE O PROFESSOR PRECISA ATUAR EM RELAÇÃO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM. 
COMO PROFESSORA DO 2º ANO, UTILIZO A AVALIAÇÃO DE FORMA CONTÍNUA E PROCESSUAL NAS DIFERENTES ETAPAS DA ROTINA (ACOLHIDA, RODA DE CONVERSA, RELATOS NO DECORRER DA AULA, CONVIVÊNCIA COM OS COLEGAS E PROFESSORA, LEITURAS, ATIVIDADES INDIVIDUAIS, EM GRUPO E RESOLUÇÃO NO QUADRO, ETC. OS EQUÍVOCOS (O ERRO) SERVEM PARA MOSTRAR ONDE DEVO APROFUNDAR OU REVISAR O CONTEÚDO OU A PRÁTICA PEDAGÓGICA. A AUTO AVALIAÇÃO TAMBÉM NOS LEVA PARA UMA POSSÍVEL TOMADA DE MUDANÇA METODOLÓGICA.
DESTA FORMA, A AVALIAÇÃO É UM INSTRUMENTO DE USO DIÁRIO, SISTEMÁTICO, PRESENTE NAS METODOLOGIAS DO PROFESSOR. A PROVA ESCRITA NÃO É A ÚNICA FERRAMENTA, ELA FAZ PARTE DE UM CONJUNTO DE INSTRUMENTOS A SER UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A DEPENDER DO OBJETIVO PRETENDIDO. A AVALIAÇÃO DEVE SER VISTA E INTERPRETADA DE FORMA QUALITATIVA PRA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E DE SUA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
avatar
Marciana Andrade Cunha Me
Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação Escolar

Qui Ago 06, 2020 6:03 pm
Professora Marciana Andrade Cunha Melo - Escola Juarez Ibernon
Avaliação pose ser caracterizada pelo acompanhamento do desenvolvimento do discente no processo de ensino aprendizagem, ou seja, no processo de construção do conhecimento.
Para Hoffmann 2009, a avaliação deve ser entendida como um processo construção e acompanhamentos do desenvolvimento do aluno e não apenas análise e julgamento.
Isso nos leva a refletir e ressignificar o que podemos entender sobre avaliação, ou seja, a avaliação não deve priorizar o sistema rigoroso e opressivo de notas parciais e médias finais no processo de avaliação escolar.
Na escola onde leciono, somos levados sempre a entender que o processo avaliativo se dá durante todo o percurso de ensino aprendizagem, e não apenas nos momentos onde qualificamos o aluno através de testes.
A avaliação se dá diante das dificuldades, dos momentos de fraquezas e conquistas do aluno, e de sua jornada como um todo. E nós como professores devemos estar sensíveis e preparados para ajudar a conduzir o aluno a ser protagonista da sua própria história e seu próprio aprendizado.
avatar
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Dr: Santiago Dantas, professora geografia fundamental II

Sex Ago 07, 2020 10:43 am
Com o avanço dos recursos tecnológicos, o uso de recursos didáticos diversificados se torna cada vez mais imprescindíveis no processo de ensino aprendizagem e requer que levamos em consideração o conhecimento prévio dos alunos no processo de construção do conhecimento.
avatar
LEILIANE MENDES
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Ago 07, 2020 3:11 pm
ESCOLA DR: SANTIAGO DANTAS, professora de Historia Fundamental II.
Leiliane Mendes  Pereira das Neves.
Para que a avaliação seja mais eficiente no que se propõe devemos criar oportunidades para que qualidade e quantidade aconteçam no mesmo processo avaliativo, a observação atenta e constante: bases para uma avaliação que privilegia a aprendizagem e leva em conta o ritmo de cada estudante, E nós como professores devemos estar sensíveis e preparados para ajudar a conduzir o aluno a ser protagonista da sua própria história e seu próprio aprendizado.
avatar
Cirineide da Silva lima.D
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Sex Ago 07, 2020 3:38 pm
Cirineide da Silva Lima Diogenes
Escola:Dr Santiago Dantas
Função: Professora

A importância de avaliar o aluno adequadamente se faz necessário bons relacionamentos entre alunos e escola, visto que, o âmbito escola seja prazeroso para esses alunos.
Existem diversos mecanismos para avaliações alguns sendo mais aplicados de que outros. É importante que o aluno possa mostrar sua capacidade em diferentes formas de avaliações pois, cada aluno possui sua própria maneira de apreender e o seu tempo.
Diante dessas observações das diferentes formas de avaliar e as diferenças de aprendizagens de aluno para aluno percebe-se a importância da avaliação continua, acumulativa e formativa muito apreciada a respeito da aprendizagem, pois há um acompanhamento constante em relação ao desempenho dos alunos e visto também suas dificuldades.
As diferentes formas de trabalhos que desenvolvo com os alunos alguns aqui citados: seminários, pesquisas, atividade extraclasse, feiras de ciência, gincana, atividade em dupla e individual, trabalho de campo , entrevista, palestra, e provas periódicas entre outros.
Portanto, avaliar é importante para analisarmos a aprendizagem do aluno e a nossa prática de ensinar.

avatar
Inez de Oliveira
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Sex Ago 07, 2020 6:47 pm
Inez de Oliveira, professora de arte, na escola Maria Lima de Souza, para os alunos do Ensino médio.
Entendo que é extremamente importante acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, orientá-los e auxilia-los durante todo processo de ensino-aprendizagem.
avatar
DAMIANA.MARIA@AC.GOV.BR
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Ago 07, 2020 10:10 pm
Escola Professora Quita
Hoffamann propõe para realização da avaliação duas premissas fundamentais confiança na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades, valorização de suas manifestações e interesses, o aparecimento de erros e duvidas dos alunos numa extensão educativa é um componente significativo no desenvolvimento educacional.
Na sala procuro sempre manter dialogo, enfatizando que através do erro aprendemos e que nunca deixe de fazer uma coisa por medo de errar. Que quando erramos tambem aprendemos.
avatar
Antonio Mauricio F.
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Ago 10, 2020 11:40 am
Meu nome é Antonio Maurício Fontinele de Freitas, sou professor de Biologia para as 2ª e 3ª séries do ensino médio da E.T.I. Kairala José Kairala.

Acredito que devemos conhecer o ponto inicial dos educandos, a partir disto, desenvolver métodos adaptados para cada turma ou grupo de alunos. Para isso, a avaliação do aprendizado do aluno pode ser colocada como suporte que o professor possui para conseguir entendimentos em relação as dificuldades e avanços que eles possuem. A avaliação contribui para o planejamento e execução de iniciativas que ajudam os alunos no processo de aprendizado, a avaliação vai auxiliar na identificação das dificuldades e o professor deverá criar estratégias para a superação dessas dificuldades, o educador pode estimular o estudante com estratégias diferenciadas. O foco em metodologias ativas e o desenvolvimento de epistemologia do sul, são sempre boas opções de caminho.
avatar
Maurício Fontinele
Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Ago 10, 2020 11:44 am
Meu nome é Antonio Maurício Fontinele de Freitas, sou professor de Biologia para as 2ª e 3ª séries do ensino médio da E.T.I. Kairala José Kairala.

Acredito que devemos conhecer o ponto inicial dos educandos, a partir disto, desenvolver métodos adaptados para cada turma ou grupo de alunos. Para isso, a avaliação do aprendizado do aluno pode ser colocada como suporte que o professor possui para conseguir entendimentos em relação as dificuldades e avanços que eles possuem. A avaliação contribui para o planejamento e execução de iniciativas que ajudam os alunos no processo de aprendizado, a avaliação vai auxiliar na identificação das dificuldades e o professor deverá criar estratégias para a superação dessas dificuldades, o educador pode estimular o estudante com estratégias diferenciadas. O foco em metodologias ativas e o desenvolvimento de epistemologia do sul, são sempre boas opções de caminho.

Maurício Fontinele gosta desta mensagem

avatar
616.550.232-68
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty a educação de hoje

Seg Ago 10, 2020 11:45 am
Estamos vivendo um momento transformador na educação, onde começamos a discutir a realidade de nossos alunos. porque para avaliar precisamos conhecer o contexto em que os alunos estão inseridos. Mais ainda  precisamos  evoluir porque formamos alunos que irão  fazer provas. e isso precisa ser mais discutido. porque o vai valer não e a situação do aluno mais sim uma nota. Que muitas das vezes não diz o que o aluno sabe.
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos