Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Leônidas Fontes
Convidado

Módulo III- Avaliação Continuada em Avaliação Escolar Empty Módulo III- Avaliação Continuada em Avaliação Escolar

Qua maio 27, 2020 5:36 pm
Em relação a avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos qualitativo mas as características do comportamento do discente.
No entanto, para uma avaliação qualitativa é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e se identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. Além disso, é preciso que haja compreensão do processo avaliativo, uma vez que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do profissional e de toda instituição de ensino.
Portanto, não existem respostas prontas para a pergunta sobre como fazer avaliação qualitativa, o que existe são caminhos possíveis. Cada docente deve entender qual é o melhor trajeto a seguir. De acordo, com Marlene Sapelli reconhece que uma mudança efetiva na avaliação escolar só pode realmente acontecer por meio de políticas públicas adequadas e de uma revisão das nossas concepções de homem, educação e sociedade, mas aponta quatro cuidados que podem contribuir para a construção de avaliações mais justas.
avatar
Leônidas Fontes
Convidado

Módulo III- Avaliação Continuada em Avaliação Escolar Empty Módulo III- Avaliação Continuada em Avaliação Escolar

Qua maio 27, 2020 8:54 pm
Em relação a avaliação qualitativa, o que é levado em conta não é uma nota ou conceito resultante de algum teste realizado, mas a consideração do processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, cumulativa e sistemática. Não se restringe aos pontos qualitativo mas as características do comportamento do discente.
No entanto, para uma avaliação qualitativa é necessário que os sujeitos envolvidos no processo questionem a relação ensino-aprendizagem na qual estão inseridos e se identifiquem os conhecimentos construídos e suas dificuldades de forma dialógica. Além disso, é preciso que haja compreensão do processo avaliativo, uma vez que o fracasso do aluno seja encarado também como o fracasso do profissional e de toda instituição de ensino.
Portanto, não existem respostas prontas para a pergunta sobre como fazer avaliação qualitativa, o que existe são caminhos possíveis. Cada docente deve entender qual é o melhor trajeto a seguir. De acordo, com Marlene Sapelli reconhece que uma mudança efetiva na avaliação escolar só pode realmente acontecer por meio de políticas públicas adequadas e de uma revisão das nossas concepções de homem, educação e sociedade, mas aponta quatro cuidados que podem contribuir para a construção de avaliações mais justas
avatar
Janes Ribeiro Lima
Convidado

Módulo III- Avaliação Continuada em Avaliação Escolar Empty Avaliando de forma continua

Dom maio 31, 2020 8:52 pm
Para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer cada aluno e suas necessidades. Assim o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos. Podendo usar as redes sociais tanto no grupo como no privado, tratando de forma individual alguma característica individual de cada aluno. Avaliando seu desempenho , sabendo onde ele tem mais duvida e o que precisa para melhorar . Avaliar se realmente está usando todas as formas para que ele alcance os objetivos.
Conteúdo patrocinado

Módulo III- Avaliação Continuada em Avaliação Escolar Empty Re: Módulo III- Avaliação Continuada em Avaliação Escolar

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos