Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
36050121249
Convidado

Modulo III-Formação Continuada em Avaliação Escolar Empty Modulo III-Formação Continuada em Avaliação Escolar

Ter maio 26, 2020 11:47 pm
Uma boa dica para a escolha de métodos de avaliação é conhecer a realidade da turma e assim traçar um perfil. Os processos avaliativos devem ser complementares, ou seja, é importante utilizar tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos, mas sempre valorizando as características da turma e de cada discente.
É importante ter consciência de que medir o conhecimento por meio de conceitos e números de forma predominante pode gerar uma avaliação superficial e equivocada do aluno, pois cada um apresenta suas próprias características e limitações, aprendendo e se desenvolvendo de forma diferenciada. Ou seja, o tempo de uma criança aprender pode ser diferente de outro, porém, isso não revela algo determinante na aprendizagem delas, mas traça percursos diferentes até que se alcance o objetivo pretendido.
Dessa forma, a avaliação deve ser processual e flexível às limitações e potencialidades de cada um para que nenhum procedimento adotado se sobreponha ao outro e todos os aspectos sejam considerados integralmente.
Perceba que existem várias possibilidades para adoção de métodos de avaliação quantitativa e qualitativa no cenário atual que poderão inovar suas práticas pedagógicas e tornar seu trabalho mais eficiente e coerente às subjetividades dos alunos. No entanto, fica difícil verificar a veracidade desse conhecimento do discente porque muitos passam suas responsabilidades a terceiros, como os próprios pais assumem e fazem as tarefas em vez de auxiliar os filhos, preferem fazer as atividades para evitar chateações e outras.
Em virtude disso, o professore deve avaliar as circunstância e compreender algumas particularidades de certos discentes e, a partir daí criar ou dar continuidade a metodologias que valorizem o crescimento dos mesmos em um aspecto geral. Se houver possibilidade de retorno à sala de aula o profissional deve sondar se houve aprendizagem ou não quanto aos temas abordados na plataforma. Com isso, o professor vai diagnosticar, retomar e avaliar de forma clara e precisa esses alunos.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos