- Genilda Silva de SouzaConvidado
Avaliação da aprendizagem
Qua Jun 03, 2020 10:20 pm
Sou Genilda Silva de Souza, trabalho na Divisão da Educação Especial, em Rio Branco.
Segundo a autora Jussara Hoffman, a avaliação é um processo dinâmico que encaminha a ação e envolve valor sabendo que valor que envolve a pessoa o qual é necessário que o professor acompanhe o passo a passo do aluno durante o caminho da aprendizagem construindo suas próprias verdades, valorizando assim suas próprias manifestações e interesses. É essencial que o professor reconheça o potencial do aluno no processo de aprendizagem onde a mesma deve ser desafiadora para que a construção do saber aconteça, sendo necessário observar "o vir a ser" do discente no processo avaliativo. Sendo a avaliação uma ação com estratégias pedagógicas provocativas, que faça o aluno refletir sobre seu cotidiano, formulando hipóteses para o enriquecimento do seu aprendizado, num processo que prevaleça os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Quando estive trabalhando com avaliação sempre procurei observar a individualidade e as diferenças dos alunos para que pudesse avaliar encontrando as dificuldades dos mesmos, podendo assim organizar meus planejamentos refazendo as atividades que não deram certo e criando assim novas estratégias onde o aluno fosse contemplado com as novas oportunidades de aprendizado.
Segundo a autora Jussara Hoffman, a avaliação é um processo dinâmico que encaminha a ação e envolve valor sabendo que valor que envolve a pessoa o qual é necessário que o professor acompanhe o passo a passo do aluno durante o caminho da aprendizagem construindo suas próprias verdades, valorizando assim suas próprias manifestações e interesses. É essencial que o professor reconheça o potencial do aluno no processo de aprendizagem onde a mesma deve ser desafiadora para que a construção do saber aconteça, sendo necessário observar "o vir a ser" do discente no processo avaliativo. Sendo a avaliação uma ação com estratégias pedagógicas provocativas, que faça o aluno refletir sobre seu cotidiano, formulando hipóteses para o enriquecimento do seu aprendizado, num processo que prevaleça os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Quando estive trabalhando com avaliação sempre procurei observar a individualidade e as diferenças dos alunos para que pudesse avaliar encontrando as dificuldades dos mesmos, podendo assim organizar meus planejamentos refazendo as atividades que não deram certo e criando assim novas estratégias onde o aluno fosse contemplado com as novas oportunidades de aprendizado.
- Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
- Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
- Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
- avaliação da aprendizagem ponto de partida para aprendizagem.
- avaliação da aprendizagem
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|