Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
jcf22421@gmail.com
Convidado

 Avaliação - Análise de um item. Empty Avaliação - Análise de um item.

Dom maio 31, 2020 9:29 pm
José da Cunha Freire
Coordenador Pedagógico
Escola Professor Pedro de Castro Meireles

Para análise, fiz opção do ITEM I.
1. A habilidade que se deseja avaliar está perfeitamente contempladas à medida que estimula o aluno à cognição enquanto busca solucionar o problema através do suporte dado, no caso, o material gráfico em quadrinho.
2. O enunciado é claro e preciso porque, apesar de simples, leva o aluno à compreender facilmente o que se pretende dele.
3. Há uma boa articulação entre comando para resposta, porém poderia ser mais preciso se ao invés de "No último quadrinho" a referência fosse: No quadrinho, já que o material gráfico apresenta apenas um quadrinho.
4. A alternativa de resposta está adequada ao ITEM porque em coerência com o enunciado e bem contextualizada.
5. Os distratores são plausíveis pois exigem do aluno raciocínio lógico na definição da alternativa correta, levando-o a demonstrar capacidade na interpretação do material gráfico apresentado.
avatar
Sandra Nolasco
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/05/2020

 Avaliação - Análise de um item. Empty Atividade Módulo IV

Dom maio 31, 2020 11:01 pm
Olá, me chamo Sandra Maria Nolasco e, atualmente sou professora do 4° ano da escola Franklin Roosevelt, no município de Plácido de Castro..

Escolhi o Item I para discorrer;
1. A habilidade que se deseja avaliar: achei fácil identificar a o estádio emocional da personagem.
2. Enunciado claro e preciso: pontuação e dialetos fizeram com que se tornasse mais fácil a compressão.
3. Boa articulação entre o comando para resposta: de cara consegui notar o estado de espírito da personagem,‘principalmente pelas imagens e pela expressão “Bah”.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item: sim! Algumas distoantes, como por exemplo tristeza.
5. Distratores plausíveis: quanto aos distratores tive dificuldade em identifica-los.
avatar
Maria Elenir Lima Rodrigu
Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/05/2020

 Avaliação - Análise de um item. Empty Análise de um item avaliativo - item 1

Dom maio 31, 2020 11:19 pm
Maria Elenir Lima Rodrigues Farias - Assessora Pedagógica do NEMTI

A avaliação é essencial durante todo processo educativo e funciona como suporte para detectar as competências e as habilidades já desenvolvidas ou não pelos estudantes.
É a partir desse diagnóstico que os professores repensam o seu fazer pedagógico, melhorando-o e, em consequência, garantindo a eficácia em relação aos objetos de ensino e a aprendizagem dos estudantes.
Desse modo, ao elaborar ou se apropriar de um item avaliativo, o professor precisa considerar alguns aspectos, tais como: o enunciado, o suporte, o comando, os distratores e o gabarito correto, observando se apresentam coerência com o descritor que pretendem avaliar, por exemplo.
Observando o item 1, que apresenta um quadrinho da tirinha de Maurício de Souza, é possível observar que o suporte utilizado está incompleto (pelo comando da questão observa-se que está faltando quadrinhos e o suporte também não tem fonte).
Além disso, apesar de conter um material gráfico como suporte esta não é a principal habilidade a ser avaliada no item, visto que no comando está bem claro que o objetivo é que o estudante identifique o significado da expressão utilizada pela menina.
O item possui um enunciado claro e preciso e uma boa articulação entre o comando e a resposta, embora apresente uma incoerência quando faz referência ao último quadrinho, dando a ideia de incompletude, em relação ao suporte utilizado.
Apesar disso, todas as alternativas de respostas apresentam coerência com o comando da questão, pois apresentam distratores plausíveis e apenas um gabarito correto, porém para fazer sentido o estudante precisará apoiar-se no material gráfico (quadrinho), disponibilizado no item, como suporte, visto que o mesmo não apresenta um contexto, pela ausência de informações.
Ao meu ver, o item está errado porque o estudante buscará apoio no material gráfico para responder a questão, mas o que está no comando não é a expressão da menina no quadrinho, mas o significado do termo utilizado por ela.
Para ele ficar correto poderia acrescentar a fonte (fragmento da tirinha de Maurício de Souza) e mudar o comando: "A expressão da menina, no quadrinho acima, revela que ela está". O enunciado, o suporte, os distratores e o gabarito correto poderiam permanecer os mesmos.
Conteúdo patrocinado

 Avaliação - Análise de um item. Empty Re: Avaliação - Análise de um item.

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos