Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Elisa C. de Albuquerque
Elisa C. de Albuquerque
Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/07/2020

Análise avaliativa do Item I Empty Análise avaliativa do Item I

Seg Jul 27, 2020 8:33 pm
O olhar do educador deve estar atento no desenvolvimento dos itens, partindo sempre dos descritores (habilidades e competências) que buscamos avaliar. A prática de revisar e tentar resolver a questão deve ser prática constante. Colocando-se no lugar do estudante, considerando níveis de aprendizado, etapas e séries.
Ao observar o item I é possível identificar:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Ela está presente na questão, o suporte trás um quadrinho e o comando direciona a interpretação. Sugestão, faltou a fonte de onde foi retirado o quadrinho, inserir essa informação.
2. Enunciado claro e preciso.
Claro e objetivo.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
A resposta é um complemento da questão, ligando diretamente ao gabarito.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Seguem ao complemento da frase, de forma crescente, iniciando com letra minúscula e com pontuação final. Sugestão, faltou apontar o gabarito, inserir essa informação.
5. Distratores plausíveis.
Todas as ações apresentadas como resposta são possíveis em um momento de surpresa, mas ao interpretar o texto fica claro o gabarito.
avatar
Pedro Henrique
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2020

Análise avaliativa do Item I Empty Análise de Avaliação do módulo IV

Ter Ago 11, 2020 2:18 pm
Olá, sou Pedro Henrique, trabalho nas escolas Paulo Freire e Colégio Militar Tiradentes, sou Professor.

Análise do Item I.

1. A habilidade que se deseja avaliar.
Essa habilidade está bem explicita no quadrinho que é avaliar através da interpretação de material gráfico diverso.

2. Enunciado claro e preciso.
Outro ponto bem positivo, o enunciado está perfeito. Foca na essência do que o professor pediu que é ler o texto.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Está perfeito, claro e objetivo. Porém, confesso que fazendo uma análise mais assídua, percebo a falta de dois pontos ( : ) posterior à palavra ficou. No entanto, não prejudica o objetivo da questão.

4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
As alternativas são um pouco complexas, elas podem gerar interpretações diferentes. Porém, creio que esse foi o objetivo de quem criou a questão, exigir uma interpretação de qualidade para o aluno. Porém, a feição da Magali também já diz muito sobre a resposta.

5. Distratores plausíveis.
Os distratores estão ótimos.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos