Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Mª Oderlândia
Convidado

Modulo III-Formação Continuada em Avaliação Escolar Empty Modulo III-Formação Continuada em Avaliação Escolar

Qua maio 27, 2020 5:51 pm
O melhor métodos de avaliação é conhecer a realidade da turma e assim traçar um perfil. Os processos avaliativos devem ser complementares, ou seja, é importante utilizar tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos, mas sempre valorizando as características da turma e de cada discente.
No entanto, medir conhecimento por meio de conceitos e números de forma predominante pode gerar uma avaliação superficial e equivocada do aluno, pois cada um apresenta suas próprias características e limitações, aprendendo e se desenvolvendo de forma diferenciada.Ou seja, o tempo de uma criança aprender pode ser diferente de outro, porém, isso não revela algo determinante na aprendizagem delas, mas traça percursos diferentes até que se alcance o objetivo pretendido. Logo, avaliação deve ser processual e flexível às limitações e potencialidades de cada um para que nenhum procedimento adotado se sobreponha ao outro e todos os aspectos sejam considerados integralmente.
Existem várias possibilidades para adoção de métodos de avaliação quantitativa e qualitativa no cenário atual que poderão inovar suas práticas pedagógicas e tornar seu trabalho mais eficiente e coerente às subjetividades dos alunos. No entanto, fica difícil verificar a veracidade desse conhecimento do discente porque muitos passam suas responsabilidades a terceiros, como os próprios pais assumem e fazem as tarefas em vez de auxiliar os filhos, preferem fazer as atividades para evitar chateações e outras.
Portanto, o professor deve avaliar as circunstância e compreender algumas particularidades de certos discentes e, a partir daí criar ou dar continuidade a metodologias que valorizem o crescimento dos mesmos em um aspecto geral. Se houver possibilidade de retorno à sala de aula o profissional deve sondar se houve aprendizagem ou não quanto aos temas abordados na plataforma. A partir daí e que ele vai diagnosticar, retomar e avaliar de forma mais clara e precisa esses alunos.
avatar
Janes Ribeiro Lima
Convidado

Modulo III-Formação Continuada em Avaliação Escolar Empty Avaliação em tempo de pandemia

Dom maio 31, 2020 8:42 pm
Me chamo Janes Ribeiro Lima, sou professora do aee na escola Josué Fernandes. Os modelos clássicos que quantificam o conhecimento do estudante com base em erros e acertos – e então o aprovam ou reprovam – já vinham sofrendo críticas antes mesmo do cenário atual. Com a educação remota em massa, surge a oportunidade de repensar antigas práticas, descobrir outras que funcionam para o ambiente virtual. E, no momento oportuno, combiná-las com o ensino presencial.A avaliação a distancia deve ser encarada mais como um diagnóstico do que como uma classificação. Assim, é mais do que Para criar metodologias de avaliação durante o período de confinamento – e além –, docentes e gestores podem se guiar por seguintes questionamentos: O que os estudantes sabem? Como complementar e expandir esse conhecimento? Existem lacunas a serem preenchidas? Quais são as formas para ele demonstrar o que aprendeu? somar pontuações e calcular notas.
No ensino especial onde trabalho, avaliamos cada pequena evolução, através da observação da família e da troca de feedbacks, onde analisamos se o aluno está desenvolvendo autonomia na realização das atividades, se tem organizado seu pensamento , buscando sempre avaliar suas potencialidades e não suas difículdades.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos