Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Jeane Reis
Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/05/2020

Avaliação - Módulo II Empty Avaliação - Módulo II

Qui maio 21, 2020 2:38 pm
Chamo-me professora Jeane Maria Oliveira dos Reis Souza, leciono na escola Ramona Mula Pastor de Castro, e trabalho com a turma de 2º ano.
Observei durante o curso que existe muitas ferramentas interativas a serem utilizadas pedagogicamente no ambiente virtual de aprendizagem e muitas delas podem ser utilizadas de formas diversas, adequadas à proposta de ensino aprendizagem.
Contudo, definir os instrumentos que serão utilizados para melhor acompanhar o processo de aprendizado dos alunos, cabe ao professor, pois, como vimos, não existem instrumentos específicos de avaliação capazes de detectar a totalidade do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Estamos usando grupo de WhatssApp, encaminhamos atividades nos cadernos, usando sequência sugerida pela SEE e outras que já temos em nossos acervos, entregamos os cadernos de atividades e acompanhamos tirando dúvidas.
Propomos tarefas e pedimos feedback, se estão conseguindo realizar, que mandem fotos, que tirem dúvidas e também envio vídeos educativos.
Mas percebo algumas limitações no acompanhamento, pois temos uma comunidade com responsáveis de escolaridade baixa, que sentem certa dificuldade para acompanhar as crianças, procurando fazer a nossa parte para que os prejuízos sejam os menores possíveis.
No momento, o que posso avaliar é através da participação, devolutiva, assiduidade, zelo, comprometimento...
No retorno, após uma Avaliação Diagnóstica inicial indispensável, veremos como está, quem evoluiu (tomando como base o Diagnóstico do início do Ano Letivo realizado em Março) e, a partir daí, o que faremos para avançar a aprendizagem de todos.
O trabalho de EaD é desafiador, pois requer preparo dos profissionais da Educação é um pouco complicado para as crianças menores, pois estas dependem muito do adulto para terem acesso. São tempos atípicos e aguardamos o momento de voltar às aulas presenciais tão necessárias, importantes e insubstituíveis para a faixa etária em que atuamos.•.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos