- JEANE FERREIRA
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/06/2020
AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EAD
Qui Jun 25, 2020 11:56 pm
JEANE MELRIELE RODRIGUES FERREIRA
PROFESSORA NO 2º ANO E.F.
ESCOLA ANITA GARIBALDI
AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EAD
VIVEMOS UM PERÍODO QUE A FORMAÇÃO DOS ALUNOS (CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS), PASSOU TEMPORARIAMENTE DE PRESENCIAL PARA A MODALIDADE EAD. ISSO IMPLICA PARA O PROFESSOR LANÇAR MÃO DE FERRAMENTAS DIVERSIFICADAS, COMO O USO DAS AULAS ON-LINE, A DEPENDER DE SEU GRUPO ESPECÍFICO E DAS CONDIÇÕES DE ACESSO, SERÃO POR MEIO DE PLATAFORMAS DE ESTUDO, VIDEOAULAS, OU MESMO, POR GRUPOS DE WHATSAP. A METODOLOGIA UTILIZADA NAS AULAS, SERÁ DE ACORDO COM ESSA REALIDADE VIRTUAL. O MODO COMO É APLICADA AS AVALIAÇÕES TAMBÉM DEVE SER REPENSADA, O PRÓPRIO OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DEVE SER DE ACORDO COM A NOVA PROPOSTA DE ENSINO.
DURANTE AS AULAS, SE PASSA O CONTEÚDO VIA WHATSAP (GRUPO DE ESTUDOS EAD), SEJA POR IMAGEM, ÁUDIO EXPLICATIVO OU MESMO, VÍDEOS DE PRODUÇÃO PRÓPRIA OU DO YOUTUBE. MAS COMO ACOMPANHAR SE AS CRIANÇAS (ALUNOS) ESTÃO ACOMPANHANDO AS AULAS, COMPREENDENDO TUDO QUE ESTÁ SENDO EXPLANADO? A RESPOSTA SE DÁ ATRAVÉS DAS DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES QUE SÃO PASSADAS JUNTO COM OS CONTEÚDOS DA AULA, O FEEDBACK, A DEVOLUTIVA ÀS CRIANÇAS E DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE REALMENTE FAÇA SENTIDO AS AULAS, E PARA QUE A VERIFICAÇÃO SE HOUVE O ENSINO E APRENDIZAGEM, NAQUELE MOMENTO, COM AQUELA FERRAMENTA E METODOLOGIA UTILIZADA.
DESSA FORMA, ESTÁ SENDO APLICADO A AVALIAÇÃO FORMATIVA DIARIAMENTE, ELA TEM O OBJETIVO DE FORMAR O ALUNO DE AUXILIÁ-LO AO LONGO DAS AULAS E DO SEU DESENVOLVIMENTO. ESSE TIPO DE AVALIAÇÃO É UM ORIENTADOR PARA O PROFESSOR E PARA AS CRIANÇAS, POIS É POSSÍVEL VERIFICAR ACERTOS E EQUÍVOCOS COMETIDO POR AMBAS AS PARTES.
NESSE SENTIDO, A AVALIAÇÃO FORMATIVA SUPÕE UM ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO, SENDO POSSÍVEL ATRAVÉS DO WHATSAPP INDIVIDUAL E O FEEDBACK COLETIVO NO GRUPO DE ESTUDO EAD DE WHATSAP.
PROFESSORA NO 2º ANO E.F.
ESCOLA ANITA GARIBALDI
AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EAD
VIVEMOS UM PERÍODO QUE A FORMAÇÃO DOS ALUNOS (CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS), PASSOU TEMPORARIAMENTE DE PRESENCIAL PARA A MODALIDADE EAD. ISSO IMPLICA PARA O PROFESSOR LANÇAR MÃO DE FERRAMENTAS DIVERSIFICADAS, COMO O USO DAS AULAS ON-LINE, A DEPENDER DE SEU GRUPO ESPECÍFICO E DAS CONDIÇÕES DE ACESSO, SERÃO POR MEIO DE PLATAFORMAS DE ESTUDO, VIDEOAULAS, OU MESMO, POR GRUPOS DE WHATSAP. A METODOLOGIA UTILIZADA NAS AULAS, SERÁ DE ACORDO COM ESSA REALIDADE VIRTUAL. O MODO COMO É APLICADA AS AVALIAÇÕES TAMBÉM DEVE SER REPENSADA, O PRÓPRIO OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DEVE SER DE ACORDO COM A NOVA PROPOSTA DE ENSINO.
DURANTE AS AULAS, SE PASSA O CONTEÚDO VIA WHATSAP (GRUPO DE ESTUDOS EAD), SEJA POR IMAGEM, ÁUDIO EXPLICATIVO OU MESMO, VÍDEOS DE PRODUÇÃO PRÓPRIA OU DO YOUTUBE. MAS COMO ACOMPANHAR SE AS CRIANÇAS (ALUNOS) ESTÃO ACOMPANHANDO AS AULAS, COMPREENDENDO TUDO QUE ESTÁ SENDO EXPLANADO? A RESPOSTA SE DÁ ATRAVÉS DAS DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES QUE SÃO PASSADAS JUNTO COM OS CONTEÚDOS DA AULA, O FEEDBACK, A DEVOLUTIVA ÀS CRIANÇAS E DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE REALMENTE FAÇA SENTIDO AS AULAS, E PARA QUE A VERIFICAÇÃO SE HOUVE O ENSINO E APRENDIZAGEM, NAQUELE MOMENTO, COM AQUELA FERRAMENTA E METODOLOGIA UTILIZADA.
DESSA FORMA, ESTÁ SENDO APLICADO A AVALIAÇÃO FORMATIVA DIARIAMENTE, ELA TEM O OBJETIVO DE FORMAR O ALUNO DE AUXILIÁ-LO AO LONGO DAS AULAS E DO SEU DESENVOLVIMENTO. ESSE TIPO DE AVALIAÇÃO É UM ORIENTADOR PARA O PROFESSOR E PARA AS CRIANÇAS, POIS É POSSÍVEL VERIFICAR ACERTOS E EQUÍVOCOS COMETIDO POR AMBAS AS PARTES.
NESSE SENTIDO, A AVALIAÇÃO FORMATIVA SUPÕE UM ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO, SENDO POSSÍVEL ATRAVÉS DO WHATSAPP INDIVIDUAL E O FEEDBACK COLETIVO NO GRUPO DE ESTUDO EAD DE WHATSAP.
- Maria Eliudiane Moreira SConvidado
Escola Frei Heitor Maria Turrini
Seg Jun 29, 2020 5:15 pm
Professora 6° e 7° anos do fundamental
Para aprendermos avaliar um alunos temos que lembrar sempre que a escola deve ser um lugar de acolhimento e não de exclusão. A qualidade dos conteúdo apresentados deve sempre ser mais importante que a quantidade. O aluno antes de tudo deve se sentir acolhido, se sentir integrado ao processo ( dar sentido ao processo para que não pareça algo sem nexos algo que pode ser descartado caso ele queria), essa tarefa é de todos. Aluno seguro é aluno aberto para coisas novas. Lembrando que a escola não é lugar de punições!
Para aprendermos avaliar um alunos temos que lembrar sempre que a escola deve ser um lugar de acolhimento e não de exclusão. A qualidade dos conteúdo apresentados deve sempre ser mais importante que a quantidade. O aluno antes de tudo deve se sentir acolhido, se sentir integrado ao processo ( dar sentido ao processo para que não pareça algo sem nexos algo que pode ser descartado caso ele queria), essa tarefa é de todos. Aluno seguro é aluno aberto para coisas novas. Lembrando que a escola não é lugar de punições!
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|