Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Eulaila Maria H. Nunes
Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/05/2020

Análise avaliativa dos itens de avaliação Empty Análise avaliativa dos itens de avaliação

Ter Jun 02, 2020 8:38 pm
Professora: Eulaila Maria Hespanhol Nunes
Escola Estadual de Ensino Fundamental Plácido de Castro
Tarauacá – Acre

É sabido que o Sistema Educacional Brasileiro (SEB) nas últimas três décadas vem se adaptando às novas concepções do processo de ensino e aprendizagem, impulsionado pela tendência pedagógica da redemocratização.
Diante das intensas fases de ajustes, inovações e mudanças educacionais, se fez necessário, inclusive, reformular as avaliações, de forma que elas passaram a ter outras formas ao serem elaboradas.
Sendo assim, uma das principais ferramentas para interpretação de resultados avaliativos são os itens de avaliação, elaborados com base em uma matriz de referência, cuja mesma traz as expectativas de aprendizagem, sinalizadas pelos órgãos educacionais como competências e habilidades que os estudantes desenvolvem ao longo de sua trajetória estudantil.
Portanto, considerando as Recomendações Pedagógicas para a Elaboração de Itens Avaliativo e conforme as orientações expressas neste espaço, de igual modo, atendendo à proposta do enunciado deste “fórum”, escolhi o ITEM I para fazer uma análise avaliativa.

1. A habilidade que se deseja avaliar.
Visto que o D(descritor)5, de fato requer a habilidade de interpretar texto aliado à recursos visuais diversos, na oportunidade, relacionado ao quadrinho, fica notório que a proposta da questão ora apresentada, está em conformidade com o que se pretende avaliar.

2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado é claro e preciso, entretanto, convém fazer uma ressalva onde lê-se “No último quadrinho [...]” (uma vez que há somente um mesmo), ficaria mais interessante que estivesse escrito “Na fala da personagem”.

3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Articulação concisa entre ambos (comando e resposta), pois, apresenta pertinência entre eles.

4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
O gabarito está adequado ao item.

5. Distratores plausíveis.
Os distratores de forma geral foram plausíveis, visto que a questão apresenta alternativas bem elaboradas.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos