- Ana Cristina S.C. MoreiraConvidado
Baseado na citação de HOFFMANN, como podemos avaliar o aluno adequadamente? Comente uma situação e/ou experiência que está dando certo em sua escola.
Qua maio 20, 2020 4:59 pm
Professora: Ana Cristina da S. C. Moreira - Escola Coronel Manoel Fontenele de Castro
A avaliação deve ser um processo continuo e gradual. Cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizagem, antes de cada processo é necessário identificar o que o aluno já sabe e partindo daí ir progredindo. Cabe ao professor acompanhar este aluno no processo de construção do conhecimento. É necessário que o ensino aprendizagem leve o aluno ao sucesso e não ao fracasso, nesse processo de construção do conhecimento.
Na avaliação há a possibilidade de verificar o andamento do seu aprendizado e buscar métodos para impulsionar o seu desenvolvimento
Como professora sempre procuro, antes de cada aula, identificar o que o aluno já sabe sobre do conteúdo que será transmitido. Outras vezes procuro da uma previa, uma aula antes, sobre o próximo conteúdo para que o aluno chegue à sala de aula com alguma bagagem. Esta previa pode ser assistir um telejornal, ler algum artigo, pesquisar um determinado tema...
Neste processo percebo que há uma maior participação e envolvimento do aluno em sala de aula, em consequência uma aprendizagem mais significativa.
Em nossa escola o processo de avaliação envolve: Registro das atividades pedagógicas realizadas orais, escritas ou em libras, Observação dos alunos nas aulas (anotação da sua participação nas atividades), Debate entre os alunos, Trabalho em grupo e individual, Autovaliação, Seminários, produções textuais, Provas e testes...[/list]
A avaliação deve ser um processo continuo e gradual. Cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizagem, antes de cada processo é necessário identificar o que o aluno já sabe e partindo daí ir progredindo. Cabe ao professor acompanhar este aluno no processo de construção do conhecimento. É necessário que o ensino aprendizagem leve o aluno ao sucesso e não ao fracasso, nesse processo de construção do conhecimento.
Na avaliação há a possibilidade de verificar o andamento do seu aprendizado e buscar métodos para impulsionar o seu desenvolvimento
Como professora sempre procuro, antes de cada aula, identificar o que o aluno já sabe sobre do conteúdo que será transmitido. Outras vezes procuro da uma previa, uma aula antes, sobre o próximo conteúdo para que o aluno chegue à sala de aula com alguma bagagem. Esta previa pode ser assistir um telejornal, ler algum artigo, pesquisar um determinado tema...
Neste processo percebo que há uma maior participação e envolvimento do aluno em sala de aula, em consequência uma aprendizagem mais significativa.
Em nossa escola o processo de avaliação envolve: Registro das atividades pedagógicas realizadas orais, escritas ou em libras, Observação dos alunos nas aulas (anotação da sua participação nas atividades), Debate entre os alunos, Trabalho em grupo e individual, Autovaliação, Seminários, produções textuais, Provas e testes...[/list]
- Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
- Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
- AVALIAÇÃO I
- Módulo 1 Baseado na citação de HOFFMANN, como podemos avaliar o aluno adequadamente? Comente uma situação e/ou experiência que está dando certo em sua escola.
- Módulo 1 Baseado na citação de HOFFMANN, como podemos avaliar o aluno adequadamente? Comente uma situação e/ou experiência que está dando certo em sua escola.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|