Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Joelion Lopes
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/05/2020

Prática avaliativa no atual cenário educacional Empty Prática avaliativa no atual cenário educacional

Sex maio 15, 2020 11:41 pm
Joeliton Lima Lopes, professor na escola Francisco Braga de Souza em Rodrigue Alves. Tanto a função das aulas EaD, como a avaliação nesta modalidade de educação, são novidades para professores e alunos na educação básica e um grande desafio, portanto é preciso nos habituarmos a este novo cenário educacional. Sabemos que a avaliação formativa permite identificar as deficiências na forma de ensino e, possibilita aperfeiçoar as práticas didáticas. É possível usar vários recursos e ferramentas, para mediar por uso de tecnologias a relação entre professor e alunos, que estão separados e, distante do ambiente de ensino-aprendizagem. Para isso, tenho feito uso de grupos de whatsApp, já que devemos nos adaptarmos a nossa realidade, esta ferramenta permite a sensação de pertencimento, já que se trata de um espaço em tempo real e, é algo mais próximo da sala de aula.  Todos estão ali, na hora combinada previamente por mim, para discutir a atividade envida, em que o conteúdo segue os objetivos da proposta curricular. Neste momento, envio a atividade bem contextualizada, que abrange tanto questões discursivas como objetivas, são enviadas em formato de PDF, word e imagem, para facilita o acesso de cada aluno. Os discentes tem a liberdade de interagir com o professor, para tirar dúvidas e fazer questionamentos, após a explicação. A avaliação nesta modalidade, como na presencial, tem como foco a aprendizagem do aluno e, não uma mera classificação. Por isso, o erro é bem-vindo, pois se errou significa que está tentando. Costumo permitir que o aluno tenha uma segunda chance na realização da atividade. A relação professor-aluno é fundamental neste processo, uma vez que o professor é o mediador do conhecimento.
avatar
Joelion Lopes
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/05/2020

Prática avaliativa no atual cenário educacional Empty Prática avaliativa no atual cenário educacional

Sex maio 15, 2020 11:46 pm
Joeliton Lima Lopes, professor na escola Francisco Braga de Souza em Rodrigue Alves. Tanto a função das aulas EaD, como a avaliação nesta modalidade de educação, são novidades para professores e alunos na educação básica e um grande desafio, portanto é preciso nos habituarmos a este novo cenário educacional. Sabemos que a avaliação formativa permite identificar as deficiências na forma de ensino e, possibilita aperfeiçoar as práticas didáticas. É possível usar vários recursos e ferramentas, para mediar por uso de tecnologias a relação entre professor e alunos, que estão separados e, distante do ambiente de ensino-aprendizagem. Para isso, tenho feito uso de grupos de whatsApp, já que devemos nos adaptarmos a nossa realidade, esta ferramenta permite a sensação de pertencimento, já que se trata de um espaço em tempo real e, é algo mais próximo da sala de aula.  Todos estão ali, na hora combinada previamente por mim, para discutir a atividade envida, em que o conteúdo segue os objetivos da proposta curricular. Neste momento, envio a atividade bem contextualizada, que abrange tanto questões discursivas como objetivas, são enviadas em formato de PDF, word e imagem, para facilita o acesso de cada aluno. Os discentes tem a liberdade de interagir com o professor, para tirar dúvidas e fazer questionamentos, após a explicação. A avaliação nesta modalidade, como na presencial, tem como foco a aprendizagem do aluno e, não uma mera classificação. Por isso, o erro é bem-vindo, pois se errou significa que está tentando. Costumo permitir que o aluno tenha uma segunda chance na realização da atividade. A relação professor-aluno é fundamental neste processo, uma vez que o professor é o mediador do conhecimento.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos