- Kétila da Costa Castro
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/05/2020
Prática avaliativa no atual cenário educacional ((Educação do campo))
Sáb maio 23, 2020 9:08 pm
Sou Kétila da Costa Castro, atuo como professora do fundamental II, com a disciplina de Língua Portuguesa , nas escolas Rurais Sete de Setembro e Plácido de Castro.
Tendo como base o atual cenário educacional, precisamos mais que nunca rever todas nossas práticas e em especial as avaliativas, já que tudo se faz novo e nas inúmeras tentativas de acertar que acabamos encontrando a melhor maneira, aquela que serve para cada público.
Partindo desse pressuposto, acredito que para decidirmos qual a melhor ferramenta ( que são inúmeras) usar nas aulas EAD, precisamos analisar principalmente nossa clientela .
Minha realidade gira em torno de discentes do campo, assim limitando o uso de recursos e ferramentas variadas. Porém, não anula a possibilidade de transmissão de conteúdo e enriquecimento intelectual dos alunados.
O recurso mais utilizados no ensino aprendizagem no ambiente virtual, são os celulares e grupos no whatsapp , onde cada turma tem seu espaço para receber as atividades ( Vídeos, PDF, imagens , áudios ) e também tirarem suas dúvidas. Para aqueles que não tem acesso a internete, são disponibilizados pela secretária da escola, materiais impressos. Deste modo, alcançando o maior número de alunos, aqueles "marginalizados" por essa inovadora forma de ter acesso aos conteúdos.
Assim, a avaliação se faz ainda mais delicada, pois requer pitadas de moderação e bom senso, sendo possível avaliar através de feedback e interação via grupo WhatsApp, bem como atendimentos no privado, convertendo tudo em planilhas e relatórios.
Destarte, percebe-se a fragmentação dessa avaliação formativa no AVA, não podendo ser necessariamente tomada como padrão, já que não atende a todos, mas apenas orientadora para posteriores avanços.
Vale salientar que é de suma importância que os alunos saibam como estão sendo avaliados, para terem o mínimo de compromisso e rendimento.
Finalizo com o pensamento de Silva (2007) :
“ ...aprender num AVA significa planejar, desenvolver ações, receber, selecionar e enviar informações; estabelecer conexões; refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com os envolvidos.”
(https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-avaliacao-formativa-ambientes-virtuais.htm Acesso em 23 maio de 2020)
Abraços efusivos, colegas!
"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo" (João, 16:33)
Tendo como base o atual cenário educacional, precisamos mais que nunca rever todas nossas práticas e em especial as avaliativas, já que tudo se faz novo e nas inúmeras tentativas de acertar que acabamos encontrando a melhor maneira, aquela que serve para cada público.
Partindo desse pressuposto, acredito que para decidirmos qual a melhor ferramenta ( que são inúmeras) usar nas aulas EAD, precisamos analisar principalmente nossa clientela .
Minha realidade gira em torno de discentes do campo, assim limitando o uso de recursos e ferramentas variadas. Porém, não anula a possibilidade de transmissão de conteúdo e enriquecimento intelectual dos alunados.
O recurso mais utilizados no ensino aprendizagem no ambiente virtual, são os celulares e grupos no whatsapp , onde cada turma tem seu espaço para receber as atividades ( Vídeos, PDF, imagens , áudios ) e também tirarem suas dúvidas. Para aqueles que não tem acesso a internete, são disponibilizados pela secretária da escola, materiais impressos. Deste modo, alcançando o maior número de alunos, aqueles "marginalizados" por essa inovadora forma de ter acesso aos conteúdos.
Assim, a avaliação se faz ainda mais delicada, pois requer pitadas de moderação e bom senso, sendo possível avaliar através de feedback e interação via grupo WhatsApp, bem como atendimentos no privado, convertendo tudo em planilhas e relatórios.
Destarte, percebe-se a fragmentação dessa avaliação formativa no AVA, não podendo ser necessariamente tomada como padrão, já que não atende a todos, mas apenas orientadora para posteriores avanços.
Vale salientar que é de suma importância que os alunos saibam como estão sendo avaliados, para terem o mínimo de compromisso e rendimento.
Finalizo com o pensamento de Silva (2007) :
“ ...aprender num AVA significa planejar, desenvolver ações, receber, selecionar e enviar informações; estabelecer conexões; refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com os envolvidos.”
(https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-avaliacao-formativa-ambientes-virtuais.htm Acesso em 23 maio de 2020)
Abraços efusivos, colegas!
"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo" (João, 16:33)
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos