- Lilian PereiraConvidado
Tipos de avaliação de aprendizagem
Qua Ago 12, 2020 5:57 pm
Para a LDB, "a avaliação do desempenho do aluno deve ser contínua e cumulativa com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais". (Lei de Diretrizes e Bases, Art. 24, Inciso V, a). Isto significa dizer que ela não prioriza o aprendizado do aluno em notas, ms sim em valores.
Como base nisso, o papel do professor é buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades dos alunos, isto é, ter em mãos os mais diversos tios de avaliações, em que deve procurar o que melhor se encaixa para acompanhar e construir a aprendizagem dos seus alunos.
Logo, a intenção não é o aluno tirar nota e sim "aprender". Tiramos como exemplo, o período que estamos passando, o Ensino a Distância (Ead) que nos trouxe novas possibilidades de avaliação e que mesmo que retornemos a sala de aula, nos servirão como ferramentas para uma maior interatividade com nossos alunos e para que os objetivos do ensino-aprendizagem sejam alcançados.
Como base nisso, o papel do professor é buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades dos alunos, isto é, ter em mãos os mais diversos tios de avaliações, em que deve procurar o que melhor se encaixa para acompanhar e construir a aprendizagem dos seus alunos.
Logo, a intenção não é o aluno tirar nota e sim "aprender". Tiramos como exemplo, o período que estamos passando, o Ensino a Distância (Ead) que nos trouxe novas possibilidades de avaliação e que mesmo que retornemos a sala de aula, nos servirão como ferramentas para uma maior interatividade com nossos alunos e para que os objetivos do ensino-aprendizagem sejam alcançados.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|