Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Historiador7
Convidado

Tipos de avaliação de aprendizagem!! Empty Tipos de avaliação de aprendizagem!!

Sex Jul 31, 2020 3:32 pm
Antonio Ferreira dos Santos
Escola José Ribamar Batista
Professor de História

Esse período que passamos nos pegou de surpresa e estamos nos adaptando, nos reinventando, quebrando paradigmas e buscando novas formas de alcançar nossos alunos. Diante dessa pandemia, que atinge, não somente a eles, mas, a todos nós educadores! O EAD e o ERE vieram nos trazer novos questionamentos: O que estamos ensinando? Para quem estamos ensinando? Como estamos ensinando? Nossos alunos/estudantes estão se envolvendo e estão aprendendo?
Questionamentos difíceis de uma resposta mais substancial, direta e conclusiva, pois nossos alunos, a imensa maioria não têm acesso à internet, às tecnologias e, infelizmente, boa vontade para estudar e aprender, isso não refere-se à todos, mas, boa parcela, não o tem, por isso avaliação deve ser pensada, vista e aplicada, de acordo com as condições psicológicas e sociais dos nossos alunos, ocorrendo uma variação de ações de acordo com as características e condições sociais dos jovens. Essa avaliação deve ser, tanto somativa quanto formativa, onde o aluno tenha acesso aos materiais, e seja despertado nele a boa vontade para estudar e aprender, ler os materiais, realizar as atividades propostas, recorrer ao professor em caso de dúvidas, algo que será evidente nesse momento. Ao resolver as atividades, tomar uma postura de avaliação, sempre em favor da boa formação e da aprendizagem do aluno. Na minha prática educacional integral, nesse período pandêmico de Covid-19, tenho aplicado, alinhado com a Coordenação da EJORB, o uso das novas tecnologias. Para tanto tenho acompanhado diariamente meus alunos com aplicação de Pré-Aula, envio de textos, via Google Class Room, atividades, vídeo-aulas via Meet, acompanhamento via Watts, proposto atividades, tais como elaboração de Mapas Mentais, Memorex, produção de vídeos referentes aos assuntos trabalhados (com a devida permissão dos autores, os vídeos são postados no Youtube, tanto por mim, quanto por eles), elaboração de simulados e plantões tira-dúvidas. Nesse momento estamos trabalhando na criação de sites por disciplinas para postagem dos assuntos trabalhados e, com total interação dos estudantes.
Dessa forma acredito estar caminhando para o sucesso dos meus alunos, pois estou utilizando mecanismo para viabilizar uma aprendizagem significativa.


Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos