Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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rarismar
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sáb maio 09, 2020 5:09 pm
Este fórum vale 2,5 pontos, ou seja 1,5 para sua resposta mais 1,0 ponto com seu posicionamento. Assim, para efeitos de avaliação você deve realizar sua participação, socializando suas respostas.

"A função das aulas EaD é possibilitar que o conteúdo seja transmitido aos alunos através de vários recursos e ferramentas variáveis de acordo com a série de cada discente, permitindo integrar múltiplas mídias (Classroom, Chats, VideoConferência, Teleaula, Fórum etc.) e recursos (celulares, computadores, notebook, tablete, entre outros) com informações organizadas, proporcionando interações entre professor/aluno e objetos de conhecimento, na perspectiva de atingir os objetivos da proposta curricular. Por essas circunstâncias, sugere-se que as escolas desenvolvam instrumentos avaliativos capazes de subsidiar o trabalho dos professores, tanto no período da realização de atividades pedagógicas não presenciais, como no retorno às aulas presenciais."

Baseado na citação acima e considerando a Avaliação Formativa, compartilhe neste Fórum como tem sido sua prática avaliativa no atual cenário educacional. Seu relato será de grande valor para o enriquecimento de todos.

Assista aqui a um vídeo com dicas de como utilizar o fórum.


OBS1: Para responder ao fórum, clique na opção "Responder ao Tópico" em azul do lado direito superior, coloque um nome, um título e digite sua resposta na parte de baixo destinada ao texto e envie.
IMPORTANTE: na área da sua resposta, inicie escrevendo seu nome completo, a escola onde trabalha e sua função na escola e logo após escreva sua resposta.

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Regiane Estevam
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Localização : Sena Madureira

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Seg maio 11, 2020 2:31 pm
Sou Regiane Estevam, de Sena Madureira, Assessora Pedagógica de CN do Núcleo da SEE. Verificamos durante o curso que existe uma quantidade potencial de ferramentas interativas a serem utilizadas pedagogicamente no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. E, percebemos que muitas delas podem ser utilizadas de formas diversas, adequadas à proposta de ensino aprendizagem. Além disso, estas ferramentas podem ser utilizadas em conjunto no desenvolvimento de uma atividade educacional. Porém, percebemos que a inter-relação entre alunos e professores depende da escolha e utilização da ferramenta adequada ao processo interativo. Mas o sucesso na aplicação destes recursos dependerá do envolvimento e comprometimento daqueles que os utilizam, afinal estas ferramentas serão apenas o meio que viabilizará a interação entre os autores do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, definir os instrumentos que serão utilizados para melhor acompanhar o processo de aprendizado dos alunos, cabe ao professor, pois, como vimos,
não existem instrumentos específicos de avaliação capazes de detectar a totalidade do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. É diante da limitação que cada instrumento de avaliação comporta que se faz necessário pensar em instrumentos diversos e mais adequados com suas finalidades, para que deem conta, juntos, da complexibilidade do processo de aprender.
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CLARICE BRAGA
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 11, 2020 3:17 pm
Levando em consideração que estamos falando de ensino à distância, a avaliação deve ser pensada e praticada dentro das possibilidades aonde o ensino se apresenta.
Aqui no curso, apresentou se um contexto com todas ferramentas possíveis dentro do ensino EAD. Porem nossa contexto dentro da nossa cidade Rio Branco é constituída de diferentes deferentes realidades. Desde o grupo que tem facilidade de acesso a internet e facilidade de lidar com ferramentas de ensino on line até os que tem quase nenhum ou nenhum acesso a internet e dificuldade de lidar com ensino on line.
A resistência começa pelo profissional, professor, que precisa se adequar a essa modalidade de ensino pois a mesma nunca foi pensada dentro do Ensino Público. Em seguida a falta de capacitação desse profissional que não buscou formação por meios próprios e também não lhe foi oferecida antecipadamente pois jamais se pensou em usar a metodologia Ead na rede Estadual/Municipal.
Hoje vemos como pensamos pequeno, como foi nos limitada e aos nossos alunos tão importantes ferramentas que com certeza auxiliariam agora e muito no desenvolvimento das aulas EAD.
Posto isso, diante das limitações de cunho social dentro de um mesmo espaço geográfico a avaliação deve ser pensada de acordo com a forma utilizada para que as aulas ead cheguem ao aluno: WhasApp, classrom, entre outros. Isso refletirá, com certeza na forma como o conteúdo chegara ao aluno também. Então antes de se pensar na avaliação somativa, acredito que a melhor forma  de avaliação neste contexto é a formativa.
A verificação da aprendizagem só é possível depois que o aluno realizar as atividade e receber a devolutiva do professor sobre ela e construir a aprendizagem a partir dos erros, se for o caso. É mais fácil avaliar o aluno que erra e corrige do que o que acerta tudo.
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keyla galvão
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 11, 2020 3:31 pm
Sou Keyla Galvão de Rio Branco, trabalho na escola rural Irene Dantas do Nascimento como professora regente com duas turmas uma de 1º e 5º ano.
A maneira de como são disponibilizadas a ferramentas para o ensino a distancia está facilitando, pois continuamos mesmo longe conectados a realidade e se reinventando.A avaliação e a forma como serão aplicadas as atividades é que fazem a diferença na vida do aluno pois fica uma relação próximo entre aluno e professor onde ambos possuem papéis determinantes para o ensino a distancia. Claro que dependerá do esforço e a determinação em aprender, sendo que o ensino a distancia vem facilitando o ensino e aprendizagem dos alunos hoje em dia e com muitas tecnologias sendo usadas em prol do ensino não existirão instrumentos especifico para se restringir o ensino e o desenvolvimento deste aluno. Mas como estamos enfrentando uma etapa difícil onde jamais pensaríamos que passaríamos, este é um momento onde professores, que unidos estão pensando naqueles alunos que não tem acesso a internet e muito menos a um computador, pensando assim achei interessante a maneira como a secretaria de educação junto com uma equipe pensou nas escolas do campo e que em minha escola vem dando certo, devemos ter força de vontade e determinação. O ensino a distancia chega aos alunos do campo de forma diferente, mas chega, as casas desses alunos para que venham a se manter atualizado e estudando.
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Ana Lúcia Vieira Sales
Mensagens : 3
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Os desafios do trabalho EaD na atual conjuntura

Seg maio 11, 2020 4:04 pm
Ana Lúcia Vieira, Escola Iracema Gomes Pereira, professora.

De acordo com o sociólogo Marco Silva, que fala em um dos vídeos, num ambiente de ensino virtual  podemos usar várias ferramentas, como: CHAT, FÓRUM, WIKI... Ok.

  No entanto, ele enfatizou também que ANTES de se desenvolver uma prática educativa usando essas ferramentas e, consequentemente, uma Avaliação EaD, faz-se necessário que se estabeleça acordos envolvendo a TODOS os estudantes que farão parte do processo. Porque essa Avaliação será processual (como  deve ser nas aulas presenciais), cada aluno será avaliado conforme seu desempenho nas argumentações, participações, produções.

Na atual conjuntura, onde enfrentamos uma pandemia, acredito que é um trabalho frustrante em alguns aspectos. O primeiro gargalo é o NÃO ACESSO de TODOS os alunos à internet de boa qualidade e às atividades propostas. O outro gargalo é que nem todos têm tablets, computadores e afins. A maioria conta com celulares, mas nem sempre têm internet adequada para atividades EaD (tiro pela minha que pago valor razoável e trava constantemente). Assim sendo, muitos estão ficando à margem do processo, o que acaba tornando este método excludente, principalmente para os alunos do 6º ao 9º Ano e Ensino Médio, embora as intenções do Sistema, dos professores, sejam as melhores, sabemos.

O perfil de meus alunos é, na maioria, crianças de periferia com parcos recursos tecnológicos (não irei citar os recursos básicos, como alimentação, por exemplo, que são bem restritos). Estamos usando grupo de WhatssApp, entregamos livros didáticos (que havia em quantidade suficiente para todos), para que pudéssemos conduzir atividades para as crianças pequenas do 1.º ao 5.º Ano. Encaminhamos atividades nos cadernos também, usando sequência sugerida pela SEE e outras que já temos em nossos acervos.

Diariamente, propomos tarefas e pedimos feedback, se estão conseguindo realizar, que mandem fotos, que tirem dúvidas. No meu caso, alunos de 1.º Ano, estou investindo também em vídeos educativos sobre os conteúdos inerentes ao Ano (sobre alfabeto, números, contagens, etc.). Vemos algumas limitações no acompanhamento, pois temos lá uma comunidade com responsáveis de escolaridade baixa, que sentem certa dificuldade para acompanhar as crianças, mas procuramos ligar, mandar áudios, ajudando e perguntando sobre as dúvidas. Vamos procurando fazer a nossa parte para que os prejuízos sejam os menores possíveis.

O que estou podendo avaliar, no momento, é através da participação, devolutiva, assiduidade, zelo, comprometimento... No retorno, após uma Avaliação Diagnóstica inicial indispensável, veremos como estão, quem evoluiu (tomando como base o Diagnóstico do início do Ano Letivo realizado em Março) e, a partir daí, o que faremos para avançar a aprendizagem de todos.

O trabalho de EaD é desafiador, pois requer preparo aos profissionais da Educação e todo um acordo e orientação junto aos alunos. É um pouco complicado para as crianças menores, pois estas dependem muito do adulto para terem acesso. São tempos atípicos e aguardamos o momento de voltar às aulas presenciais tão necessárias, importantes e insubstituíveis para a faixa etária em que atuamos.

No entanto, o atual contexto requer paciência. Enquanto isso, façamos pelos nossos aprendizes o melhor que pudermos com o que tivermos.
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Greicesilva
Mensagens : 2
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Sou Greice Silva professora das escolas Gov. Hugo Carneiro e Colegio Cristão Cruzeiro

Seg maio 11, 2020 4:51 pm
Como professora do terceiro ano do ensino fundamental, tenho gostado das atividades e ferramentas sugeridas para o ensino a distância creio que são muito boas, e contribuem bastante pra essa nova forma de trabalho. Essa situação em si até contribuiu para que como professores possamos estar nos reinventando, experimentando, inovando dentro da pratica escolar.
Mas também existem muitos desafios a serem superados nesse novo modelo de ensino ,pois muitos aluno não tem acesso a internet, muitos pais não tem escolaridade suficiente , para ajudar os filhos nesse processo, não dominam as metodologias para alfabetização que ainda está em construção nessa fase.
Enfim foram apresentados vários metodologias de avaliação dentro do ensino a distância que são válidas sim, mas que esbarram nos diferentes contextos sociais que os nossos alunos estão inseridos.
Como professora tenho tentado dar suporte aos meus alunos com vídeos, atividades que seja de fácil entendimento, tento tirar as dúvidas que surgem imediatamente, busco saber com os pais em que situações os alunos tem mais dificuldades, analiso as atividades realizadas, preencho planilhas, tiro prints, das atividades, corrijo, faço devolutivas e registro, creio que assim estou fazendo uma avaliação formativa dos meus alunos. Mas muito me preocupar aqueles que não tem acesso as atividades disponibilizadas.
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Rosimeire
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Minhas Práticas no Atual Cenário Educacional

Seg maio 11, 2020 9:09 pm
Em tempos de isolamento social a afinidade do professor perpassa a do sentimento de observar e saber do que o aluno está sentindo ou necessitando fisicamente, para um universo mais digital. O professor deixa de ser presença física para ser a virtual com a responsabilidade de saber incluir seus alunos nos diferentes contextos, pois cada um tem sua realidade de vida social e tecnológica. Neste sentido, é preciso compreender que a tecnologia é o meio, talvez o único, neste momento, para motivar o diálogo entre as partes envolvidas no processo educacional. É essencial que nós professores em relação, principalmente a inclusão consiga diversificar os recursos pedagógicos em suas atividades remotas, fazendo com que o ensino e aprendizagem mediado pela tecnologia seja prazeroso e sem prejuízos ao objetivo final: ensinar e aprender com qualidade.”
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Sebastiana F V Gomes
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação no cenario EAD

Seg maio 11, 2020 9:16 pm
Sou a Sebastiana F. V. Gomes, trabalho em uma escola rural no Municipio de Rio Branco, a escola Manoel Machado. Ministro aula numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental I. No atual cenario tem sido bem dificil trabalhar com essa ferramenta digital. Nao pelo fato dela ser dificil, mas pelo fato da clientela a qual eu  presto serviço ser de baixa renda e a maioria nao  possui acesso a internete.
E os que possuem dizem ter dificuldades em realizar as tarefas propostas, pois os pais nao sabem como ajudar.
Portanto a avaliação sera cumulativa no decorrer de todo esse processo.

Daniele Moura gosta desta mensagem

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Thiago Brito
Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 12, 2020 12:08 am
Meu nome é Thiago das Graças de Souza Brito, trabalho com o ensino fundamental na escola rural Manoel Machado.
Em se tratando de ensino a distância, a forma que o professor irá avaliar requer estratégias e instrumento de avaliação diferenciado do ensino presencial.
No cenário atual, onde é necessário o isolamento social, a mediação via EAD exigirá uma mudança de postura do professor, a fim de acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, sendo que esta é a única forma de diálogo possível entre os mesmos. Portanto, é necessário compreender as possibilidades e os limites de aprendizagem do aluno para a partir disso (direção, coordenação e docentes), traçar um planejamento para um bom desempenho deste aluno.
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ELIANE LABRES
Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação escolar em tempos de pandemia

Ter maio 12, 2020 9:41 am
Bom dia, sou professora Eliane Helena Trombetta Labres, coordenadora pedagógica da Escola Duque de Caxias.
Vivemos um momento atípico, onde a pandemia do Corona vírus nos colocou frente à uma realidade que até então não fazia parte de nossa vida profissional, a educação a distancia e também com as inúmeras dificuldades que ela nos apresenta.
Nossa escola atende a alunos do fundamental I , crianças que nem todas tem aceso à internet, celular ou computador. Realidade que se mostrou gritante no princípio, mas mesmo assim começamos as atividades conseguimos alguns êxitos e frustrações , êxitos: as crianças que tem acesso a tecnologia estão participando ativamente, os responsáveis participam mediando as atividades com seus filhos , dão a devolutiva para as professoras através de fotos videos e áudios, interagem com a professora tirando sua s dúvidas , emfim de fato estão participando, estamos com um excelente comprometimento de toda equipe da escola : professores , mediadores , assistentes e professores da sala de recurso . Frustrações: que nem todos responsáveis se mostram dispostos a participar nesse momento e a dificuldade de acesso a internet , para isso estamos disponibilizando, sempre que possível, as atividades impressas para alguns de nossos alunos.
Quanto a avaliação desse processo no momento se dá através da participação , comprometimento e devolutiva . No retorno a proposta é de serem avaliadas e também disponibilizadas aos que não tiveram acesso .
Estamos fazendo da melhor maneira possível , enfrentando as dificuldades e buscando atingir o objetivo ,planejamos e estamos fazendo registro de todas as atividades para que possamos contribuir , significativamente, no aprendizado dos alunos e de alguma maneira amenizar esse momento que estamos vivendo.



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Taina Clavia Lima do Nasc
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty AVALIAÇÃO NORMATIVA (MINHA PRÁTICA AVALIATIVA)

Ter maio 12, 2020 10:15 am
Olá, bom dia! Sou a professora Taina Clávia Lima do Nascimento, trabalho na escola de Ensino Fundamental Rosaura Mourão da Rocha, município de Tarauacá- Acre.
Em virtude da Avaliação Normativa, tem como objetivo verificar se tudo aquilo que foi proposto pelo professor no seu planejamento em relação aos conteúdos estão sendo atingidos durante todo o processo de ensino aprendizagem do aluno passo a passo. Com isso é possível aplicar a recuperação paralela, onde os alunos resgatam os conceitos revisando-os ao longo do caminho e evoluindo cada um no seu ritmo. No atual cenário educacional, nos deparamos ao novo, ao inovador, mas a avaliação normativa pode-se verificar o processo educacional para que ocorra uma melhoria contínua. É um processo avaliativo que busca constantemente o levantamento de informações, a análise das informações levantadas e, então uma ação em que a qualidade seja sempre aperfeiçoada. Ajudando o professor na avaliação do seu aluno. Em analise, estamos avaliando hoje, através da participação do aluno nos grupos de WhatsApp, onde o professor observa sua participação, o seu desempenho nas atividades desenvolvidas pelo próprio professor, afim de chegar ao processo final de avaliação, sendo que através de sua prática virtual, o professor busca sempre melhorar, para que os alunos possam está sempre conectados e participativos. Sendo assim, o processo de avaliação da aprendizagem quando alinhado com a proposta educativa, tem nas interfaces do AVA espaços que potencializam suas estratégias. Segundo Macdonald (apud OTSUKA e ROCHA, 2005), “a avaliação deve ser apropriada não apenas a um conteúdo de uma ação de aprendizagem, mas também tem um importante papel no suporte à abordagem pedagógica adotada na ação”.
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Erico souza
Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação escolar formativa

Ter maio 12, 2020 10:41 am
Olá, sou professor Erico souza da Silva Ferreira, trabalho na escola Dr Mário de oliveira. Ensino a distância é a possibilidade que alunos tem de continuarem estudando   recebendo conteúdos através de várias ferramentas como chat entre outras.  Diante dessa pandemia que se instalou a Educação a distância tem sido fundamental para que continuamos com o ensino. porém não está sendo fácil pois esbarramos em alguns problemas como: nem todos tem acesso a internet, ou até mesmo um computador ou celular para realizar suas atividades, assim no meu ponto de vista alunos podem ser prejudicado. estou enviando atividades como vídeo e damos a devolutiva aos alunos. A educação á distância é muito boa o sistema e válido, a questão é que nem todos os alunos tem acesso a esse sistema
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norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 12, 2020 11:10 am
Regiane Estevam escreveu:Sou Regiane Estevam, de Sena Madureira, Assessora Pedagógica de CN do Núcleo da SEE. Verificamos durante o curso que existe uma quantidade potencial de ferramentas interativas a serem utilizadas pedagogicamente no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. E, percebemos que muitas delas podem ser utilizadas de formas diversas, adequadas à proposta de ensino aprendizagem. Além disso, estas ferramentas podem ser utilizadas em conjunto no desenvolvimento de uma atividade educacional. Porém, percebemos que a inter-relação entre alunos e professores depende da escolha e utilização da ferramenta adequada ao processo interativo. Mas o sucesso na aplicação destes recursos dependerá do envolvimento e comprometimento daqueles que os utilizam, afinal estas ferramentas serão apenas o meio que viabilizará a interação entre os autores do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, definir os instrumentos que serão utilizados para melhor acompanhar o processo de aprendizado dos alunos, cabe ao professor, pois, como vimos,
não existem instrumentos específicos de avaliação capazes de detectar a totalidade do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. É diante da limitação que cada instrumento de avaliação comporta que se faz necessário pensar em instrumentos diversos e mais adequados com suas finalidades, para que deem conta, juntos, da complexibilidade do processo de aprender.


Olá Regiane! Assessora Pedagógica de CN do Núcleo da SEE
É nesse caminhar! Diante de todas as possibilidades e quantidades de ferramentas, o professor pode ver quais são as mais adequadas aos seus alunos e possibilitem a interação professor aluno e aluno com aluno, de forma que toda sala participe e a aprendizagem aconteça, assim o professor alcançará seus objetivos junto a turma. Assim, também, com os instrumentos de avaliação, observar durante o processo avaliativo, quais são necessários a cada momento, de acordo com a finalidade proposta.
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norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 12, 2020 11:19 am
CLARICE BRAGA escreveu:Levando em consideração que estamos falando de ensino à distância, a avaliação deve ser pensada e praticada dentro das possibilidades aonde o ensino se apresenta.
Aqui no curso, apresentou se um contexto com todas ferramentas possíveis dentro do ensino EAD. Porem nossa contexto dentro da nossa cidade Rio Branco é constituída de diferentes deferentes realidades. Desde o grupo que tem facilidade de acesso a internet e facilidade de lidar com ferramentas de ensino on line até os que tem quase nenhum ou nenhum acesso a internet e dificuldade de lidar com ensino on line.
A resistência começa pelo profissional, professor, que precisa se adequar a essa modalidade de ensino pois a mesma nunca foi pensada dentro do Ensino Público. Em seguida a falta de capacitação desse profissional que não buscou formação por meios próprios e também não lhe foi oferecida antecipadamente pois jamais se pensou em usar a metodologia Ead na rede Estadual/Municipal.
Hoje vemos como pensamos pequeno, como foi nos limitada e aos nossos alunos tão importantes ferramentas que com certeza auxiliariam agora e muito no desenvolvimento das aulas EAD.
Posto isso, diante das limitações de cunho social dentro de um mesmo espaço geográfico a avaliação deve ser pensada de acordo com a forma utilizada para que as aulas ead cheguem ao aluno: WhasApp, classrom, entre outros. Isso refletirá, com certeza na forma como o conteúdo chegara ao aluno também. Então antes de se pensar na avaliação somativa, acredito que a melhor forma  de avaliação neste contexto é a formativa.
A verificação da aprendizagem só é possível depois que o aluno realizar as atividade e receber a devolutiva do professor sobre ela e construir a aprendizagem a partir dos erros, se for o caso. É mais fácil avaliar o aluno que erra e corrige do que o que acerta tudo.



Olá Clarice!
Você aborda os diferentes contextos sociais, econômicos, as diferentes realidades e a nossa cultura, enquanto professor(a), que é pensada em aulas presenciais. Atualmente, diante do desafio que estamos vivendo, começamos a “despertar” para as diferentes possibilidades de interagir com os nossos alunos através da tecnologia, e teremos muitos ganhos com a oportunidade de diversificar também a abordagem dos conteúdos, pesquisas, avaliações, e outros.
E muito bem colocado: realizar a devolutiva para os alunos, é fundamental, eles precisam saber o que se espera deles, o objetivo! A interação professor aluno contribui muito para a aprendizagem significativa. E, realizar a avaliação formativa antes da somativa, visando o aprendizado em primeiro lugar!
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CELMA NERY
Mensagens : 3
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação à distancia

Ter maio 12, 2020 11:35 am
Celma Maria Nery de Oliveira
E.E.E.F.M. Franklin Roosevelt

A educação nunca foi tão desafiadora como está sendo neste período de pandemia. A grande maioria dos educadores foram pegos de surpresa tendo que trabalhar com a educação à distancia da noite para o dia. Se é desafiador envolver os alunos nas aulas presenciais ainda mais em aulas onlines, área que até mesmo o professor não tem total domínio ou nenhum.
Um dado relevante e muito pertinente é que ainda não temos uma internet potente o suficiente para atingir 100% dos alunos. Nem mesmo na maioria das escolas, principalmente nos municípios. Vale citar aqui também os que não têm condições financeiras para adquirir um bom celular, nem tão pouco uma boa internet.
Finda que avaliar se torna mais complexo ainda. Mas a ideia é levar em consideração toda a dinâmica. As postagens das aulas e atividades apresentadas. Como os alunos participam e respondem às atividades propostas. Estando presentes e fazendo seus questionamentos e colocações. O foco deve ser dado no potencial dos alunos . E tudo isso não será concluído agora, mas, no final de todo o processo educacional, deste ano tão conturbado, que começou presencial, está sendo à distancia, mas, que certamente voltará a ser frente a frente, olho no olho.
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norma.maria
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 12, 2020 1:02 pm
keyla galvão escreveu:Sou Keyla Galvão de Rio Branco, trabalho na escola rural Irene Dantas do Nascimento como professora regente com duas turmas uma de 1º e 5º ano.
A maneira de como são disponibilizadas a ferramentas para o ensino a distancia está facilitando, pois continuamos mesmo longe conectados a realidade e se reinventando.A avaliação e a forma como serão aplicadas as atividades é que fazem a diferença na vida do aluno pois fica uma relação próximo entre aluno e professor onde ambos possuem papéis determinantes para o ensino a distancia. Claro que dependerá do esforço e a determinação em aprender, sendo que o ensino a distancia vem facilitando o ensino e aprendizagem dos alunos hoje em dia e com muitas tecnologias sendo usadas em prol do ensino não existirão instrumentos especifico para se restringir o ensino e o desenvolvimento deste aluno. Mas como estamos enfrentando uma etapa difícil onde jamais pensaríamos que passaríamos, este é um momento onde professores, que unidos estão pensando naqueles alunos que não tem acesso a internet e muito menos a um computador, pensando assim achei interessante a maneira como a secretaria de educação junto com uma equipe pensou nas escolas do campo e que em minha escola vem dando certo, devemos ter força de vontade e determinação. O ensino a distancia chega aos alunos do campo de forma diferente, mas chega, as casas desses alunos para que venham a se manter atualizado e estudando.


Olá professora Keyla Galvão!
É muito gratificante saber que as ferramentas disponibilizadas estão facilitando o ensino nas escolas do Campo! E fica o aprendizado para todos nós nesse momento de distanciamento social! Continuamos “próximos, mesmo estando distantes geograficamente”. Tudo depende da intensidade das intervenções pedagógicas e como são realizadas para motivar e aproximar cada vez mais os alunos a novos conhecimentos, novas conquistas.
Professora, que tal compartilhar aqui, como “O ensino a distância chega aos alunos do campo de forma diferente, mas chega, as casas desses alunos para que venham a se manter atualizado e estudando.” Conforme sua postagem acima, ok.
Grata!
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Maria Silvana Alberto Gom
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 12, 2020 1:15 pm
Sou a professora Maria Silvana A.G. da Silva, atualmente estou como coordenadora pedagógica na escola São Luiz Gonzaga em Vila Campinas, município de Plácido de Castro.
O ambiente virtual de aprendizagem, recurso esse utilizado na atualidade, vem contribuindo de forma significativa para o ensino no cenário atual, muitas ferramentas sugeridas para serem utilizadas na EAD. Os professores tem aprendido cada dia a lidar com esse novo processo que chegou de forma inesperada, não temos medido esforços para nos adequarmos e fazer com que os conteúdos cheguem até nossos alunos. Seja por meio da aula virtual ou apostilas.
A comunicação entre alunos e professores é constante, possibilitando assim que a avaliação formativa aconteça, pois ao interagir por meio das mídias, enviando e explicando conteúdos através de vídeos, áudios, textos escritos; fazendo correção e enviando devolutiva. Tem feito com que a escola se mantenha viva e dinâmica
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ivonaldo
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Localização : TARAUACÁ

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 12, 2020 3:04 pm
Sou José Ivonaldo Benigno Gomes Gomes da Escola Djalma da Cunha Batista em Tarauacá.
Sabemos da importância que o mundo tem dado, diante do ambiente virtual de aprendizagem, utilizado na atualidade diante das crises que enfrentamos, dado que o mesmo vem contribuindo de modo significativo no ensino de nossas escolas. Temos travado lutas, pois não estávamos acostumado com isso, e nossos professores necessitaram inovar, diante da pandemia. Sobe no cenário outras formas até então não diagnosticada pelos professores , que veio acender a luz de que pouco ainda sabemos acerca da avaliação, e que muitos nós, ainda serão desatados diante da necessidade de criarmos uma definição para educação.
É dinamizador as varias formas encontradas pelos professores e alunos para interagirem nas salas virtuais, apps, watssap, de forma que seguiremos confiante e com mais aprendizado para quando voltamos a sala de aula, entendermos que o mundo la fora também nos avalia.
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Érica Rocha
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação ead/ realidade

Ter maio 12, 2020 3:11 pm
Boa tarde, sou  a professora Érica Rocha, trabalho na escola rural de ensino fundamental Augusto Severo, Cruzeiro do Sul AC.
De acordo com o último vídeo concordo, que a avaliação deve ser processual, avaliando cada desempenho, participação...
Na atual situação que estamos passando, acredito que muitos professores estão conseguindo se adaptar a essa realidade virtual,  onde seus alunos têm acesso a internet.
mas existe também outra realidade de alguns ter acesso outros não...
A realidade da minha escola é meio a meio alguns tem acesso outros não. Então, o que estamos fazendo é elaborando atividades e juntando com as atividades de apoio que a SEE nos envia. Encaminhamos elas para a escola, via e-mail ou whatsApp para a coordenadora e diretora, onde elas repassam impressas para os pais dos alunos. Então não temos esse momento virtual , com os nossos alunos, alguns via whatsApp, enviam fotos e áudios, onde posso tirar algumas dúvidas..., mais são poucos...
No retorno as aulas presenciais,  depois de um diagnostico, com os alunos, a respeito das atividades que fizeram em casa, poderei saber os que tiveram interesse, dúvidas, dificuldades, enfim... só assim irei avaliar  de forma a contemplar  a realidade do meu aluno.
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Marcio Rodrigo
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação Formativa - Prática avaliativa no atual cenário educacional

Ter maio 12, 2020 4:05 pm
E.E.E.F.M. Franklin Roosevelt
Marcio Rodrigo Marques da Silva
Professor

Entendendo a atual situação à qual nos encontramos, percebemos que precisamos nos apropriar de todos os recursos tecnológicos que nos permitisse proporcionar aos alunos um ambiente virtual de aprendizagem eficaz. Tendo em vista que não há inclusão nesse processo, já que nem todos os alunos dispõem de tais ferramentas para participar das aulas, nós professores tivemos que nos adaptar em avaliar todos os alunos com equidade. A avaliação formativa possibilita ao educador compreender essa nova metodologia de ensino e ser justo na avaliação.
De maneira particular, tendo em vista minha experiência como professor EaD como a mais desafiadora do meu pouco tempo como profissional em educação. Entender o contexto dos alunos, adaptar-me aos recursos disponíveis, entender o descaso do governo com a comunidade em termos de inclusão de todos os alunos, "aceitar" que não vai ser possível proporcionar um aprendizado 100% digno, justo e igualitário. As dificuldades que enfrentamos não são de agora, mas nunca foi tão visível nesse momento. Os alunos apresentam dificuldades com os recursos, alguns professores a mesma coisa, algumas escolas não proporcionam apoio, os núcleos e SEE propõem que a gente alcance todos os alunos, mesmo que para isso tenhamos que nos expor aos ricos do Covid-19 e façamos com que os pais e alunos saiam de casa, contrariando as orientações da OMS, SESACRE e todas as instituições SÉRIAS de Saúde, bem como os apelos emocionados do atual governador. Então, sabemos que o desafio está sendo enorme, mas que, COMO SEMPRE, estamos nos virando, mesmo desvalorizados, mal remunerados e tratados como inimigos da sociedade. Eu só tenho a agradecer à escola que estou, aos meus colegas professores e todos os professores e escolas que estão enfrentando esse desafio. Nós temos feito o nosso melhor, os alunos estão tendo dificuldades, mas estamos conseguindo proporcionar o máximo com o mínimo que nos é dado. De todo modo, os resultados têm sido incríveis, o mérito é todo dos alunos, pais e PRINCIPALMENTE professores que toparam esse desafio. A seleção de material tem sido cuidadosa e as atividades propostas utilizam recursos que imaginamos que os alunos dispõem em suas casas, caso o aluno não tenha tal material, nós adaptamos as atividades. A coordenação da escola tem nos dado suporte, devolutiva dos materiais, dialogado com os pais, cumprindo seu papel nesse período.
Algumas atividades estão disponíveis na página da Escola no Facebook (@EscolaFranklinRooseveltOficial2020).


Última edição por Marcio Rodrigo em Qua maio 13, 2020 10:15 am, editado 1 vez(es)
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Angela silva alves
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 12, 2020 4:36 pm
Sou a professora Ângela Silva Alves , trabalho na escola: São Luiz Gonzaga da vila Campinas município de Placido de Castro. Trabalho na disciplina de matemática no fundamental II e com uma turma do Médio 1 ano.
Tamos sofrendo uma pandemia algo inesperado totalmente sem preparado para o trabalho EaD está sendo desafiador pra todos os professores de todas as áreas e principalmente para minha área de exatas, mais minha escola adaptamos a criar grupos de Watss App e envie o conteúdo e atividades em dpf e fotos para os celular que não abrir o arquivo mais lembrando que como somos zona rural nem todos tem internet e os que tem a internet não são de ótimas qualidade mais mesmo assim os pais estão se esforçando pelo seu filho e nois professor fazendo tudo ao nosso alcance para nossos alunos aprender enviamos vídeo aulo explicando o conteúdo tirando dúvidas nos pv e avaliamos de todas formas possíveis dele assim como os esforça de aprender, muitos pais estão sendo professor em casa ajudando seus filhos e muitos trabalha e não pode mais o pouco tempo que tem se esforça pra ajudar o filho e agora o mais importante a a comunicação diária que temos com eles pais alunos e professor e fazendo o que está nosso alcance para um bom aprendizado.
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dernice.souza@hotmail.com
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty O processo de avaliação utilizando as TICs

Ter maio 12, 2020 4:50 pm
Olá, sou a professora Maria Dernice Fernandes de Souza/ Atualmente Diretora da Escola Magia do Saber
Em se falando de ensino a distância, todo o trabalho pedagógico deve ser planejado e executado levando em consideração a escola e comunidade em que os alunos estão inseridos.

Ao estudar os textos sugeridos no curso e demais informações pesquisadas na internet, é possível perceber um mundo maravilhoso de sugestões e informações, usar a tecnologia a favor da educação é saber utiliza-la como suporte na busca da qualidade do processo educacional.
Um ponto bem importante a ser pensado refere-se uma grande parte dos educadores que ainda não perceberam que vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a fazer constitui uma exigência social crescente, ou seja a função do professor não é apenas ensinar e sim aprender. É aprendendo, fracassando na tentativa de aprender sempre mais.
A adesão as TICs na educação são importantes, uma vez que facilita o acesso ao conhecimento e permite que o aluno tenha autonomia para escolher ente as diversas fontes de pesquisas, nós educadores precisamos compreender que os alunos urbanos estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em voga e o professor que não se qualificar, ficará a margem isso é uma realidade. Muitas vezes terá como consequência uma sala de aula desmotivada e indisciplinada.

Em se falando do atual cenário educacional não se pode perder de vista a realidade principalmente na maioria das escolas da Zona Rural. Onde o acesso ao mundo virtual se da por meio de um único Wi-fi, instalados nas escolas. Nesse momento de pandemia onde as escolas estão sendo orientadas a trabalhar com atividades a distancia muitos estão ficando a margem da atual realidade em que se encontra o sistema de ensino, pois além do acesso, não ter sequer o telefone. Mesmo as escolas sendo orientadas a trabalhar com atividades impressas e livros não conseguiremos atender a todos, pois moram distantes as vezes dependem do transporte fluvial e terrestre para chegar as escolas. O que não podemos e desanimar. No ensino rural presencial vai depender da criatividade de cada equipe pedagógica com seus professores, li um artigo e achei interessante citar, são exemplos de atividades que as escolas na maioria das vezes já fazem. Nunca é demais lembrar.


Mas o que fazer quando a escola não tem recursos tecnológicos para serem utilizados?

Neste caso, o professor não pode desanimar ou acomodar com aulas apenas de giz e quadro, a não ser que a escola exija. Há outras maneiras de introduzir as linguagens da mídia em sala, basta o educador improvisar e ser criativo.

O professor pode mandar pesquisas para casa sobre a linguagem verbal e não-verbal (gestos dos apresentadores ao passar uma notícia) no telejornal e depois trabalhar a persuasão; trabalhar com as propagandas da mídia e linguagem persuasiva e o uso do imperativo através de jornais impressos e revistas; desenvolver um trabalho com o uso de fotografias do passado e futuro nas aulas de História ou para ensinar os tempos verbais; usufruir dos canais de notícias da rádio para trabalhar a linguagem e montar com os alunos sua própria rádio; propor aos alunos desenvolver o jornal da escola ou da sala; orientar uma pesquisa pela internet com sites educativos e direcionados pelo próprio professor, dentre outros.

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Maria de Lourdes Maciel
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação - módulo II

Ter maio 12, 2020 5:50 pm
Olá. Sou a professora Maria de Lourdes Maciel de Oliveira Silva. Atualmente estou trabalhando com duas turmas de 5° ano, uma na cidade: Escola João Paulo II e outra no campo Escola Irene Dantas do Nascimento. (Professora regente).
O uso da tecnologia na transmissão do conhecimento é de suma importante, pois facilita nosso trabalho e o trabalho dos alunos também.
Na situação atual pela a qual estamos passando tem sido muito fácil trabalhar os conteúdos com os alunos da cidade. Antes dessa pandemia começar, já tinha criado o grupo de pais no ZAP. O grupo foi criado para esclarecer possíveis dúvidas dos aluno e interagir diretamente com os pais. Está sendo um sucesso e todos estão interagindo de forma significativa mandando registros e áudios no grupo. 👏👏👏 Na escola do campo não tem a mesma conexão, sendo que o acesso a internet é minimo. Mas, juntamente com a SEE rural elaboramos uma apostila abordando conteúdos estudados e sem muita complexidade para os alunos do 5° ano. Pegamos o endereço dos alunos na escola e mãos a obra. Realizamos a entrega das apostilas para os responsáveis. Os alunos que tem zap estão dando retorno das atividades que estão realizando. Está sendo legal.
Continuo exercendo a pratica, mesmo sem ter contato com meus alunos. 😘
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Francilene.albuquerque
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Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Prática avaliava no atual cenário educacional.

Ter maio 12, 2020 7:22 pm
Olá,sou a professora Francilene, estou atuando em uma turma do 3° ano na escola: Frei André Maria Ficarelli, moro em Rio Branco.
Na atual situação em que estamos vivendo temos que nos adaptar a uma nova forma de avaliar e trabalhar Pois temos que nos adequar ao uso de novas ferramentas como: vídeo aula, áudios, Whatsapp e etc .Para podermos avaliar nossos alunos através das atividades que passamos online diariamente.

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Rosangela R de Oliveira
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Data de inscrição : 06/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Processo avaliativo no atual cenário educacional

Ter maio 12, 2020 7:31 pm
Sou a professora Rosangela Rodrigues,trabalho na escola Frei André Maria Ficarreli.
Diante da atual circunstância que estamos enfrentando com a covid -19,mudamos completamente nosso método de ensino, que tem sido um desafio constante, pois alguns alunos não tem acesso a internet.
Propomos tarefas diariamente pelo Whatsapp , utilizando as atividades sugeridas pela SEE.
Nosso método de avaliar tem sido diário, através da participação dos alunos nas atividades online.
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