Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+11
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
Claudia Alves Simoura
sebastiana.leandra
Maurício Fontinele
Marciana Andrade Cunha Me
JEANE FERREIRA
Edmar Alves
Eldyne de Oliveira Félix
Lucineia Mota Mesquita
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
15 participantes
Ir para baixo
avatar
Ederleide Mourão
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Módulo 1 Baseado na citação de HOFFMANN, como podemos avaliar o aluno  adequadamente? Comente uma situação e/ou experiência que está dando certo em sua escola.

Ter Ago 11, 2020 8:55 pm
Ederleide de Sousa Mourão, Escola Dr Flaviano Flávio Batista, Professora

Baseando-se nos pensamentos e estratégias de HOFFMANN, devemos avaliar nossos alunos ao longo do desenvolvimento de uma proposta de atividade, para acompanhar seu avanço frente à atividade proposta. Em tempos difíceis com o novo corona vírus, as estratégias de ensino-aprendizagem devem ser renovadas/recicladas, fortalecendo a comunicação professor e aluno, orientando os alunos para que haja melhor adaptação aos novos recursos de ensino e estimulando métodos inovadores.
avatar
Railana Menezes
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 9:01 pm
Railana Menezes trabalho nas escolas Raimundo Gomes e Professor Pedro Martinello, Professora.
O metodo de avaliar um aluno seria dentro de sala de aula
Observando seu desenvolvimento e suas atitudes em relação a aula.
avatar
ANA PAULA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Baseado na citação de HOFFMANN, como podemos avaliar o aluno adequadamente? Comente uma situação e/ou experiência que está dando certo em sua escola.

Ter Ago 11, 2020 9:30 pm
Sou professora ANA PAULA LIMA DA SILVA, trabalho na escola Dom Henrique Ruth
Segundo a citação de Hoffmann devemos avaliar de forma ampla, coerente e responsável, pois estamos avaliando pessoas, e temos que ter cuidado no processo de desenvolvimento de ensino aprendizado dos mesmos. Avaliação  é ação e não julgamentos, nos como professores estamos, ou devemos está preparados para as adversidades, e saber lidar com as dificuldades encontradas nos nossos alunos.
avatar
Rosineide
Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Como podemos avaliar o aluno de acordo com Hoffmann

Ter Ago 11, 2020 9:32 pm
Nome: Rosineide Pereira de Araújo
Escola: Clícia Gadelha
Função: Professora

Baseado na citação de HOFFMANN, como podemos avaliar o aluno adequadamente? Comente uma situação e/ou experiência que está dando certo em sua escola.

Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses. Para Hoffmann, o aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades.
Partindo dessas premissas, na escola onde trabalho, eu e também os demais professores tem procurado conhecer os nossos alunos, observando-os, com o objetivo de ver a evolução de sua aprendizagem em sala, trabalhamos não somente com textos, mais também temos buscado, dentro da realidade do aluno, trabalhar com vídeos, documentários , debates, projetos, etc.
avatar
Jucely P de Brito Jucá
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Avaliação

Ter Ago 11, 2020 9:45 pm
A avaliação é um aspecto que está presente em todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem. Já que, desde io instante do diagnóstico quando identificamos o que o aluno conhece sobre determinado assunto e o quanto ja sabe, estamos o avaliando. Noto em sala de aula que a avaliação contínua é muito satisfatória, pois consideramos toda a construção do conhecimento e respectiva produção do aluno.
avatar
Jucely P de Brito Jucá
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Escola Berta Vieira de Andrade

Ter Ago 11, 2020 9:50 pm
A avaliação é um aspecto que está presente em todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem. Já que, desde io instante do diagnóstico quando identificamos o que o aluno conhece sobre determinado assunto e o quanto ja sabe, estamos o avaliando. Noto em sala de aula que a avaliação contínua é muito satisfatória, pois consideramos toda a construção do conhecimento e respectiva produção do aluno.
avatar
Cristiane Damian
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter Ago 11, 2020 9:54 pm
“Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade do aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses. Para Hoffmann, o aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. “
O professor é o mediador nesse processo de ensino/ aprendizagem e avaliação , observando , orientado o aluno a aprender e construir sua aprendizagem com os erros e acertos .
avatar
Flávia da Piedade Brito
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Resposta da questão

Ter Ago 11, 2020 9:56 pm
Para uma melhor avaliação do aluno, o mesmo deve ser instigado, provocado, ativo e cabe ao professor proporcionar situações de aprendizagem que permitam às situações citadas.
Para uma melhor análise o professor deverá exige prestar muita atenção no aluno, conhecê-lo, ouvir seus argumentos, propor-lhe questões novas e desafiadoras, guiando-o por um caminho voltado à autonomia moral e intelectual, pois estamos vivendo um momento caracterizado por uma infinidade de fontes de informação, só assim conseguirá obter resultados positivos em relação aos seus alunos.


Flávia da Piedade Brito
Escola: Frei André Maria Ficarelli.
avatar
Wellyta da Silva
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty FÓRUM MÓDULO I

Ter Ago 11, 2020 10:44 pm
A avaliação é  muito importante no processo de ensino e aprendizagem, porque é através dela que se consegue fazer uma análise dos conteúdos tratados num dado capítulo ou unidade temática. A avaliação reflete sobre o nível do trabalho do professor como do aluno, por isso a sua realização não deve apenas culminar com atribuição de notas aos alunos, mas sim deve ser utilizada como um instrumento de coleta de dados sobre o aproveitamento dos alunos. Esta, porém, determina o grau da assimilação dos conceitos e das técnicas/normas; ajudam o professor a melhorar a sua metodologia de trabalho, também ajuda os alunos a desenvolverem a autoconfiança na aprendizagem do aluno; determina o grau de assimilação dos conceitos.




Escola: Theodolina Falcão Macedo
Função: Professora
avatar
Rafaela Vilaça
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty A importância da avaliação no processo de aprendizagem

Ter Ago 11, 2020 10:45 pm
De uma maneira geral a avaliação(tanto individual como em grupo) é um processo é imprescindível tanto para o aluno, quanto equipe escolar.
Ao avaliar o processo e a experiência vivida, no ambiente de aprendizagem, o aluno, autor, vivo e dinâmico traduz em sua essência o próprio conhecimento transformando o saber no produto de sua vida: o saber.
Em minha pequena jornada enquanto professora de língua portuguesa, quando aprendi ouvir os anseios e expectativas dos meus alunos, antes e depois das atividades propostas, compreendi que o saber vai além do processo unilateral do ensino. Respeito às limitações e novas possibilidades de viabilizar um mesmo conteúdo se tornou a perspectiva capacitadora de minha didática. Assim, as rodas de conversa e bilhetinhos entre professora aluno, se tornaram uma ferramenta para elucidar dúvidas e principalmente impulsionar as multiformes faces da busca pelo saber e seus resultados.



avatar
luis gustavo de almeida
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/08/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty resposta ao tópico

Qua Ago 12, 2020 1:17 am
O processo de avaliação permeia a constituição da sociedade desde registros antigos da evolução do homem, visto que sempre estivemos sendo classificados por algum critério pela estética, pela etnia, por profissões ou por outros pressupostos impostos pela sociedade em que vivemos.
Deste modo percebemos que a avaliação não ocorre apenas em um momento específico, e sim que está presente em todo o processo educacional, tornando-se um instrumento que se concebe desde o início até a finalização do trabalho do professor.
A partir daí, o professor deve acompanhar passo a passo, do processo de construção do conhecimento, para que possa fazer as intervenções necessárias, contribuindo para que o aluno avance.

Professor de Física : Luis Gustavo
Escola Padre Carlos Casavecchia
avatar
narcos de almeida lima
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Avaliação: caminhos para a aprendizagem

Qua Ago 12, 2020 7:59 am
Segundo Hoffmann, a principal finalidade da avaliação na escola é a aprendizagem, ou seja, a avaliação é mais que o caminho. Mas, na sala de aula, na escola o objetivo da avaliação é acompanhar o processo de construção da aprendizagem do aluno.
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 5 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos