Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+11
Naiara Pinheiro
Pedro Henrique
Claudia Alves Simoura
sebastiana.leandra
Maurício Fontinele
Marciana Andrade Cunha Me
JEANE FERREIRA
Edmar Alves
Eldyne de Oliveira Félix
Lucineia Mota Mesquita
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
15 participantes
Ir para baixo
avatar
GISVÂNIA ARAÚJO
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jul 31, 2020 6:38 am
O sentido de crescimento do aluno não pode ser limitado, controlado e definido apenas por uma folha de papel com algumas questões digitadas. Como seria possível decifrar toda a bagagem que existe por trás de tudo isso? Estamos vivendo um momento rico na história pedagógica escolar, onde o educando tem a liberdade de voar rumo ao conhecimento amplo a partir de uma troca de saberes na relação professor - aluno. Através de Projetos, é possível conhecer de maneira mais aprofundada as habilidades mais íntimas do educando. É relevante a interação da escola neste processo de transformação na prática escolar, percebendo a necessidade de deixar o aluno construir o seu conhecimento através de erros e acertos, considerando que cada momento neste processo é extremamente importante para a conquista de autonomia e liberdade do educando no que se refere ao ensino-aprendizagem.
avatar
Soraida
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty como podemos avaliar o aluno adequadamente? Comente uma situação e/ou experiência que está dando certo em sua escola.

Sex Jul 31, 2020 10:31 am
Professora Soraida Dias F. Regente na escola Cristina Maia. A avaliação escolar é considerada um direito e um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos com relação aos conceitos estudados, ás competências e as habilidades desenvolvidas no âmbito escolar. Avaliar possibilita a análise e a reflexão dos processos que envolvem a rotina escolar. Por tanto, O processo de avaliação deve comportar a observação sistemática dos alunos durante as aulas, considerando, nos mais variados contextos, aulas expositivas, trabalho em grupo, pesquisa, debate, atividades extras.. a maneira como eles se comportam, sua forma de pensar , de se expressar e de agir. Assim sendo, a avaliação deve levar em consideração conceitos, valores, procedimentos e atitudes.
avatar
MARCELO PEREIRA DA COSTA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Sex Jul 31, 2020 11:38 am
Sou Marcelo Pereira da Costa, trabalho como professor na escola José Ribamar Batista. Segundo HOFFMANN Avaliação é continua, viabilizando o aluno ao processo de ensino aprendizagem que desafia o aluno a refletir sobre situações diárias, além de eixo orientador para o dia a dia. Avaliação ela é construída confiando no aluno e suas manifestações de interesse. Isso para nós professores reflete sobre alguns posicionamentos sobre a elaboração de novas metodologias sempre vivenciando a trajetória. Valorizando qualitativamente como um ser integral, esperando sempre a melhor expectativa do mesmo. Avaliação contínua no meu local de trabalho tem gerado altas expectativas pela construção dos próprios alunos de meios avalia ativos: participação, práticas laboratoriais, estudos orientados formação para o seu projeto de vida.
avatar
Karolina Kristina N. D. A
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jul 31, 2020 1:09 pm
A avaliação deve ocorrer durante o processo de aprendizagem do aluno, levando em conta suas dificuldades, e avaliando aqueles que tem mais dificuldade de forma que este não seja prejudicado, observando também porque ocorre tais dificuldades.
avatar
lucineiamotamesquita@gmai
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Sex Jul 31, 2020 1:57 pm
Me chamo Lucinéia Mota Mesquita, trabalho na escola José Ribamar Batista, como professora de geografia. Segundo Hoffaman, avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. A avaliação não deve ser somente quantitativa, mas deve priorizar todo o processo de ensino aprendizagem do educando, deve ser formativa.
Não podemos pensar em avaliação como nota ou conceito, mas sim, como situações de ensino aprendizagem. Avaliação deve ser vista como uma ação e não como um julgamento ou punição aos alunos. Avaliar nos permite novos caminhos, que devemos seguir para que o aluno tenha uma melhor compreensão do conteúdo, nos permite buscar novas estratégias. O ensino aprendizagem ocorre tanto por parte do aluno, quanto do professor.
Na escola na qual trabalho, a avaliação ocorre de maneira formativa, onde o aluno é avaliado durante todo o processo e, não apenas por uma prova, mas sim, por toda sua formação integral dentro do processo.
avatar
radige.oliveira@ac.gov.br
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Escola Santa Rita

Sex Jul 31, 2020 2:23 pm
Na atualidade a escola encontra-se em um grande processo de transformação o qual exige uma nova concepção para se avaliar diante dos novos paradigmas, a avaliação da aprendizagem exige do professor uma interpretação que requer uma análise antes de notificar o aluno com qualquer nota, medida ou conceito.
avatar
Eliane Gonçalves da Silva
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty CMDPII - CZS Avaliação

Sex Jul 31, 2020 3:33 pm
Assim como Hoffman, e demais estudiosos, entendo que a avaliação ela é uma estrada de duas vias e uma forma de eu professora verificar como tenho repassado o conteúdo é ao mesmo tempo averiguar o grau de desenvolvimento do aluno, dessa forma planejar a continuidade do trabalho em sala de aula.
avatar
EDIS CARLOS NASCIMENTO
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Formação Continuada em Avaliação Escolar - CONCEITOS ADQUIRIDOS

Sex Jul 31, 2020 3:53 pm
Olá sou professor Edis Carlos - Professor na Escola Jose Ribamar Batista (EJORB). No meu ponto de vista e com base em algumas informações a avaliação escolar pode ser entendida segundo a minha concepção como um meio de obter informações sobre os avanços e as dificuldades de cada estufante, constituindo-se uma forma de suporte no processo de ensino-aprendizagem, cada professor deve planejar suas ações no intuito ajudar o estudante a prosseguir, com êxito no seu processo de escolarização. Nesse processo de avaliação são utilizados diversas formas para dar oportunidade e continuidade aos estudos. Dessa forma, a avaliação no processo ensino-aprendizagem tem sido considerado um tema delicado por possuir implicações pedagógicas que extrapolam os aspectos técnicos e metodológicos e atinge aspectos sociais, éticos e psicológicos importantes. A prática avaliativa poderia tanto estimular, promover, gerar avanço e crescimento, quanto desestimular, frustar, impedir o avanço e crescimento do sujeito que aprende. Segundo Cipriano Luckesi, em Avaliação da aprendizagem escolar, a avaliação escolar, assim como as outras práticas do professor, seria dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica, tenha o professor consciência disto ou não.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, inova em relação à anterior, por tratar a freqüência e a avaliação do rendimento escolar em planos distintos. Prevê-se que deve haver avaliação “contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”. Algumas regras forçaram a mudança do sentido que se atribuía à avaliação, orientando para não mais uma avaliação com vistas a promover ou reter alunos, mas uma avaliação que permita: “possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.”
Então, o processo de avaliação deverá ser encarado como um processo gradativo e acumulativo, onde o estudante saberá que estará sendo avaliado em todas as suas concepções, tanto emocional quanto cognitiva,  desmistificando a ideia de números como resposta, dando espaço para qualidade ao invés da quantidade. Assim o processo pode se tornar um pouco mais lento, porem o resultado final garantirá um estudante conhecendo sua caminhada em relação aos seus estudos e participante essencial neste processo. Além de trazer informações para o professor sobre a jornada de cada estudante.
[/justify]
avatar
lucineia01
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Sex Jul 31, 2020 4:05 pm
Me chamo Lucinéia Mota Mesquita, trabalho na escola José Ribamar Batista, como professora de geografia. Segundo Hoffaman, avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. A avaliação não deve ser somente quantitativa, mas deve priorizar todo o processo de ensino aprendizagem do educando, deve ser formativa.
Não podemos pensar em avaliação como nota ou conceito, mas sim, como situações de ensino aprendizagem. Avaliação deve ser vista como uma ação e não como um julgamento ou punição aos alunos. Avaliar nos permite novos caminhos, que devemos seguir para que o aluno tenha uma melhor compreensão do conteúdo, nos permite buscar novas estratégias. O ensino aprendizagem ocorre tanto por parte do aluno, quanto do professor.
Na escola na qual trabalho, a avaliação ocorre de maneira formativa, onde o aluno é avaliado durante todo o processo e, não apenas por uma prova, mas sim, por toda sua formação integral dentro do processo
avatar
Gislaine ventura
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Sex Jul 31, 2020 4:22 pm
Sou a professora Gislaine Ventura, Atualmente estou como assessora Pedagógica do Núcleo de Educação de Senador Guiomard. Creio sim, que a avaliação é fundamental para o processo de ensino aprendizagem e para acontecer uma avaliação de forma que venha a contribuir de fato, ela deve ser contínua, detectada e medida a cada demonstração do aluno. Sempre visando a qualidade daquilo que esta sendo ensinado e como está sendo recebida pelos alunos. Ao acompanhar as escolas em nosso município vejo o quanto ainda precisamos desenvolver, sendo que alguns professores ainda tem arraigado em si a forma tradicional de avaliar, onde o que mais importa são os números ao final de um exame. Não posso negar também que existem muitos utilizam com muita qualidade os processos de avaliação como fonte e base para o dia a dia de ensino aos seus alunos.
avatar
NÁDIA PAPI DA SILVA MOTA
Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/07/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliar

Sex Jul 31, 2020 4:24 pm
"Meu nome é Maria Lucia Lima Oliveira, trabalho na escola Ilka Maria de Lima, como professora.

O primeiro passo para avaliar um aluno corretamente, é  conhecê-lo. A relação entre os pais, os alunos e a escola é essencial.
A partir do momento que o professor conhece a dificuldade do aluno, é mais fácil criar maneiras de avaliá-lo.
Dependendo de cada aluno, as avaliações se dão por atividades coletivas, provas, atividades permanentes, observações e etc.
As atividades permanentes é uma ótima forma de detectarmos qual a dificuldade de cada um."


Concordo com sua colocação Maria Lúcia, quando pensar em quantificar somente o aprendizado dos alunos. Devemos conhecer esse aluno, suas particularidades e dificuldades a serem trabalhadas. Desta forma iremos atribuir qualidade ao seu aprendizado. Samos conhecedores que cada criança/aluno tem uma forma diferente em assimilar o conteúdo. Então ao avaliar devemos ter "processo de avaliação não somente classificatorio", mas de fato "pensar nas estratégias pedagógicas que ele deverá utilizar para interagir com esse discente" .
avatar
Lucineia Mota Mesquita
Mensagens : 4
Data de inscrição : 31/07/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Sex Jul 31, 2020 4:29 pm
Me chamo Lucinéia Mota Mesquita, trabalho na escola José Ribamar Batista, como professora de geografia. Segundo Hoffaman, avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. A avaliação não deve ser somente quantitativa, mas deve priorizar todo o processo de ensino aprendizagem do educando, deve ser formativa.
Não podemos pensar em avaliação como nota ou conceito, mas sim, como situações de ensino aprendizagem. Avaliação deve ser vista como uma ação e não como um julgamento ou punição aos alunos. Avaliar nos permite novos caminhos, que devemos seguir para que o aluno tenha uma melhor compreensão do conteúdo, nos permite buscar novas estratégias. O ensino aprendizagem ocorre tanto por parte do aluno, quanto do professor.
Na escola na qual trabalho, a avaliação ocorre de maneira formativa, onde o aluno é avaliado durante todo o processo e, não apenas por uma prova, mas sim, por toda sua formação integral dentro do processo.
avatar
Luana Feitosa de Souza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Sex Jul 31, 2020 5:21 pm
Luana Feitosa de Souza, escola Raimunda silva Pará, professora de Química.

Costumo avaliar meus alunos durante as aulas diárias, desde sua participação, como também seu desenvolvimento durante o que é proposto, sempre buscando verificar a realidade do aluno para então inserir o conhecimento.
avatar
Luana Feitosa de Souza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Sex Jul 31, 2020 5:22 pm
Luana Feitosa de Souza, escola Raimunda silva Pará, professora de Química.

Costumo avaliar meus alunos durante as aulas diárias, desde sua participação, como também seu desenvolvimento durante o que é proposto, sempre buscando verificar a realidade do aluno para então inserir o conhecimento.
avatar
Luana Feitosa de Souza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Sex Jul 31, 2020 5:23 pm
Luana Feitosa de Souza, escola Raimunda silva Pará, professora de Química.

Costumo avaliar meus alunos durante as aulas diárias, desde sua participação, como também seu desenvolvimento durante o que é proposto, sempre buscando verificar a realidade do aluno para então inserir o conhecimento.
avatar
Lauane Santana Feitosa
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliando o aluno

Sex Jul 31, 2020 5:24 pm
Lauane Santana Feitosa. Escola José Ribamar Batista. Professora. Umas das formas que eu encontrei de avaliar os estudantes foi propondo uma situação problema, buscando fazer com que ele usasse seus conhecimentos para tentar soluciona-la.
avatar
Adjanara de Oliveira
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliar é construir juntos o conhecimento.

Sex Jul 31, 2020 5:25 pm
Adjanara de Oliveira Silva
Escola José Ribamar Batista - EJORB
Professora de língua espanhola.

De acordo com as leituras indicadas no módulo I, o aluno é avaliado adequadamente quando está sendo acompanhado pelo professor no processo de construção do conhecimento, em um diálogo que deve ser estabelecido de maneira ativa e dinâmica. Neste sentido, o professor deve caminhar junto ao estudante, valorizando as manifestações e os interesses deste aluno.
Deste modo, o estudante precisa ser avaliado através de um julgamento global e intenso, ou seja, deve ser avaliado de forma qualitativa através da ação provocativa do professor. Na avaliação o aluno deve ser visto de forma integral, sendo que as suas dúvidas e erros não servirão para definir o que ele aprendeu ou deixou de aprender. Neste caso, os erros e as dúvidas servirão de base para a reflexão do professor, que estando ciente do seu papel de mediador, irá rever suas estratégias pedagógicas, reformulando as alternativas que existem para a resolução de problemas existentes na construção de saber do aluno.
Durante a pandemia da Covid-19, nós professores da Ejorb, estamos buscando novas ferramentas para que o processo de avaliação seja mediadora. Um exemplo, é o material de pré-aula que pomos no google sala de aula. Neste tópico, sempre buscamos valorizar as experiências e as vivências que os estudantes têm a cerca do tema que será abordado durante as aulas online. Durante as atividade de pós-aula, nós buscamos através dos resultados das atividades melhorar nossas ferramentas de comunicação para que haja o diálogo entre nós, professores, e os alunos. Durante a entrega das atividades, buscamos não julgar o que está certo e o que está errado. Tentamos reavaliar nossas aulas e buscar ferramentas ainda melhores: site da escola, google sala de aula, emails institucional para cada estudantes, disponiblização de conteúdos via aplicativos de mensagens instantâneas. Tudo isso afim de que o processo de aprendizagem não seja tão prejudicado durante este período que estamos vivenciando: isolamento social.
avatar
Laiana Lima Dias
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliar o aluno

Sex Jul 31, 2020 5:50 pm
Laiana Lima Dias
José Ribamar Batista - EJORB
professora de Língua Inglesa

Avaliar não é apenas emitir uma nota e quantificar os erros. Avaliar é observar e analisar todo o processo de ensino, e refletir sobre o que deu certo e o que não ocorreu de forma a contribuir com o processo de assimilação do conteúdo por parte do aluno,é observar nesse processo ,onde o professor pode fazer uma ponte para sanar as falhas duvidas,falta de estimulo,etc.
Alinhado com todos os professores da nossa escola, nós temos planinhas de acompanhamento, grupos de whats app, google classroom, google forms e o site da escola para postar e acompanhar o desenvolvimento das atividades, temos procurado fazer isso,através n.só de textos da internet, mas também buscando, dentro da realidade do aluno,trabalhar com videos documentários ,debates ,onde os alunos possam se expressar de acordo com sua linguagem, vivência dentro de suas realidades, buscando assim inserir o conteúdo dentro do cotidiano de cada um deles,de acordo com o individual e o social deles, da comunidade e da escola,sem esquecer da realidade dos professores.Com isso acredito que se possa avaliar de maneira mais sensível e justa. Além disso nós trabalhamos a avaliação diária e significativa nas aulas virtuais, temos a oportunidade de acompanhar mais de perto quando pensamos em educação integral.
avatar
ALBERLENE SILVA NOGUEIRA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Módulo 1 - AVALIAÇÃO SIGNIFICATIVA

Sex Jul 31, 2020 6:01 pm
Alberlene Silva Nogueira Oliveira
Escola José Ribamar Batista
Professora de Língua Portuguesa

A avaliação entendida por Hoffman como um processo de construção e não apenas de análise, coaduna com o momento atual em que necessitamos nos dispor ao novo, aos novos processos num crescimento contínuo.
Apesar de estarmos vivenciando um período de pandemia, em que as aulas presenciais estejam suspensas, é possível avaliar o aluno de forma diferenciada e significativa. Nosso acompanhamento ao estudante ocorre, diariamente, alinhado com a proposta de  plano de ação da escola, através de aulas on-line, grupos de Whatsapp, Google sala de aula organizadas através de uma pré-aula e pós-aula de  e várias ferramentas de interação virtual. Através de nossa prática, os estudantes tem desenvolvido o autodidatismo, protagonismo e responsabilidade. Temos oportunidade de compartilhar ideias, trocar informações e todas estas interações permitem uma avaliação significativa e crescimento mútuo. Temos planilhas de acompanhamento com percentuais de atividades desenvolvidas, parceria com os pais e coordenação.
avatar
Rosciene Marques
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação Significativa

Sex Jul 31, 2020 6:02 pm
Rosciene Marques de Oliveira
Escola José Ribamar Batista
Professora de Língua Portuguesa

Sim, é possível avaliar o aluno de forma diferenciada e significativa quando pensamos em educação integral. Atualmente, com as aulas virtuais, temos a oportunidade de estar mais próximo do aluno, pois não há um horário limitado para conversas e trocas de informações, momentos estes que os alunos tem  a liberdade de opinar, liberdade de exercer o protagonismo. Nas aulas, os alunos opinam, emitem opinião. Ao final da aula, deixo textos, materiais e questões para que o aluno possa ter acesso a diferentes informações  e estar envolvido na próxima aula, exercendo o protagonismo e diálogos constantes. Nesse sentido, há diálogo constante com a coordenação da escola, informando alunos que não estão presentes, que não se envolvem, também temos o grupo de pais que através dele temos conversas, incentivamos a participação da família no desenvolvimento do estudante, dentre tantas outras estratégias para que o aluno seja estudante atuante efetivamente..
avatar
Maria Margarida da Silva
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Colégio Militar Estadual Tiradentes

Sex Jul 31, 2020 6:36 pm
A avaliação deve ser um processo contínuo e para que isso aconteça preciso conhecer meu aluno, saber suas deficiências, limitações e tudo que envolva seu aprendizado. Depois desse diagnóstico posso avaliar o progresso que o mesmo vai tendo e então poderei dá uma nota. A avaliação requer muito cuidado, às vezes a falta de observação pode prejudicar um aluno. Por isso avalio meus alunos diariamente.
avatar
Maria Margarida da Silva
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Colégio Militar Estadual Tiradentes

Sex Jul 31, 2020 6:39 pm
Maria Margarida da Silva Melo
Colégio Militar Estadual Tiradentes
Professora de Língua Portuguesa

A avaliação deve ser um processo contínuo e para que isso aconteça preciso conhecer meu aluno, saber suas deficiências, limitações e tudo que envolva seu aprendizado. Depois desse diagnóstico posso avaliar o progresso que o mesmo vai tendo e então poderei dá uma nota. A avaliação requer muito cuidado, às vezes a falta de observação pode prejudicar um aluno. Por isso avalio meus alunos diariamente.
avatar
mariajose.diniz@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty A avaliação como processo de reflexão da aprendizagem

Sex Jul 31, 2020 7:12 pm
Sou Maria José Oliveira Diniz de Barros, atualmente trabalho na Escola Elias Mansur Simão Filho na turma de 2º Ano, como professora regente.
A avaliação leva aos educandos e educadores a refletirem tanto no fazer pedagógico, quanto na disponibilidade do aluno para compreender e entender o que está sendo avaliado. O erro em si nos leva a refletir em nossas práticas pedagógica e não meramente para dizer que os discente estão certos ou errados, nos faz refletir na hora do planejamento levando-nos redirecionar as nossas práticas e abordagens em ralação ao objetivos que queremos alcançar. Hoje na escola na qual trabalho, temos o erro como algo positivo, onde nos leva a refletir, rever, reelaborar e redirecionar nossas práticas tornando essa avaliação formativa e somativa e não meramente dizer si esse ou aquele aluno é capaz. O professor faz toda diferença na hora de conduzir esse processo avaliativo.
avatar
Irene dos Santos Pontes
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Sex Jul 31, 2020 9:18 pm
A avaliação são meios para se refletir e procurar melhorar nosso trabalho. Como vimos,não é o fim,mas um processo que precisamos está sempre observando melhor os nossos alunos.
Não se pode avaliar só com uma prova,para ver o que as crianças já sabem,mas precisamos vê todo caminho feito,para podermos avaliar.
Tem criança que sabe fazer as tarefas no dia a dia,mas nas avaliações não consegue fazer uma boa prova,mas nós como professor,que acompanhamos essa criança,sabemos que ela sabe fazer,mas naquele momento não conseguiu.
Então é aí que precisamos saber avaliar,não aquela prova,mas todo o processo até ali.
Por isso precisamos aprender a avaliar.
avatar
Irene dos Santos Pontes
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Avaliação

Sex Jul 31, 2020 9:20 pm
A avaliação são meios para se refletir e procurar melhorar nosso trabalho. Como vimos,não é o fim,mas um processo que precisamos está sempre observando melhor os nossos alunos.
Não se pode avaliar só com uma prova,para ver o que as crianças já sabem,mas precisamos vê todo caminho feito,para podermos avaliar.
Tem criança que sabe fazer as tarefas no dia a dia,mas nas avaliações não consegue fazer uma boa prova,mas nós como professor,que acompanhamos essa criança,sabemos que ela sabe fazer,mas naquele momento não conseguiu.
Então é aí que precisamos saber avaliar,não aquela prova,mas todo o processo até ali.
Por isso precisamos aprender a avaliar.
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos