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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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Marcivânia Tim da Silva
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação a distância.

Ter maio 12, 2020 9:02 pm
Olá sou a professora Marcivânia Tim, trabalho na escola Frei André Maria Ficarelli.
Em tempos de isolamento social, o professor deixa de ser presencial e passa ser virtual, então a avaliação precisa ser pensada e praticada dentro da realidade de onde o ensino será aplicado.
Nesse período de pandemia a educação nunca foi tão desafiadora, pois se tratando de ensino a distância a forma de avaliar requer estratégias e instrumentos de avaliação diferenciado do ensino presencial.
No atual cenário estamos elaborando atividades com o apoio da SEE, onde encaminhamos via WhastsApp para o grupo dos pais e/ou responsáveis, os mesmos por sua vez auxiliam os filhos na resolução e em seguida fazem a devolutiva por meio de fotos, áudios e vídeos, nas devolutivas são realizadas as intervenções quando necessário.
Dessa forma a interação entre professor e aluno contribui para uma avaliação formativa.
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Neuza Sales
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Modulo II. Como tem sido sua prática avaliativa no atual cenário educacional.

Ter maio 12, 2020 9:32 pm
Neuza Maria Sales Rodrigues, Escola Estadual José Francisco da Silva, Plácido de Castro, Professora.
Neste Modulo II aborda diversas possibilidades e meios de comunicação para se levar o ensino a distancia, coisa que é de grande importância, tanto para nos professores como para nossos alunos, pois precisam ter o contato com a aprendizagem mesmo nesses tempos que estamos vivendo.
Mas ainda temos muitas dificuldades para levar aos alunos as informações necessárias para que os mesmos possam adquirir conhecimento e desenvolver as habilidades necessárias. Tudo começa com a informação e formação para os professores se adequarem a esta nossa ferramento de trabalho, como levar aos alunos informação e aprendizagem e ao mesmo tempo aprender a utilizar os nossos meios de comunicação sem quase ter informação de como fazer, nem todos os profissionais tem acesso ou formação e como utilizar.
e os alunos que são considerados a maioria de periferia ou carentes que não tem acesso as redes sociais para interagir com os conteúdos. Ainda tem os pais que tem condições de ajudar os filhos a terem o contato com o conteúdo mas não faz por onde ajudar os filhos, diz que o trabalho é do professor.
Nós professores do interior passamos por algumas dificuldades para levar aos alunos os conteúdos solicitados, pois, a comunidade é carente e alguns não tem condições para acompanhar as aulas on line. Mas mesmo com dificuldade alguns alunos da minha turma estão realizando as atividades propostas e aquelas que não tem rede social a escola se disponibilizou para fornecer o material impresso para o aluno que não tem condições e assim enviar a devolutiva ao professor.

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Elzanira Nery Cardoso
Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Prática de Avaliação Educacional.

Ter maio 12, 2020 10:39 pm
Elzanira Nery Cardoso professora de AEE na escola Franklin Roosevelt Plácido de Castro Acre .Uma avaliação externa é, por essência, realizada por uma equipe de especialistas e professores coordenados por consultores, mestres e doutores, de fora da escola que garantem a qualidade técnica de cada instrumento de avaliação; uma aplicação em larga escala, por sua vez, pressupõe que os instrumentos sejam aplicados à uma grande quantidade de respondentes. Vale ponderar que um instrumento de avaliação é a ferramenta que media a avaliação em si, que proporciona a coleta de dados pertinentes e observáveis.
Conscientemente ou inconscientemente avaliamos tudo à nossa volta: nosso estado psicológico (sono, fome, humor) e nosso meio ambiente e social (clima, espaço, paisagem). Assim sendo, avaliar é também um ato cotidiano e permanente.
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norma.maria
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Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 12, 2020 10:59 pm
Maria Silvana Alberto Gom escreveu:Sou a professora Maria Silvana A.G. da Silva, atualmente estou como coordenadora pedagógica na escola São Luiz Gonzaga em Vila Campinas, município de Plácido de Castro.
O ambiente virtual de aprendizagem, recurso esse utilizado na atualidade, vem contribuindo de forma significativa para o ensino no cenário atual, muitas ferramentas sugeridas para serem utilizadas na EAD. Os professores tem aprendido cada dia a lidar com esse novo processo que chegou de forma inesperada, não temos medido esforços para nos  adequarmos e fazer com que os conteúdos cheguem até nossos alunos. Seja por meio da aula virtual ou apostilas.
A comunicação entre alunos e professores é constante, possibilitando assim que a avaliação formativa aconteça, pois ao interagir por meio das mídias, enviando   e explicando conteúdos através de vídeos, áudios,  textos escritos; fazendo correção e  enviando devolutiva. Tem feito com que a escola se mantenha viva e dinâmica


Olá Professora Maria Silvana A.G. da Silva! Coordenadora pedagógica na escola São Luiz Gonzaga.
Vejo que sua experiência no ambiente virtual de aprendizagem está sendo muito satisfatória na escola: “Os professores tem aprendido cada dia a lidar com esse novo processo que chegou de forma inesperada, não temos medido esforços para nos adequarmos e fazer com que os conteúdos cheguem até nossos alunos. Seja por meio da aula virtual ou apostilas”.
Parabéns a todos os envolvidos, que estão contribuindo para aprendizagem dos alunos de uma forma inovadora.

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norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 13, 2020 12:02 am
Ana Lúcia Vieira Sales escreveu:Ana Lúcia Vieira, Escola Iracema Gomes Pereira, professora.

De acordo com o sociólogo Marco Silva, que fala em um dos vídeos, num ambiente de ensino virtual  podemos usar várias ferramentas, como: CHAT, FÓRUM, WIKI... Ok.

  No entanto, ele enfatizou também que ANTES de se desenvolver uma prática educativa usando essas ferramentas e, consequentemente, uma Avaliação EaD, faz-se necessário que se estabeleça acordos envolvendo a TODOS os estudantes que farão parte do processo. Porque essa Avaliação será processual (como  deve ser nas aulas presenciais), cada aluno será avaliado conforme seu desempenho nas argumentações, participações, produções.

Na atual conjuntura, onde enfrentamos uma pandemia, acredito que é um trabalho frustrante em alguns aspectos. O primeiro gargalo é o NÃO ACESSO de TODOS os alunos à internet de boa qualidade e às atividades propostas. O outro gargalo é que nem todos têm tablets, computadores e afins. A maioria conta com celulares, mas nem sempre têm internet adequada para atividades EaD (tiro pela minha que pago valor razoável e trava constantemente). Assim sendo, muitos estão ficando à margem do processo, o que acaba tornando este método excludente, principalmente para os alunos do 6º ao 9º Ano e Ensino Médio, embora as intenções do Sistema, dos professores, sejam as melhores, sabemos.

O perfil de meus alunos é, na maioria, crianças de periferia com parcos recursos tecnológicos (não irei citar os recursos básicos, como alimentação, por exemplo, que são bem restritos). Estamos usando grupo de WhatssApp, entregamos livros didáticos (que havia em quantidade suficiente para todos), para que pudéssemos conduzir atividades para as crianças pequenas do 1.º ao 5.º Ano. Encaminhamos atividades nos cadernos também, usando sequência sugerida pela SEE e outras que já temos em nossos acervos.

Diariamente, propomos tarefas e pedimos feedback, se estão conseguindo realizar, que mandem fotos, que tirem dúvidas. No meu caso, alunos de 1.º Ano, estou investindo também em vídeos educativos sobre os conteúdos inerentes ao Ano (sobre alfabeto, números, contagens, etc.). Vemos algumas limitações no acompanhamento, pois temos lá uma comunidade com responsáveis de escolaridade baixa, que sentem certa dificuldade para acompanhar as crianças, mas procuramos ligar, mandar áudios, ajudando e perguntando sobre as dúvidas. Vamos procurando fazer a nossa parte para que os prejuízos sejam os menores possíveis.

O que estou podendo avaliar, no momento, é através da participação, devolutiva, assiduidade, zelo, comprometimento... No retorno, após uma Avaliação Diagnóstica inicial indispensável, veremos como estão, quem evoluiu (tomando como base o Diagnóstico do início do Ano Letivo realizado em Março) e, a partir daí, o que faremos para avançar a aprendizagem de todos.

O trabalho de EaD é desafiador, pois requer preparo aos profissionais da Educação e todo um acordo e orientação junto aos alunos. É um pouco complicado para as crianças menores, pois estas dependem muito do adulto para terem acesso. São tempos atípicos e aguardamos o momento de voltar às aulas presenciais tão necessárias, importantes e insubstituíveis para a faixa etária em que atuamos.

No entanto, o atual contexto requer paciência. Enquanto isso, façamos pelos nossos aprendizes o melhor que pudermos com o que tivermos.


Olá professora Ana Lúcia Vieira!
Gostei muito da sua abordagem em relação aos acordos entre todos para realizar a avaliação. É necessário que os alunos saibam como estão sendo avaliados e quais os critérios estão sendo seguidos. Outro ponto abordado, é a dificuldade, o desafio de trabalhar com os pequenos alunos das séries iniciais que não contam com tecnologia satisfatória e pais com dificuldades em acompanhar o processo educativo. Mesmo assim, as aulas estão acontecendo e a comunidade escolar está fazendo o melhor que pode para superar os desafios e manter qualidade nesse momento ímpar que estamos vivendo.  
Planejar o retorno das aulas também é fundamental, “..No retorno, após uma Avaliação Diagnóstica inicial indispensável, veremos como estão, quem evoluiu (tomando como base o Diagnóstico do início do Ano Letivo realizado em Março) e, a partir daí, o que faremos para avançar a aprendizagem de todos.
Então, diante desse contexto podem discutir o planejamento escolar, compartilhar ideias e sugestões que ajudem a organizar a rotina do retorno das aulas, reunir com todos os segmentos da escola, usando aplicativos de videoconferências (se possível), para discutirem os projetos viáveis com as turmas e o papel de cada um da equipe no processo de motivação e acolhimento. Outra sugestão, é planejar reunião com as famílias no retorno das aulas, para ouvir o que elas passaram durante esse período e alinhar as ações para que eles se sintam valorizados e parte desse processo.

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Reno Lacerda Mendes
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Data de inscrição : 05/05/2020
Idade : 33
Localização : Plácido de Castro Acre

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua maio 13, 2020 11:25 am
Olá, bom dia sou professor Reno Lacerda ,escola Franklin Roosevelt Fundamental l(5ano).No cenário atual,observamos a importância da EAD em nossas vidas.Com a Pandemia do Coronavirus (COVID19),intensifiquei os conteúdos on line ,por meio das diversas ferramentas que estão ao nosso alcance,objetivando "alcançar "o maior número de educandos.Pude constatar o quanto foi e está sendo produtiva e atrativa as aulas a distância,através da interação de professores alunos e pais,tendo em vista que não podemos está nos comunicando presencialmente.A internet é uma ferramenta indispensável na "promoção" e disseminação do conhecimento entre todos nós,mas devemos ressaltar a importância em "gerir" o tempo de estudo para que se obtenha resultados satisfatórios.No entanto alguns fatores ainda dificultam o acesso á muitos cidadãos ,por exemplo alguns alunos que residem na zona rural ,nem sempre conseguem compartilhar desses momentos devido o não acesso ou a baixa qualidade em "pacotes" e planos contratados,que não suprem a demanda da Família,sem contar algumas questões de cunho financeiros para adquirir esses serviços ou equipamentos. Finalizo enfatizando o grande valor do "ambiente virtual de aprendizagem " para nossas vidas,enfatizando que para a obtenção de êxito nos resultados o comprometimento de ambos é essencial ,e só assim conseguiremos avançar na construção do saber.
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Mariluce Torquato de Sous
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Educação a distância e processo avaliativo.

Qua maio 13, 2020 2:13 pm
Sou a professora Mariluce Torquato de Sousa, trabalho na escola Rosaura Mourão da Rocha. Avaliar nesse momento, não está sendo tarefa fácil. A avaliação deve ser pensada e praticada dentro das possibilidades do nosso alunado, tendo em vista, que nem todos tem acesso a internet, assim, dificultando o ensino a distância e consequentemente o processo avaliativo. Diante do atual cenário educacional, tento ser justa, tendo em vista diferentes realidades, na escola que trabalho nossa clientela é muito carente, então, toda participação é valida. Levo em consideração, primeiro como as aulas EaD chegam aos alunos, segundo como os alunos realizam as atividades e terceiro o feedback, analisando os erros e os acertos, assim, oportunizando uma nova correção caso precise. Nesse contexto, a melhor forma de avaliação é a formativa, pois acompanha o processo de aprendizagem do aluno.
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Layla Carneiro
Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação no atual cenário educacional

Qua maio 13, 2020 2:56 pm
Olá, me chamo Layla Carneiro e atuo como professora de AEE na escola Santa Luzia e professora de inglês na escola Sete de Setembro em CZS. No atual cenário educacional, cuja as aulas estão suspensas e há a necessidade de isolamento social por causa da covid 19, nós professores tivemos que nos reinventar para atender as necessidades de nossos alunos. Nós temos enfrentado muitas dificuldades nesse processo, pois ninguém estava totalmente preparado para essas mudanças.
       Contudo, percebemos que é possível sim planejar e proporcionar momentos de aprendizagem para nossos alunos, mesmo que à distancia. Nesse sentido, o que tenho feito em relação a avaliação dos meus alunos é registrar as atividades que eles estão fazendo, observando o interesse que eles estão tendo ao perguntar quando tem dúvidas, e corrigir e/ou refazer as atividades quando enviamos o feedback. Além disso, a partir das dúvidas e dificuldades relatadas por eles, podemos refazer se for o caso a atividade, adaptar para os alunos com necessidades especiais, e assim quando as aulas retornarem com todas essas informações devidamente registradas, poderemos converter tudo isso em notas.
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Antonio Lopes da Silva
Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação EAF

Qua maio 13, 2020 3:24 pm
Sou Antonio Lopes da Silva coord. de Ensino, Esc. Estadual João Ricardo de Freitas. Tenho acompanhado a formação, lendo e assistindo os vídeos, são orientações importantíssimas que trás ferramentas que possamos fazer e acompanhar nossos alunos durante as atividades desenvolvidas on-line atraves de vários recursos tecnológicos. Quanto na posição de coord. de Ensino estamos trabalhando através do grupo Whatsapp, onde os professores planejam as atividades de acordo com plano de curso e repassa para coord. Pedagógica que analisa e da e devolutiva ao mesmo em contato pelo celular. Foi formado calendário onde todos professores tem seu dia para fazer suas postagens das atividades e acompanhar durante o dia, tirando dúvidas e dando devolutiva ao aluno. Nossa equipe acompanha e faz intervenção onde há necessidade.
Porém temos problemas com a falta de recursos tecnológicos da parte de pais de alunos, tem os que moram na área rural e os que são de baixa renda. Isso dificulta o andamento e a quantidades de participantes. Sem falar nos professores que em algumas vezes não tem habilidades para fazer tudo em tempo normal causando as vezes atraso no calendário semanal.
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LUCIENE CRISTINA
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliaçao

Qua maio 13, 2020 3:42 pm
Me chamo Luciene Cristina Gomes Felisberto,  trabalho  na escola  Manoel Machado, no meu ponto de vista é um pouco complicado pois  a avaliação tem que ser pensada dentro das atuais condições que a comunidade escolar vive. no contexto apresentado temos várias ferramentas para facilitar o estudo em E a D, porém a realidade e outra, a escola que trabalho e na zona rural, onde a maioria das famílias são carentes não tendo acesso a internet,  os professores junto com a escola estamos elaborando atividades e fazendo com que cheguem ate  os alunos, a iniciativa por parte da SEE e muito boa, porém não cabe a todas as famílias.
Como vamos avaliar, quando tudo isso passar penso eu que voltada à retenção dos conhecimentos repassados em salas de aula juntos com os alunos sendo uma avaliação cumulativa, assim o aluno recebe orientações continuas.
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Maria Auxiliadora
Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Maria Auxiliadora

Qua maio 13, 2020 3:51 pm

Sou a professora Auxiliadora, no momento estou assessora pedagógica no núcleo da Secretaria de Educação em Cruzeiro do Sul, Ac.
Através dos estudos realizados nos textos que nos foi sugeridos, foi possível perceber a gama de ferramentas à serem utilizadas pedagogicamente no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Recursos estes que se forem bem utilizados podem proporcionar uma interação significativa entre professor/aluno contemplando os objetos de estudo e consequentemente atingindo os objetivos da proposta curricular sugeridos pelo Estado.Quando se fala em avaliação Formativa da Aprendizagem na modalidade EAD , a mesma deve ser pensada e praticada dentro das possibilidades do nosso alunado, tendo em vista, que nem todos tem acesso a internet, assim, dificultando o ensino a distância e consequentemente o processo avaliativo. E quando se fala das escolas rurais a situação ainda é mais crítica ainda, quando se fala em ensino a distância . E uma outra situação preocupante, se refere ao próprio professor, uma vez que a maioria deles não foram preparados, formados para atuarem com essas ferramentas( múltiplas mídias (Classroom, Chats, VideoConferência, Teleaula, Fórum etc) Muitos não sabem nem utilizar as ferramentas mais simples do seu tablet, celular ou mesmo computador. , para Otsuka; Rocha (2005) a avaliação formativa deve fazer parte do processo avaliativo em educação à distância, pois, sendo contínua permite identificar o estilo de aprendizagem do aluno e suas habilidades. E para isso o professor precisa fornecer feedback com o aluno para saber o que ele está aprendendo e o que necessita aprender, com o objetivo de fornecer um atendimento individual e solucionar possíveis falhas na aprendizagem. E para que isso aconteça é necessário que professor e alunos dominem as ferramentas. Mas acredito que com o esforço de todos conseguiremos chegar ao objetivo maior que será atingir o alunado com qualidade.
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DINAURA PINHEIRO ALMEIDA
Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty AVALIAÇÃO

Qua maio 13, 2020 4:37 pm
DINAURA PINHEIRO ALMEIDA
ASSESSORA PEDAGÓGICA
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE SENA MADUREIRA

Segundo Otsuka; Rocha (2005) a avaliação deve acontecer no processo de aprendizagem pois esta modalidade vai permitir ao educador fazer o acompanhamento e as orientações aos alunos de forma contínua, tendo em vista que este processo avaliativo faz constantemente o levantamento  das aprendizagens, as analisa e propõe ações para sanar as dificuldades de aprendizagem, e como reflexo disso acontece o avanço do aprendiz.
É importante ressaltar que no atual cenário mundial e especificamente o estadual faz-se necessário o professor realizar suas aulas através da EaD e assim buscar transmitir o conteúdo utilizando recursos diversos de acordo com o nível de conhecimento e possibilidades de aprendizagem de seus alunos. É fundamental também o uso de diversas ferramentas ou da ferramenta virtual que a maioria dos alunos tenham acesso. A nossa experiência mostra que os grupos de whatsapp estão em alta nas escolas pois a maioria das famílias possui o recurso tecnológico para usá-lo. N o entanto muitas vezes temos o entrave da falta de acesso a internet. Assim, cabe ao professor ter conhecimento dos aprendizes que não têm acesso a este  recurso para definir outras estratégias a serem adotadas, como por exemplo,  disponibilizar atividades impressas para serem entregues aos pais.
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Ana Cleide da Silva Lima
Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação da aprendizagem na Escola Maria Lima de Souza

Qua maio 13, 2020 4:44 pm
Ana Cleide da Silva Lima
Coordenadora de Ensino
Escola Maria Lima de Souza
Novos Desafios.
Em meio a essa pandemia, não podemos parar a nossas vidas completamente. Então, como foi proposto a continuação das aulas em EaD - ensino mediado por meios tecnológicos, internet ou via-satélite em que alunos e professores estão separados, fisicamente em espaços diferentes, ou seja, distante um do outro, mais que estão presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem á distancia como afirma MORAN, 2009. Tenho experimentado novos desafios a cada dia e com isso ganhado novas experiências em minha carreira profissional.
A nossa escola atende uma clientela de duas modalidades: Ensino Fundamental e Ensino Médio, nem todos os alunos possuem celular ou computador e nem têm acesso à internet. Mais mesmo assim começamos com a criação de grupos de estudos no Whatsapp e criamos um site para postagem das atividades. Para os que não dispunham de meios tecnológicos entregamos as atividades impressas. No início foi uma verdadeira confusão, por ser uma coisa nova, mais hoje já normalizou. Os alunos recebem as atividades e devolvem aos professores que tiram duvidas, conversam, mandam materiais complementares entre outros.
A nossa prática avaliativa se baseia na avaliação que tem a função formativa, através da qual os professores analisam, de maneira frequente e interativa, as atividades devolvidas e consequentemente o progresso dos alunos, para identificar se eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, e para que venham a se reorganizar e dá continuidade ao seu trabalho pedagógico. Nessa avaliação o professor considera as diferenças entre os alunos, a adaptação ao trabalho e às necessidades de cada um e dá tratamento adequado aos seus resultados. Levando em conta não apenas os critérios de avaliação, mas, também, a análise do seu progresso considerando aspectos tais como: o esforço por ele despendido, o contexto particular do seu trabalho e as aprendizagens adquiridas.
Os professores, de modo geral, enfrentam dificuldades e pressões para a realização do seu trabalho diário. Porém, recebem apoio e oportunidades para enfrentar todos esses desafios. Então usamos a avaliação formativa, pois ela é a que engloba todas as atividades desenvolvidas pelos professores e seus alunos, com o intuito de fornecer informações a serem usadas como feedback para reorganizar o seu trabalho pedagógico e consequentemente, o julgamento da produção do aluno levando em conta o processo de aprendizagem desenvolvido e as circunstâncias individuais observadas, e não apenas os critérios de avaliação.
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Maria Goreti Silva de Sou
Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação Ead

Qua maio 13, 2020 4:52 pm
Meu nome é Maria Goreti Silva de Souza do Ó, trabalho na escola Plácido de Castro como professora de ciências do 7° ao 9° ano.
O trabalho de EAD é desafiador, pois requer preparo dos professores e um certo manejo com os alunos.Essa situação em si contribui para que nos profissionais da educação possamos está nos reinventando e inovando dentro da prática escolar.
Apesar dos desafios encontrados nesse novo modelo de ensino, vem sendo bem proveitosa essa oportunidade de inovação que ambos( professor, aluno) vem desenvolvendo.
No entanto é necessário compreender as possibilidades e os limites de aprendizagem de nossos alunos, para a partir disso direcionar- mos nosso planejamento para um bom desempenho das atividades propostas.
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Mayra Nogueira
Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/05/2020

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Relato da prática avaliativa no atual cenário educacional

Qua maio 13, 2020 5:43 pm
Meu nome é Mayra Mariana Bento Nogueira de Oliveira, sou professora de ciências de 6° ao 9° ano no Instituto Santa Juliana em Sena Madureira – Acre.
Em decorrência da pandemia tivemos a paralisação das aulas presencias, o que nos mostrou um novo cenário, as aulas e atividades na modalidade ead. Que reflete várias limitações as quais teremos que superar e nos adaptar, para assim, melhorar nossa prática educacional de forma significativa.
O primeiro impacto que tive foi como mudar a metodologia para trabalhar ead, já que é bem diferente de quando temos alunos e professor na sala de aula diariamente e acredito que para nossos alunos também trata-se de uma adaptação difícil. Já que temos alunos que não tem acesso a internet e/ ou computador, celular e tão pouco acompanhamento dos pais na vida escolar.
Precisamos usar diferentes ferramentas e estratégias educacionais para atender o nosso aluno de forma efetiva e dinâmica, para que de fato a aprendizagem aconteça.
Acredito que temos que visualizar novas possibilidades de trabalhar com diferentes ferramentas de aprendizagens, e também, nos adaptar a esse cenário atual da educação. Procurando sempre ter um contato efetivo mesmo, que virtual, fazendo as intervenções necessárias e dando uma devolutiva quanto as atividades propostas para que de fato a avaliação formativa seja efetiva ao longo do tempo.
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dianny.fernandes
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação da aprendizagem

Qua maio 13, 2020 7:18 pm
Me chamo Dianny Fernandes N. C. de SouZA e sou professora na Escola Estadual Anita Garibaldi.
Inicialmente observamos o quão despreparado o corpo docente estava para tal desafio. É inquestionável o grande "leque" de possibilidade tecnológicas disponíveis atualmente, porém nela residem dois problemas fundamentais: o primeiro se dá no fato de que tanto a gestão escolar como o corpo docente possuem conhecimento limitado sobre essa área, tanto para ensinar a usar as ferramentas como para a efetiva utilização das mesmas. O segundo, e ao meu ver o mais preocupante, é a falta de acesso por parte dos alunos a essas múltiplas mídias, pois apesar de ser de fundamental importância nossa prática docente via mídia EAD ela torna-se excludente e não inclusiva, aumentando ainda mais a desigualdade social, porém no âmbito escolar.
É de grande valia os cursos de capacitação oferecidos aos educadores nesse momento, mas nossa formação não nos preparou para isso, parece que do dia para a noite temos que dominar uma competência até então nunca usada antes, falo aqui sobre sobre vídeo aula, classroom e podcast, onde não só temos que viabilizar uma aula de auto padrão, como gravar vídeos, edita-los e posta-los. Não estávamos acostumados, porém como sempre, entregamos nosso melhor em tudo que fazemos e estamos conseguindo. Fácil? Não, não está sendo fácil, mas seguiremos firmes no propósito.
No que diz respeito à avalição o que pode feito já que entendo ser uma Avalição Formativa, nos resta observar a assiduidade, participação, interação mediante áudios e vídeos, envolvimento nas atividades propostas e entrega dentro dos prazos. No momento é o que estamos fazendo.
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Rogério
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Qua maio 13, 2020 7:32 pm
Caroliner Alves
Escolas Placido de Castro e Madre Gabriela Nardi
Professora

Nesse momento em que tivemos que mudar a rota das nossas aulas, leva a refletir ainda mais sobre as formas avaliativas e seu sucesso.
Tornou-se um desafio pensar como a proposta de atividade chegaria aos alunos, quais recursos teriam disponíveis e como essa atividade tem sido feita em casa. Contudo ha um desdobramento para que alcancemos todos, que todos façam e com exito, porem, sabemos que nossa realidade é bem diferente, muitos alunos não dispõe se que do aparelho celular quisera um notebook ou uma rede de internet de qualidade que possa ajudá-lo. Tem sido ao mesmo tempo desafiador e preocupante. E pensando na avaliação, não podemos deixar de lado a ideia de avaliar para que haja ação e modificação na vida daqueles que por ela são julgados e aferidos. Nessa proposta de aulas onlines precisamos levar em consideração os diversos caminhos da formação do aluno, bem como as suas limitações ao acesso a internet. Pois para avaliar formativamente temos obrigação de entender que cada aluno possui seu próprio ritmo de aprendizagem e, sendo assim, possui cargas de conhecimentos diferentes entre si.
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valdelina_muniz@hotmail.c
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação _ Módulo II

Qua maio 13, 2020 8:06 pm
Olá, sou a professora Valdelina Muniz, Núcleo de Placido de Castro.
Diante da realidade em que vivemos, mais do que nunca estamos em busca de novos alinhamentos para centrarmos as transformações
das práticas docentes.
Essa realidade requer a utilização de instrumentos que facilitem a aprendizagem, avaliação e temos que apostar todas as nossas fichas
em atividades e ambientes virtuais do forma síncrona ou assíncrona.

Muitos questionamentos permeiam nossas mentes: Como e em que medida as estratégias, procedimentos e atividades estão funcionando?
Em que medida e de que forma as ações estão permitindo a realização dos objetivos propostos? Os objetivos estão sendo alcançados?

Em conversa com alguns professores durante as orientações constatamos, quão desafiador está sendo esse processo. Mas, que também,
quanto aprendizado! Professores tentando repassar conteúdos extensos em pequenos videos, de forma mais resumida, porque os celulares
não comportam grandes videos; sem o quadro pra rabiscar; dando devolutivas coletivas; fazendo fórum  via whats App. Enfim, se adequando
a essa nova forma de trabalhar.
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Cleicimara Santos Neves C
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Resposta ao módulo 2

Qui maio 14, 2020 12:10 am
Cleicimara Santos Neves Cunha, escola prof. Diva Pereira de Souza, professora da turma só 2 ano.
Em meio a essa pandemia em que estamos vivendo, estamos trabalhando com nossos alunos através de apostilas de atividades que nos professores juntamente com a coordenação selecionamos para que os alunos façam em casa com ajuda dos seus responsáveis, o acompanhamento das atividades é realizado através de um grupo no watzap no qual falamos com os pais sobre dúvidas e questionamentos e que também nos é enviado fotos e vídeos das crianças realizando as atividades para que assim nossos alunos não percam estudos devido não poderem estar indo a escola. Até que tudo se acabe está é medida que está sendo utilizado no meu trabalho.
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Ana Maria Dias da Silva B
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty AVALIAÇÃO

Qui maio 14, 2020 12:21 am
Sou Ana e Maria Dias da Silva Barbosa , assessora pedagógica da divisão da educação especial, as aulas a distância sempre foram muito importantes no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, hoje vive um momento desafiador mediante as propostas pedagógicas , recursos e ferramentas é necessário de acordo com os conteúdos, o professor planejar atividades adaptadas que possibilitem a participação e a realização dos alunos público alvo da educação especial. nesse momento em que todas as escolas estão trabalhando com os conteúdos a distância, sabemos que não é fácil,porém, percebemos o envolvimento de todas as equipes gestoras e dos profissionais de apoio da educação especial para garantir a interação dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem. De acordo com Lopes e Xavier (2004) é importante também que o professor tenha uma postura ativa sempre disposto a apoiar o aluno durante o processo.






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Ana Paula Lima da Silva
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Qui maio 14, 2020 2:37 am
Ana Paula Lima da Silva, professora de Arte.
A temática do fórum é muito interessante para esse momento que estamos vivendo, é um momento de adaptação a uma nova realidade e de várias dúvidas em relação a forma em que vamos avaliar os nossos alunos. Acredito que está sendo tudo muito novo para uma grande parte de meus colegas de profissão essa adaptação com os meios tecnológicos e digitais.
No meu processo avaliativo venho buscando ter empatia pelo momento em que estamos vivendo e pelo contexto socioeconômico que os meus alunos estão inseridos, com isso procuro adaptar as minhas atividades, buscando uma maneira mais simples para que o aluno tenha acesso com mais facilidade ao material. Tendo em vista que nem todos os alunos estão tendo acesso as aulas online, com isso, acaba por atrapalhar o processo de aprendizagem dessa parte de alunos que não vão ter acesso aos conteúdos.
Falando em avaliação, procuro avaliar o empenho e dedicação do aluno em realizar as atividades propostas, procuro não interferir no processo de criação, deixando o aluno livre para criar sua arte com os materiais alternativos que podem ser encontrados no seu ambiente familiar, e assim buscando sempre incentivar o aluno a ter um olhar diferente para os objetos que estão ao seu redor e que muita das vezes ele acaba descartando sem dar nenhuma utilidade.
Nesse momento é importante buscar uma maneira mais sensível de avaliação e observar o retorno que os alunos estão dando as atividades e a nova forma de estudo.
A minha experiência durante essas semanas tem sido trabalhando dessa forma, buscando ter empatia e sensibilidade pelos trabalhos apresentados, os resultados tem sido proveitosos e os alunos tem se empenhado nas atividades e o resultado tem sido favorável ao que foi proposto nas aulas.
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Noely Castro
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Instrumentos e Avaliação

Qui maio 14, 2020 6:40 am
Olá Bom dia! Sou Noely Castro da Silva Nascimento Coordenadora de Ensino do NE do Município de Feijó. Atualmente estamos vivendo em um cenário que nos propôs trabalhar com atividades a distancia e logo percebemos a necessidade dos nossos professores em se familiar com esses ambientes, para alguns não foi difícil, mas para outros, desafiador. Como estou coordenadora acompanho as escolas ( equipes gestoras) na realização dessa tarefa, percebo a grande necessidade de envolver todos os professores e alcançar os alunos, principalmente quando se fala em atividades tecnológicas, onde muitos não possuem recursos necessário como internet, celular, computador. Mas como atividade a distancia permite também, atividade impressa assim está fazendo uso. Nestas atividades o professor passa o conteúdo, o aluno participa e o professor da o feedback. Enquanto a avaliação instruiu-se que seja feita em aula presencial, no retorno ás aulas.
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Danilo de Souza
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Data de inscrição : 12/05/2020
Localização : CRUZEIRO DO SUL

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação Modulo I I

Qui maio 14, 2020 11:05 am
Sou Danilo de Souza, de Cruzeiro do Sul, professor de Ciências da Natureza.
Uma das diferença entre a atuação do docente presencial e do tutor é que, na EAD a mediação do processo de formação de competências ocorre de forma mediatizada, ou seja, utilizando diferentes mídias e tecnologias. tecnologias essas que estamos conhecendo mais durante essa Pandemia.
É por meio de ferramentas de comunicação, de interação, de pesquisa, entre outras, que o tutor promove as interações humanas, transmite suas orientações didáticas, oferece apoio pedagógico e acompanhamento sistemático e permanente aos alunos.
Para Moore (2007, p.147), este é um dos principais fatores que diferenciam o docente presencial do tutor, e também é o maior desafio da EAD, já que os educadores, em geral, estão preparados para a situação convencional de “lidar com alunos em uma sala de aula tradicional”.
Diante disso sabemos que professores e alunos encontram dificuldades em se trabalhar dessa forma.
Com relação a avaliação, no momento, através do app Whatssap sabemos quais alunos recebem atividades, e quais alunos não tem acesso a internet , com isso , avaliamos pela participação, interação, comprometimento, entrega de atividades no tempo certo, criatividade...
Infelizmente não atingimos 100% dos alunos.
Vale relatar que, apesar das dificuldades, está sendo um ótima experiência.

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Valdernilson de L. Gomes
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Data de inscrição : 14/05/2020
Idade : 42

Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliar é Preciso

Qui maio 14, 2020 11:10 am
Valdernilson de Lima Gomes
Escola Estadual de Ensino Fundamental "Plácido de Castro"
Gestor Escolar.

Vivenciamos hoje algumas mudanças na educação devido essa fase que estamos cruzando de Pandemia, onde a maioria de nós educadores não estávamos preparados. E quando se fala em ensino à distância e principalmente avaliação formativa, o desafio se torna maior, pois, precisamos nos capacitar, pesquisar e estudar bastante para podermos fazer o nosso papel de educador. Temos alguns pontos mais críticos como: conscientização de toda comunidade escolar, com especialidade aos pais e alunos, temos também docentes que não dominam as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e outros problemas como o acesso à internet, discentes afastados da cidade (em colônias, seringais, e etc....). Enfim, a avaliação formativa é necessária, porém, nessa primeira fase fica um pouco restrita, por conta de todas as dificuldades citadas acima, que com o tempo iremos vencer. Hoje, estamos avaliando os nossos discentes pela participação no grupo de whatsapp, suas postagens e interação professor/aluno através dos feedback.


Última edição por Valdernilson de L. Gomes em Sáb maio 23, 2020 8:49 pm, editado 1 vez(es)
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Juliana Batista de Lima
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Data de inscrição : 08/05/2020
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Módulo II (11 a 15 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Como tem sido sua prática avaliativa no atual cenário

Qui maio 14, 2020 11:47 am
Juliana Batista de Lima, professora de Ciências, Escola Nova Esperança e Argentina Pereira Feitosa.
Diante das primeiras tentativas de aulas online pude perceber que as circunstâncias foram um pouco caóticas e improvisadas para muitos pais e alunos, assim como para os professores, muitos dos quais estão pela primeira vez se aventurando no ensino à distância ou online, e conciliando isso com o cuidado de seus próprios filhos em casa.
Considerando a avaliação formativa, as respostas para a situação têm sido diversificadas, a depender de cada escola, visto que avaliar no ensino a distância requer do aluno motivação e maturidade para se dedicar aos estudos sem a presença do professor. Vejo a preocupação das equipes em utilizar as ferramentas indicadas para o melhor ensino do aluno, mas isso depende muito da realidade da escola e do próprio aluno, que está pesando muito no nosso município, pela falta de acessibilidade as ferramentas, que são digitais e online. Diante dessa situação as escolas, principalmente os professores, estão sendo convidados a pensar em outros tipos de estratégias para que haja o efetivo aprendizado. E quando esse cenário atual passar, teremos muito trabalho para alinhar os alunos que não tiveram acesso a nenhuma ferramenta por diversos motivos.
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