Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+152
CARLA ARIELA LUZ
Amanda Alexandre
Anderson Parada
JOÃO CLÁUDIO
geiris lima de melo
valdelina_muniz@hotmail.c
Luciana Rosales
Pedro Mendes
Alice Bispo
d@niel
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Cleide
Jaqueline de Oliveira
leandro da silva melo
alinesotero@uol.com.br
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
ROMERITO FONTINELE DE SOU
REGIANNE
ANTONIO MARQUES DO VALE
Valter Costa
Vanessa Nogueira
Jose Marcelo Fortunato
Sandra Santos Silva
01796226254
Quesia Ferreira Silva Oli
Juliana Batista de Lima
68306466268
Emanoel Aparecido
Elayne Magalhães
Stefanny Carvalho
DENES LUIZ
rosinete l. de campos
Jair Fiesca Júnior
Vinícius Martins
Wladimir Melo Rebouças
Rayalle Lima
Joabe Freitas do Nascimen
Marilene Oliveira Santos
greicyane vinente soares
Luzineia Farias
Cleide Olímpio de Morais
ANA PAULA SILVA REIS
Francisca Raydinelli
cezarhildo
gleiciany Amorim Gomes
Mariane Viana Vasconcelos
Lela Tatiane Franke Nery
José Francisco da Silva
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Géssica
Gedileia Gregório
Maria Silvana Alberto Gom
Rosângela da Silva Melo
Izabel Correia
Thiago Sampaio
sant.angel
Adriana Luiza Schneberger
Maria Moura
José césio medeiros
Cremilda
Obadias Mendonça
jose francisco
Márcia Fittipaldy
Bruna Lalinny Magalhães d
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
ADRIANA SANTOS DA SILVA
Brasilina Feitoza
Rosileuda
Kátia Leão
Elizete
DEVANILDE
Jordana Costa
zildenir
rlima_araujo@hotmail.com
arnangomes
Francisco Lopes
Irleide de Souza Gondin
Neusa Rego
Clarisse Frank
Elzanira Nery Cardoso
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
Gleyson Farias da Silva A
Vanessa Santos
LEILA TAVARES
Joseane Mezerhane
Eulaila Maria H. Nunes
Adeguimar
Carlos Simão
Christyne Diogenes
Francicleia da Rocha
Nayana Rayelly
Dos Anjos
Cliciane
48454605215
Elvis Martins
DarcilaTais
Maria Francineide
Jose Arimateia Souza da C
Valdernilson de L. Gomes
Marta Neves Bezerra
Pedro Felipe
nusaboia
Kétila da Costa Castro
Rozany Rocha pereira
Judson Costa
IVANETE ROCHA DA SILVA
Leide Niria de S Cordeiro
Rogério
Mauricleia Belo Nobre
Cleyciane Bezerra de camp
dianny.fernandes
Maria Sousa
Elissandra queiroz
Sebastiana F V Gomes
Angela silva alves
Verônica Severino
Erico souza
Danilo de Souza
CLARICE BRAGA
keyla galvão
Maria Evanisia
Aucilene Cavalcante da Si
Clarice da Silva Lemos
MAICON BARROSO
Marcio Bernardino e Silva
NazileneSilva Brasil Barr
Rosimeire Rodrigues
GILEAIDE DA SILVA FEITOZA
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Fátima Portela
Helileis Marinho
Lenires
Nilda Conrado
Aldemisia Menezes de Alen
Elisete de assis matos Al
Samara Freitas
Rosangela R de Oliveira
marcelotk
Regilene Almeida
norma.maria
CARLOS CLEU
Sâmyk Farias
francicley de melo
VALÉRIA DA SILVA RABELO
Layla Carneiro
Reno Lacerda Mendes
altenor.junior
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Paula Freire
rarismar
156 participantes
Ir para baixo
avatar
CARLA ARIELA LUZ
Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/07/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty AVALIAÇÃO ENVOLVE DIMENSÕES DIFERENTES

Qua Jul 22, 2020 1:59 pm
CARLA ARIELA LUZ QUIRINO GUIMARÃES
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO JOÃO RIBEIRO
PROFESSORA DE MATEMÁTICA

AVALIAR A MUITO TEMPO VEM TOMANDO NOVAS DIMENSÕES, COM ISTO NOS EDUCADORES PRECISAMOS ADEQUAR AQUILO A QUE JÁ ESTÁVAMOS ACOSTUMADOS A ESSA NOVA REALIDADE.
AO QUE SE REFERE A FRASE DE  HOFFMANN (2009), AVALIAR É SIM ATRIBUIR UM VALOR PORÉM O VALOR VEM DAS CAPACIDADES, AÇÕES, OPINIÕES E CONHECIMENTO ADQUIRIDO DE CADA PESSOA. E NÃO SIMPLESMENTE DAQUILO QUE ELE É CAPAZ DE DECORAR E REPLICAR EM UMA PROVA.
EM CLASSE, POR MUITAS VEZES SOMOS SURPREENDIDO COM O CONHECIMENTO QUE O ALUNO TRAZ DE SUA VIDA E DO SEU COTIDIANO. MATEMATICAMENTE ISSO ACABA SENDO FASCINANTE, VER TODA AQUELA TEORIA COLOCADA EM PRATICA DE UMA MANEIRA TÃO SIMPLES. E ISSO ME FEZ REFLETIR SOBRE COMO AVALIAR O ALUNO QUE TEM DIFICULDADE COM FÓRMULAS, MAS CONSEGUE REALIZAR O CALCULO A SUA MANEIRA, SENDO QUE EMBORA NÃO SEJA A TEORIA QUE EU O ENSINEI, MAS SEJA O CONHECIMENTO E AS HABILIDADES QUE ESPERO QUE ELE APRENDA.
ASSIM PASSEI A AVALIAR NÃO SÓ AQUILO QUE EU PASSEI PARA QUE ELE RESOLVA A MINHA MANEIRA, DEIXO QUE ELE RESOLVA PRIMEIRO COMO ELE FOR CAPAZ DE COMPREENDER, DEPOIS MOSTRO A ELE COM PACIÊNCIA COMO DEVE SER FEITO UTILIZANDO AS FÓRMULAS, PARA QUE ELE SEJA CAPAZ DE VER QUE AQUILO QUE ELE SABE É MUITO MAIOR DO QUE ELE IMAGINA E QUE SEU CONHECIMENTO SE LAPIDADO PODE IR ALÉM.
avatar
paulo@escolaielf.com.br
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Avaliação

Qua Jul 22, 2020 2:36 pm
Paulo Rodrigo Moreira da Silva, Instituto de Educação Lourenço Filho, Professor de Física.
Não se deve priorizar apenas o resultado ou o processo de uma avaliação, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica e construtiva.
avatar
Érica Medeiros de L C e S
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Avaliação

Qua Jul 22, 2020 7:13 pm
Avaliar o aluno diariamente é a grande chave para a conquista de uma Avaliação adequada. Seguir passo a passo cada conquista do aluno, é primordial para agregar valor de qualitativo e quantitativo ao processo de desenvolvimento de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, acompanhar as Habilidades e valorizar o aluno por cada pequena ação, é reconhecer que todos somos diferentes e possuímos diferentes tempos de aprendizagem.
Portanto, analisar, pesquisar, anotar, discutir, valorizar e reconhecer cada habilidade do aluno, mostrará sua capacidade.

Érica Medeiros
Assessora Pedagógica do Núcleo de Acrelândia
avatar
Elisa C. de Albuquerque
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Avaliação processo de ensino.

Qua Jul 22, 2020 9:10 pm
Olá, sou a professora Elisa do Instituto de Educação Lourenço Filho, Rio Branco Acre. Coordenadora de Área de de CH, pessoa de Geografia e Pós-Médio.
Quando entendemos que avaliação é uma parte do processo de construção da aprendizagem, deixando de lado a prática de mensurar apenas números, os valores de fato fazem sentido ao educador. Não são números, mas sim indicadores do nosso trabalho, parâmetros para organização e planejamento de nossas aulas. Enxergar o estudante como indivíduo com níveis de aprendizado diferentes, é estar ao lado. Somos seres sociais, construídos por valores, usufruir das várias formas avaliativas, processual, qualitativa e quantitativa, sempre pautadas nas habilidades necessárias para as competências da etapa do estudante ajudam a neutralizar nossas impressões e fortalecem um diagnóstico mais preciso das dificuldades ou avanços dos estudantes.
avatar
TAMIRES TEIXEIRA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty AVALIAÇÃO-MÓDULO I

Qui Jul 23, 2020 5:25 pm
ME CHAMO TAMIRES LOPES TEIXEIRA E SOU PROFESSORA NA ESCOLA ÁUREA PIRES MONTES DE SOUZA. COMO BEM AFIRMOU HOFFMANN (2009), A APRENDIZAGEM É UM CAMINHO E O CONHECIMENTO É UMA CONSTRUÇÃO. NESTE CAMINHO EM QUE O CONHECIMENTO É CONSTRUIDO OCORREM TROCAS IMPORTANTÍSSIMAS ENTRE OS ENVOLVIDOS . A CRIANÇA, ENTENDIDA COMO PROTAGONISTA, TRAZ CONSIGO ALÉM DE UMA BAGAGEM DE CONHECIMENTOS UM GRANDE POTENCIAL A SER DESENVOLVIDO. O PROFESSOR, ENTENDIDO COMO UM MEDIADOR, APRESENTA  UM PAPEL FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO, NÃO APENAS POR ESTAR EM UMA POSIÇÃO DE ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM MAS TAMBÉM POR TER A RESPONSABILIDADE DE OBSERVAR SEUS ALUNOS E RESPEITAR SEUS RITMOS BEM COMO INCENTIVÁ-LOS A PERMANECER CAMINHANDO. NESSA PERSPECTIVA A AVALIAÇÃO DEVE OCORRER PORTANTO DE MANEIRA COMPROMETIDA E HUMANA LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES,  PRIORIZANDO OS ASPECTOS QUALITATIVOS AO INVÉS DOS QUANTITATIVOS.
NA ESCOLA QUE TRABALHO BUSCAMOS TER ESSA SENSIBILIDADE NO OLHAR E NO AGIR AO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE APOIO PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS POR EXEMPLO.
avatar
CARLA NERY
Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/07/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Resposta do FÓRUM I

Qui Jul 23, 2020 6:00 pm
Sou Carla Nery, professora de biologia da escola Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF). As remotas é uma possibilidade que os alunos têm para continuar estundando na escola que trabalho. Os alunos estão recebendo o material através do google Classroon e as dúvidas podem ser esclarecidadas pelo whatsapp ou por vídeo conferência. Os alunos estão sempre em contato com os professores. Para os alunos que não tem acesso a internet, está sendo disponibilizado material impreso.
Na minha opinião o ensino a distânia é importante para manter, pelo menos, parte da rotina, bem como estimular e ativar as funções cerebrais que auxiliam no aprendizado. Mas o grande problema é a falta de acesso a internet pela a maioria dos alunos de baixa renda.

avatar
Thalisson Mendes
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Avaliação em filosofia: um desafio metodológico

Sex Jul 24, 2020 2:03 pm
Thalisson Cunha Mendes - Escola José Ribamar Batista (EJORB) - Professor de Filosofia e Estudo Orientado.

Haja vista a recente obrigatoriedade do ensino de Filosofia, não somente as formas de ensinar, mas de como avaliar, estão em aberto para esta disciplina. Logo, o que podemos chamar de uma "didática-filosófica", se encontra em processo de construção.  A dificuldade para se pensar outras formas de avaliação para além da tradicional se encontra na medida em que a Filosofia é uma área do conhecimento rigorosamente conceitual. Sendo assim, a princípio, não haveria dúvidas de que uma prova (objetiva ou subjetiva) seria a melhor opção, pois avaliaria se o estudante compreendeu ou não os conceitos filosóficos. Não obstante, ao me apropriar metodologicamente do conceito de Educação Pragmática de Anísio Teixeira, duas coisas me ocorreram: a primeira é no tocante ao ensino-aprendizagem, pois percebi que deveria deslocar os conceitos complexos e abstratos da filosofia trazendo-os para o contexto e a vida do estudante; a segunda,  por consequência da primeira, é que eu poderia avaliar a compreensão destes conceitos de outras formas, como por exemplo: interpretação de poesias, filmes, artes plásticas e música. Sendo assim, uma forma interessante é sempre mostrar ao estudante que a filosofia encontra-se em seu cotidiano, o que por consequência, levará ao Docente avaliá-lo de maneira mais criativa e fluída, deixando de lado a avaliação conclusiva e taxativa, na medida em esta última enquadra o estudante numa rígida tabela de tipo taxonômica que o estereotipa entre "inteligente" e "não inteligente", anulando assim os outros tipos de inteligência.
avatar
Eid da Silva Santos
Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/07/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Fórum mod I

Sex Jul 24, 2020 2:06 pm
Eid da Silva Santos. Escola Áurea Pires Montes de Souza. Professor
De acordo com Jussara Hoffman, a avaliação não deve ser limitada ao processo classificatório e nem ser estática. Nesta perspectiva, devemos considerar o respeito à liberdade e a consideração à tolerância, que são inspirados nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, citados na LDB 9394/96. Ambos têm por fim o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho. Assim, a avaliação constitui-se enquanto um processo dinâmico, com encaminhamentos às ações mais adequadas para a aprendizagem.
avatar
alana.filosofia@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty A avaliação e o desenvolvimento do aluno

Sex Jul 24, 2020 4:45 pm
Alana Acsa Magalhães de Brito, Colégio Militar Dom Pedro II. Professora de Filosofia e Sociologia.

Hoffman apresenta uma forma de avaliação baseada na premissa do acompanhamento no desenvolvimento do aluno, uma vez que mesmo os erros do discente servem como ferramenta na análise do processo, o professor, segundo a autora, deve caminhar junto ao estudante mediando o processo de aprendizagem e buscando como consequência, a formação do aluno como um sujeito que pratica a autocrítica e assume a responsabilidade.

Vimos ao longo da leitura dos textos que nos foram fornecidos, que a avaliação deve ser preferencialmente diagnóstica, ou input, que serve para averiguar as causas que impedem o aprendizado, possibilita trabalha-las. Temos também a chamada avaliação classificatória, ou output, que visa averiguar o nível alcançado pelo aluno (avaliação final). Porém, ao refletirmos sobre a citação de Jussara Hoffmann, percebemos que seguindo a perspectiva da autora uma avaliação input, ou avaliação diagnóstica, seria preferível uma vez que segundo esta forma de avaliação o professor interage e participa mais do processo formativo do aluno.

Os dados empíricos nos ajudam a perceber se e quando estas ferramentas acima citadas, são ou não praticáveis. Trazendo para o campo de atuação desta professora que lhes responde, percebemos que ambas as formas de avaliação são necessárias e úteis, uma vez que não podemos avançar nas discussões sobre determinados temas e conteúdos, se não soubermos em que nível o aluno ou classe se encontra.

As disciplinas de Filosofia e Sociologia, são tratadas de modo desigual em relação as outras áreas do conhecimento no que se refere ao seu lugar no currículo, e isto compromete o campo de atuação e os resultados práticos dessas áreas. Atualmente trabalhamos com uma carga horária pequeníssima, que reduz as aulas a um encontro por semana, apenas um horário para colocar em prática as avaliações diagnósticas e classificatórias (pois como mencionando anteriormente, considero ambas importantes no processo).

Diante desta situação de precariedade no campo de atuação, (que infelizmente tende a piorar com a retirada da disciplina de Filosofia do segundo e terceiro ano, e de Sociologia do primeiro e terceiro, na possibilidade de implementação do novo currículo) o que nos resta é buscar uma avaliação contínua, através de debates, rodas de conversa, leitura e interpretação textual. Mas, mesmo com estas ferramentas pelo pouco tempo e com a elevada carga de trabalho, o acompanhamento do aluno é comprometido, uma vez que para que isso aconteça se faz necessário tempo, e condições que possibilitem essa prática (com uma quantidade muito elevada de alunos por professor e o pouco tempo em sala de aula, a qualidade sempre será comprometida, pois o volume de trabalho é muito grande) para que o professor consiga auxiliar o aluno de maneira mais eficaz nesse processo.

As experiências que costumo aplicar em sala de aula, tem se mostrado salutares, uma vez que com o intermédio das metodologias ativas, podemos observar o aluno em várias dimensões, desde seu domínio do conteúdo, a interação que este tem com os outros, e a ligação que este consegue fazer do que ele aprende na escola, com o que observa em sua vida como um todo. Desta forma, pensar a avaliação em Filosofia e Sociologia é impossível sem também pensar a dimensão social e intelectual do aluno, sendo assim imprescindível o uso das avaliações tanto diagnóstica quanto classificatória, sendo ambas portanto, adequadas como mecanismos avaliativos.
avatar
THAIS PRADO
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty AVALIAÇÃO ESCOLAR

Sex Jul 24, 2020 7:44 pm
Thais Souza Prado, Escola José Ribamar Batista/ Professora de Biologia.

A escola, hoje, passa por um processo de transformação, pois a exigências que foram atribuídas pela situação atual, fazem com que toda a equipe escolar exerça papel inovador. Quando se fala em avaliação, a preocupação deve esta além do planejamento, além das metodologias, pois a avaliação está ligada ao processo ensino e aprendizagem, sendo uma das mais importantes ferramentas, não devemos priorizar apenas o resultado ou o processo, mas identificar os conhecimentos construídos, como também às dificuldades. O conhecimento deve ser sempre construído e o sujeito dessa ação, o aluno.
avatar
Tatiane Fraga
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty AVALIAÇÃO ESCOLAR EM TEMPO DE PANDEMIA

Sex Jul 24, 2020 8:58 pm
Professora - Tatiane Fraga, Escola José Ribamar Batista/ Professora de Química.
Irá fazer quase 3 meses que as escolas estão de portas fechadas. Estão revogadas as aulas presenciais sem saber ao certo quando estarão de portas abertas  para receber os estudantes protagonistas. Durante esse processo de ensino e aprendizagem na quarentena será necessário muita solidariedade e empatia dos professores para estudantes e dos estudantes para professores  com toda comunidade escolar , pois ambos estão fragilizados  emocionalmente com  a atual situação do mundo com tantas  incertezas e medos.`
Para que avaliação ocorra de maneira justa  e com equidade  devemos olhar o contexto social e econômico  do estudante  pois muitos não tem acesso a meios de comunicação  a qual possam participar de maneira efetiva das aulas online.  Devemos ter como objetivo principal neste momento caótico  é o acolhimento ao discente, buscando incluirmos  e não excluímos do processo de ensino - aprendizagem. Caso não lhe tenhamos ensinado nada sobre a base comum, ao menos tenhamos transmitido  solidariedade, que ao meu ver já será de enorme valia para esse estudante possa ser um cidadão ativo e atuante na sociedade brasileira.I love you
avatar
Viviana Choque de Barbosa
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Avaliação Escolar, Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA

Dom Jul 26, 2020 2:27 pm
Após o estudo dos conteúdos referente o importância e o objetivo principal da avaliação, se conclui que a avaliação deve ser para identificar as dificuldades de aprendizado que o aluno apresentou, e não para julgar ou punir as fraquezas ou limitações que podem ser manifestados durante uma avaliação.
avatar
David Fragoso
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Avaliação

Dom Jul 26, 2020 3:49 pm
Avaliação e um meio de ver como ta o conhecimento do seu aluno, e de como ta sendo o seu desenvolvimento no decorrer das aulas de como ele ta participando e de como ele ta interagido na sala de aula e realmente ver o que ele adquiri o de conhecimento para poder avançar mais uma etapa.
avatar
Janaira Fidelis Caetano
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg Jul 27, 2020 9:23 am
Janaira Fidelis Caetano
Escola: IELF
Professora
Para avaliar adequadamente o aluno é importante avaliar todo o processo de ensino-aprendizagem, não só os acertos, mais os erros também, permitindo que o aluno se autoavalie, que ele construa suas próprias verdades, sendo importante o professor, a escola, valorizar suas manifestações e interesses. Por isso é importante provocar os alunos sobre situações vividas, despertando um maior interesse ao processo de ensino-aprendizagem e fazendo refletir e formular opiniões próprias a cerca dos problemas, dificuldades do dia a dia. A Escola que trabalho já direciona a avaliação a partir desta perspectiva.
Elisa C. de Albuquerque
Elisa C. de Albuquerque
Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/07/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Processo avaliativo.

Seg Jul 27, 2020 3:43 pm
Olá, sou a professora Elisa C. de albuquerque do Instituto de Educação Lourenço Filho, Rio Branco Acre. Coordenadora de Área de de CH, professora de Geografia e Pós-Médio.
Quando entendemos que avaliação é uma parte do processo de construção da aprendizagem, deixando de lado a prática de mensurar apenas números, os valores de fato fazem sentido ao educador. Não são números, mas sim indicadores do nosso trabalho, parâmetros para organização e planejamento de nossas aulas. Enxergar o estudante como indivíduo com níveis de aprendizado diferentes, é estar ao lado. Somos seres sociais, construídos por valores, usufruir das várias formas avaliativas, diagnostica, processual e somativa (qualitativa e quantitativa), sempre pautadas nas habilidades necessárias para as competências da etapa do estudante ajudam a neutralizar nossas impressões e fortalecem um diagnóstico mais preciso das dificuldades ou avanços dos estudantes.
Quando buscamos a aprendizagem esse processo avaliativo trabalhado de forma paciente conseguimos guiar os estududantes nessa jornada. Esse tema me lembra essa animação... Aprender a aprender...
avatar
MARIA LENILDA RIBEIRO DE
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty COMO AVALIAR CORRETAMENTE

Ter Jul 28, 2020 10:30 am
AVALIAR É UM PROCESSO MUITO COMPLEXO QUE ENVOLVE NÃO SOMENTE O RESULTADO DE UMA UMA AULA. É ALGO QUE VAI MAIS ALÉM, POIS PARA SE ALCANÇAR AS METAS DESEJADAS, VOCÊ PRECISA FAZER UM TRABALHO DE QUALIDADE, O QUE MUITAS VEZES NÃO ACONTECE PORÉM SE AGUARDA BONS RESULTADOS. PRECISA HAVER INTEIRA CUMPLICIDADE ORGANIZAÇÃO E HARMONIA ENTRE O QUE É ENSINADO E O QUE SE ESPERA DE RETORNO.
AVALIAR SUBTENDE-SE MONITORAMENTO ACOMPANHAMENTO FEEDBACK, É UM PROCESSO SISTEMATIZADO DE REGISTRO E APRECIAÇÃO DE RESULTADOS OBTIDO DE OBJETIVOS QUE ANTES FORAM PRÉ ESTABELECIDOS.
avatar
Carlandia Marques Ripardo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Resposta tópico

Ter Jul 28, 2020 12:26 pm
Respeitando seu tempo de aprendizagem , que pode ser diferenciado dos outros alunos. Dessa forma garantindo um melhor desempenho de suas atividades.
avatar
MARIA.MARINHO@AC.GOV.BR
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO

Ter Jul 28, 2020 5:29 pm
MARIA DAS DORES MARINHO PEREIRA RODRIGUES
PROFESSORA DE QUÍMICA
ESCOLA LOURIVAL PINHO E ESCOLA PRESBITERIANA JOÃO CALVINO

Sabemos que a avaliação é de fundamental importância no processo escolar seja para o aluno como para o professor. Porém não podemos negar que ela ao longo da história vem sendo utilizada de forma errônea, pois serve apenas como fator de aprovação ou reprovação. Por exemplo quando trabalhamos com uma nota de uma prova sendo 80% da avaliação de um aluno e somente 20% eu utilizo a possibilidade de trabalhar com seminários, pesquisas e outros, eu conduzo de certa forma o aluno ao decoreba ou a colar na hora da prova. Em algumas escolas trabalhamos dessa forma, e assim, fica difícil usar o processo de avaliação como um fator que auxilia todo o processo de ensino e aprendizagem.
Muitas vezes no percurso dessa trajetória docente me entristeço diante das formas que avaliamos nossos alunos, ou seja, as notas que a eles são dadas, pois nem sempre elas apresentam a realidade dos mesmos. Precisamos trabalhar de forma mais dinâmica, avaliar em todos os aspectos, levando em consideração vários fatores como participação, cotidiano, família, motivações, experiencias, conhecimentos, para que tanto professores, alunos, escola como um todo, e assim se possa fazer uma avaliação que tenha um pouco mais de significado.
avatar
dulci733@gmail.com
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty PROGRESSO DE UMA AVALIAÇÃO

Ter Jul 28, 2020 8:54 pm
DULCINEIDE SILVA DOS SANTOS
ESCOLA HENRIQUE LIMA
PROFESSORA

A questão da avaliação é muito complexa, pois avaliar o aluno é uma das tarefas mais importantes de uma escola.
Cada aluno possui sua própria maneira de aprender, por isso conhecê-lo um pouco é essencial para que se possa avalia-lo. Então a avaliação do processo de ensino aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem do aluno em relação a programação curricular.
avatar
Ana Maria Freitas da Silv
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Avaliar é criar possibilidade

Ter Jul 28, 2020 11:40 pm
A avaliação e dá possibilidade ao aluno alcançar os objetivos proposta durante todo o processo de ensino e aprendizagem. É identificar quais as dificuldades e os acertos e criar condições para que esse aluno possa raciocinar e se posicionar diante de questões aplicando na prática.
avatar
Vanessa Oliveira
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Avaliação- Módulo 1

Qua Jul 29, 2020 11:32 am
Meu nome é Vanessa Oliveira Silva, sou professora nas escolas São Camilo e Dr. Santiago Dantas.
A  avaliação  é  uma ferramenta muito importante no processo de ensino aprendizagem. Visando que a avaliação não é uma ferramenta que deve ser trabalhada isoladamente ao final de cada processo, mais sim diariamente, a medida em que os alunos desenvolvem suas  habilidades  nas atividades propostas. O professor deve levar em conta em uma avaliação os conhecimentos prévios, as participações, os acertos e erros de cada aluno, pois é através destes elementos que o professor poderá observar se o aluno obteve rendimento na aprendizagem e se o aluno conseguiu se desenvolver, mesmo que não seja dá forma como o professor esperava.  Através dos "erros" dos alunos, também é possível que o professor, trace novas estratégias de ensino e aprendizagem.
Na escola procurarmos propor atividades em que alunos  possam participar ativamente  e os professores busquem avaliar  cada participação e cada desenvolvimento das habilidades dos alunos , assim levando em conta o principal sujeito que é o aluno e sua aprendizagem.Também através da avaliação contínua o professor tem a possibilidade de reflexionar e criar outras estratégias de ensino,, alcançando todos os alunos.
avatar
francisca C.S. FEITOSA
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty AVALIAÇÃO

Qua Jul 29, 2020 4:54 pm
SOU A PROFESSORA FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA FEITOSA, TRABALHO NA ESCOLA RAMONA DE CASTRO COM O ENSINO FUNDAMENTAL 1, E ENTENDO QUE A AVALIAÇÃO ACONTECE A TODO MOMENTO NA SALA DE AULA, CADA ALUNO APRENDE DE UMA MANEIRA PECULIAR, E O ACOMPANHAMENTO QUE O PROFESSOR DÁ AO ALUNO É MUITO EFICIENTE NO DIA-A-DIA, E SERVE COMO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E NÃO DA QUANTIDADE, NA ESCOLA RAMONA DE CASTRO OS ALUNOS SÃO AVALIADOS ATRAVES DE SUA PARTICIPAÇÃO DURANTE AS ATIVIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ENVOLVIMENTO COM O ASSUNTO,EXISTE UMA TROCA DE EXPERIENCIA MUITO BOA. Very Happy
avatar
Edilene da Silva Souza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Avaliação

Qui Jul 30, 2020 1:20 pm
Edilene da Silva souza, professora do 1° ano na escola Duque de Caxias. A avaliação pedagógica deve ser continua, e priorizar o desempenho do aluno durante todo o ano e não apenas em uma prova convencionada por avaliação formativa, mais também de forma qualitativa onde os sujeitos envolvidos questionem a forma de ensino e indentifique os conhecimentos construído pelo aluno de forma somativa.
avatar
lusantos70@yahoo.com.br
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Avaliação, processo contínuo da aprendizagem

Qui Jul 30, 2020 2:25 pm
Sou Maria de Lourdes dos Santos Almeida, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Iza Mello

Embasados na concepção de Hoffman sobre a avaliação devemos considerar todo o processo de construção do conhecimento e não apenas a nota final de uma prova. Para avaliar o aluno adequadamente devemos iniciar o processo pela avaliação diagnóstica dos estudantes para a partir dos resultados planejar as atividades adequadas às suas necessidades de aprendizagem. Devemos compreender que a avaliação é  contínua ao longo do processo, o saber é construido e não transmitido, por isso é tão importante o  acompanhamento e monitoramento da aprendizagem do aluno pelo professor. As ações devem ser planejadas e flexíveis para que possamos ajustar ao longo do processo de aprendizagem, as metodologias, atividades e intervenções pedagógicas para que de fato respondam as necessidades de aprendizagem de cada aluno.
O processo de avaliação na escola Iza Mello tem dado certo porque buscamos sempre utilizar os resultados das avaliações internas e externas como ponto de partida para as ações de nossos planos de trabalho, priorizando o monitoramento ao longo do processo.
avatar
J9RGINETE ALVES PINHEIRO
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Avaliação Esclola Professora Ctistina Maia

Qui Jul 30, 2020 3:03 pm
Quando falamos em avaliação logo o que vinha em nossa mente era PROVA,mas com o passar dos anos tudo isso fivou pra traz pois buscamos em nossos alunos maneiras mais segurad para avaliar,pois como sabemos nota não significa que o aluno năo temha atingindo e adquirindo conhecimento necessario.Ao iniciar o ano letivo ja entramos na sala de aula observando os alunos para podermos traçar estrategias para ajudar cada um a atingir seus objetivos e sempre tentando nao deixar nenhum pra taz.
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 39 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos