Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+152
CARLA ARIELA LUZ
Amanda Alexandre
Anderson Parada
JOÃO CLÁUDIO
geiris lima de melo
valdelina_muniz@hotmail.c
Luciana Rosales
Pedro Mendes
Alice Bispo
d@niel
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Cleide
Jaqueline de Oliveira
leandro da silva melo
alinesotero@uol.com.br
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
ROMERITO FONTINELE DE SOU
REGIANNE
ANTONIO MARQUES DO VALE
Valter Costa
Vanessa Nogueira
Jose Marcelo Fortunato
Sandra Santos Silva
01796226254
Quesia Ferreira Silva Oli
Juliana Batista de Lima
68306466268
Emanoel Aparecido
Elayne Magalhães
Stefanny Carvalho
DENES LUIZ
rosinete l. de campos
Jair Fiesca Júnior
Vinícius Martins
Wladimir Melo Rebouças
Rayalle Lima
Joabe Freitas do Nascimen
Marilene Oliveira Santos
greicyane vinente soares
Luzineia Farias
Cleide Olímpio de Morais
ANA PAULA SILVA REIS
Francisca Raydinelli
cezarhildo
gleiciany Amorim Gomes
Mariane Viana Vasconcelos
Lela Tatiane Franke Nery
José Francisco da Silva
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Géssica
Gedileia Gregório
Maria Silvana Alberto Gom
Rosângela da Silva Melo
Izabel Correia
Thiago Sampaio
sant.angel
Adriana Luiza Schneberger
Maria Moura
José césio medeiros
Cremilda
Obadias Mendonça
jose francisco
Márcia Fittipaldy
Bruna Lalinny Magalhães d
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
ADRIANA SANTOS DA SILVA
Brasilina Feitoza
Rosileuda
Kátia Leão
Elizete
DEVANILDE
Jordana Costa
zildenir
rlima_araujo@hotmail.com
arnangomes
Francisco Lopes
Irleide de Souza Gondin
Neusa Rego
Clarisse Frank
Elzanira Nery Cardoso
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
Gleyson Farias da Silva A
Vanessa Santos
LEILA TAVARES
Joseane Mezerhane
Eulaila Maria H. Nunes
Adeguimar
Carlos Simão
Christyne Diogenes
Francicleia da Rocha
Nayana Rayelly
Dos Anjos
Cliciane
48454605215
Elvis Martins
DarcilaTais
Maria Francineide
Jose Arimateia Souza da C
Valdernilson de L. Gomes
Marta Neves Bezerra
Pedro Felipe
nusaboia
Kétila da Costa Castro
Rozany Rocha pereira
Judson Costa
IVANETE ROCHA DA SILVA
Leide Niria de S Cordeiro
Rogério
Mauricleia Belo Nobre
Cleyciane Bezerra de camp
dianny.fernandes
Maria Sousa
Elissandra queiroz
Sebastiana F V Gomes
Angela silva alves
Verônica Severino
Erico souza
Danilo de Souza
CLARICE BRAGA
keyla galvão
Maria Evanisia
Aucilene Cavalcante da Si
Clarice da Silva Lemos
MAICON BARROSO
Marcio Bernardino e Silva
NazileneSilva Brasil Barr
Rosimeire Rodrigues
GILEAIDE DA SILVA FEITOZA
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Fátima Portela
Helileis Marinho
Lenires
Nilda Conrado
Aldemisia Menezes de Alen
Elisete de assis matos Al
Samara Freitas
Rosangela R de Oliveira
marcelotk
Regilene Almeida
norma.maria
CARLOS CLEU
Sâmyk Farias
francicley de melo
VALÉRIA DA SILVA RABELO
Layla Carneiro
Reno Lacerda Mendes
altenor.junior
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Paula Freire
rarismar
156 participantes
Ir para baixo
avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 04, 2020 5:25 pm
Anonymous escreveu:Arielly Sales de Araújo, leciono na Escola Berta Vieira de Andrade, sou professora.
Devemos conhecer o ponto inicial dos educandos, a partir disto, deve-se ter um acompanhamento em relação aos seus conhecimentos. Para isso, a avaliação do aprendizado do aluno pode ser colocada como suporte que o professor possui para conseguir entendimentos em relação as dificuldades e avanços que eles possuem. A avaliação contribui para o planejamento e execução de iniciativas que ajudam os alunos no processo de aprendizado, a avaliação vai auxiliar na identificação das dificuldades e o professor deverá criar estratégias para a superação dessas dificuldades, o educador pode estimular o estudante com estratégias diferenciadas. As metodologias ativas é onde os alunos participam mais.

Prezados colegas,
Bem vindos ao Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar!
A Diretoria de Ensino, através da Divisão de Avaliação Escolar, está ofertando esse curso de Formação Continuada em Avaliação Escolar, para Coordenadores Pedagógicos, Professores e demais educadores interessados.
Eu sou Norma Balado, assessora pedagógica da equipe da Divisão de Avaliação Escolar, e estarei com vocês durante toda formação, mediando as discussões junto com outros colegas da equipe! Tenho certeza que será uma formação de muito êxito! Será muito gratificante interagir com colegas de diferentes escolas e municípios, compartilhando experiências diferentes e exitosas aqui no fórum.
avatar
Clemilda da Silva Leite
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Aprendizagem significativa

Seg maio 04, 2020 5:43 pm
Clemilda da Silva Leite
Professora na escola Almada Brito
De acordo com Jussara Hoffmann o professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem. De fato , uma vez que o educando precisa de novos desafios a cada avanço e intervenções do professor que os ajude a refletir sobre o que lhe é proposto para que não fique estagnado , mas construa sua aprendizagem de forma significativa.
avatar
leila.sam.sena@hotmail.co
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty avaliação da aprendizagem

Seg maio 04, 2020 5:46 pm
Olá! Sou a professora Leila Sampaio, estou coordenadora pedagógica dos anos finais do E.F, na Escola Fontenele de Castro, no município de Sena Madureira.

Avaliação da aprendizagem é um processo contínuo,  pelo o qual o professor poderá planejar, replanejar e se autoavaliar durante toda sua pratica pedagógica. Propor ao educando atividades desafiadoras, que possibilitem o levantamento de hipóteses, duvidas, questionamentos e a utilização de diferentes estrategias para a resolução de problemas, que permitam ao aluno construir o seu conhecimento, faz parte do processo avaliativo, pois o professor verá nessas atividades um maior empenho e participação do educando nos desenvolvimento de tais atividades. Mas para que isso aconteça, é necessário que o professor também se autoavalie e não trabalhe com seu alunos de forma homogênea, ele precisa olhar o aluno na sua individualidade e procurar desenvolver no seu aluno a autoconfiança, mostrar ao mesmo que este é capaz de construir seu próprio conhecimento. o ato de avaliar deve ser acompanhado pelo professor durante todo processo de desenvolvimento das atividades propostas, permitindo o professor o acompanhamento da evolução do processo de construção do conhecimento dos seus alunos e permitindo também o replanejamento das atividades que não deram certo e das estrategias utilizadas, ou seja, a autoavaliação da pratica pedagógica.
avatar
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Olá! Sejam todos bem-vindos a esta formação.

Seg maio 04, 2020 5:50 pm
Olá! Sejam todos bem-vindos a esta formação. Sou M. Auxiliadora Rodrigues, Assessora Pedagógica da Divisão de Avaliação Escolar/SEE. Estamos à disposição dos participantes para esclarecimentos sobre o tema proposto neste estudo. Para nós, é uma alegria poder interagir com os professores do Acre. Aproveitem todo o material disponível: textos, vídeos, áudios e as contribuições postadas nos fóruns, pelos membros do curso. Tudo foi selecionado e preparado com muito cuidado e carinho. Entendemos que são conteúdos importantes para as discussões durante as atividades propostas, mas, principalmente, para a melhoria da qualidade do ensino em nosso Estado. Afinal, o ato de avaliar é imprescindível para o fazer pedagógico. Como bem diz Hoffmann: “Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento”. Da mesma forma, é imprescindível que o avaliador reflita sobre as suas metodologias e posicionamentos utilizados para avaliar.
Contamos com a participação de todos e agradecemos aos que já deram suas contribuições.

Bom estudo!

M. Auxiliadora Rodrigues
avatar
Maylane Souza
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação da aprendizagem

Seg maio 04, 2020 6:06 pm
Me chamo Maylane, sou professora de Matemática na escola Instituto São José. Avaliar a aprendizagem vai muito além de corrigir testes e atividades. O professor deve assumir o papel de mediador de conhecimento, levando em consideração todas as experiências que o aluno traz consigo, de forma que isso se torne uma aprendizagem significativa. O professor também deve motivar o educando a criar seus próprios caminhos, ganhando aos poucos sua autonomia. Na escola em que trabalho, procuro sempre estimular os alunos a criarem novos caminhos rumo à resposta. Enfatizo sempre que a resposta correta pode ser encontrada de várias formas e que ele é livre para construir seu próprio raciocínio. Tem surtido efeito, pois percebi que eles ficaram mais confiantes e seguros e não ficam mais esperando por fórmulas prontas.
avatar
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 04, 2020 6:08 pm
Clemilda da Silva Leite escreveu:Clemilda da Silva Leite
Professora na escola Almada Brito
De acordo com Jussara Hoffmann  o professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem. De fato , uma vez que o educando precisa de novos desafios a cada avanço  e intervenções do professor que os ajude a refletir sobre o que lhe é proposto para que não fique estagnado , mas construa sua aprendizagem de forma significativa.

Sim, professora! É exatamente este o ponto: compreender a avaliação como uma ação que possibilita o desenvolvimento do aluno. Pois, dá ao professor o conhecimento sobre o que o aluno já sabe e sobre o que ainda não aprendeu. Assim, ele, o professor, pode estabelecer novas estratégias, novo planejamento. Consequentemente, acontece a aprendizagem.

Auxiliadora Rodrigues
avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Seg maio 04, 2020 6:37 pm




Olá professor Gomes,
Realmente, os desafios são grandes e exigem inovações. Sendo necessário, conhecer os alunos, suas fragilidades e seus avanços, para isso é necessário planejamento, replanejamento, avaliação diagnóstica, acompanhamento durante todo percurso escolar buscando promover as aprendizagens ainda não construídas pelos alunos. Como mencionado: Perceber nos sujeitos escolares suas fragilidades, esse é um dos caminhos de fundamental importância em busca da melhoria da qualidade da educação em nossa sociedade. 


avatar
Sirleide Barbosa
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Escola Maria de Nazaré Santiago - LI do EF, czs!

Seg maio 04, 2020 8:53 pm
A avaliação do aluno no âmbito escolar é um processo contínuo, no qual o professor deve está de mãos dadas com o estudante em todo momento escolar na construção de escadas que o leve ao êxito, no que concerne a conhecimento e evolução. Ela não pode jamais se restringir a uma prova/bimestral (por exemplo)com questões objetivas e/ou dissertativas, no qual o errado significa não aprendeu e o certo assimilou bem o conteúdo, é preciso pontuar o discente no seu interesse em participar das atividades em sala, seja em grupo ou individual, na realização de tarefas, na sua relação com os colegas e etc, enfim, o erro jamais poderá ser punitivo ou uma atribuição de nota, mas uma forma de reflexão principalmente ao educador na mudança de estratégia que possa suprir aquela necessidade que n foi alcançada.
avatar
Vanda Monteiro Maciel
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Seg maio 04, 2020 8:55 pm
Uma situação de avaliação que está dando certo é avaliar os cadernos dos alunos.
avatar
Edmilson Araújo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Seg maio 04, 2020 9:28 pm
Desempenho do educando, analise e dimensão.
avatar
Edmilson Araújo
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Seg maio 04, 2020 9:38 pm
O docente deve sempre acompanhar o educando pra vê seus desenvolvimento no aprendizado, pois quamto mais qualidade melhor qualidade na sua aprendizagem. Hoffman
avatar
altenor.junior
Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Seg maio 04, 2020 9:54 pm
Ola, Sou professor Altenor Francisco da Mota Junior

Para avaliar o aluno corretamente, o professor precisa desde o inicio do percurso escolar estar alinhado em relação aos conhecimentos prévios dos aluno. Com base nisso, é possível, através de metodologias adequadas, elaborar um planejamento onde possa acompanhar e avaliar de forma gradativa e contínua a evolução do aluno, fazendo as intervenções e contribuições necessárias para que o aluno continue avançando. O processo de avaliação terá resultado satisfatório a partir do momento em que o professor conseguir despertar no aluno o interesse e a confiança em participar das aulas, partindo de suas próprias experiencias e manifestações, fazendo parte assim da construção do próprio aprendizado.
avatar
IRICELIA AGUIAR
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty AVALIAÇÃO

Seg maio 04, 2020 10:12 pm
Me chamo Maria Iricelia da Silva Aguiar,  trabalho na Escola Theodolina Falcão Macêdo, como professora de uma turma de 2o ano.
A avaliação não diferente do que foi tratado, é o ponto de partida do meu trabalho, afinal meu objetivo é alfabetizar as crianças, preciso constatar as habilidades que já possuem, classificá-los, para então, lançar mão de estratégias adequadas a cada criança ou grupo, haja vista que nesse processo não sou a detentora de conhecimentos, os alunos que apresentam avanços mais rápidos,  colaboram com a aprendizagem dos colegas que apresentam maiores dificuldades.
A avaliação se faz presente constantemente, quando observo a participação e envolvimento nas atividades, rodas de conversas, brincadeiras, tarefas para casa e outras ações. Inclusive quando trago para perto de mim, aquela criança que apresenta baixo rendimento, desencorajado, desmotivado e mostro a ele que quero vê-lo progredir, pois deixá-lo a vontade não atingirá os resultados desejados, pois como disse HOFFMANN (1994) o educador deve buscar estar o mais próximo de seus educandos de forma a acompanhar seu desenvolvimento durante todo o processo, não somente caracterizando sua aprendizagem nos momentos considerados avaliativos e, para isto, utilizar-se do diálogo provocativo, encorajador, que ajude o aluno a buscar novas informações de forma que o aprendizado ali lhe proporcione novos significados, novos saberes, tornando a prática do diálogo um processo de ação-reflexão-ação .
avatar
Ana Paula Lima da Silva
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Seg maio 04, 2020 11:40 pm
É muito importante que o processo de avaliação do aluno seja feito não só por meios avaliativos (provas, exames, testes) é importante que seja avaliado todo o processo que esse aluno se envolveu no decorrer da atividade, buscando avaliar o trabalho em grupo a maneira como o aluno se socializa nos trabalhos em grupos. Assim buscando avaliar o processo em si, e não buscando um produto final. É importante a experimentação da atividade, buscando vivênciar cada etapa do processo de aprendizagem e assim vivenciando todo o processo.
avatar
Jocilene D´Avila da Silva
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Sou Jocilene D´Avila, trabalho no Núcleo de Educação de Sena Madureira, na coordenação da EJA

Ter maio 05, 2020 9:17 am
De acordo com o posicionamento de Hoffman a avaliação da aprendizagem do aluno, deve-se levar em conta a confiança na possibilidade do aluno construir seus conhecimentos, valorizando a manifestação e interesses, no qual o professor reflete sobre o posicionamento dos alunos diante de varias formas de avaliar os alunos como: As atividade em sala de aula e para casa ,resolução no caderno e no quadro, tanto pelo professor quanto pelo aluno, trabalhos em sala de aula, em grupo e individual, prova escrita..
avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 05, 2020 9:28 am
Olá professora Ana!
Isso mesmo! Enquanto educadores, precisamos acompanhar os alunos em todo seu processo de construção do conhecimento, o docente deve conceber a avaliação formativa como um meio para acompanhar as diversas produções dos alunos do decorrer das aulas, sem a preocupação de padronizar instrumentos avaliativos, uma vez que, o processo, em sua maioria, acontece de forma dialógica e as formas de avaliar surgem de acordo com cada momento, observando as aprendizagens já consolidadas e o que o aluno deixou de aprender, para que as decisões sejam tomadas em prol da aprendizagem, observar esse passo-a-passo do educando durante a realização das atividades, é de fundamental importância.
avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 05, 2020 9:44 am
Olá professora Josilene!
Muito bem! É importante confiar nos alunos e fazer com que eles percebam que são capazes, de avançar em seus conhecimentos! Como também, diversificar as formas de avaliar, valorizar as participações em sala de aula, em atividades diversas, assim estaremos motivando e oferecendo aos alunos várias possibilidades de avançar em seus conhecimentos junto com toda turma.
avatar
norma.maria
Mensagens : 38
Data de inscrição : 04/05/2020

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 05, 2020 10:11 am
Olá professora Ana Paula

Para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer os alunos de sua turma e suas necessidades, diversificar as formas de avaliação é um ponto de atenção. Assim o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem novos conhecimentos. O importante, não é identificar problemas de aprendizagem, mas necessidades, e a partir das necessidades propor novas metodologias. Por exemplo: iniciar com um diagnóstico das capacidades de escrita e de comunicação dos alunos, em seguida, dá um retorno a cada um, lendo e mostrando no que deve melhorar a produção, que aspectos trabalhar com maior enfase! Isso pode ser feito também no coletivo, envolvendo toda turma.
avatar
Andreia Ribeiro
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Ter maio 05, 2020 11:05 am
Sou a professora Andreia Ribeiro da Escola Franklin Roosevelt de Plácido de Castro, O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem.
A avaliação deve ser feita como um processo contínuo, É através dela que vai sendo comparado os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e do aluno, ou longo do período escolar.
avatar
Jocimar Souza da Cunha
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação

Ter maio 05, 2020 12:00 pm
Sou Jocimar Souza da Cunha, trabalho no Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE de Sena Madureira.
Sabemos que avaliar é uma tarefa muito complexa no âmbito escolar, diante do exposto devemos manter um equilíbrio entre  o uso de testes e medidas avaliativas, criar oportunidades para a qualidade e quantidade para que aconteçam no mesmo processo avaliativo, por exemplo,  temos diversos elementos que nos possibilita a entender e construir as informações no processo de ensino, fazendo entrevistas, construindo elaborações de texto, trabalhos de pesquisa em geral e socializando no âmbito da sala de aula com os demais colegas. Porém, é preciso cautela, para não a dotar posições exagerada, considerando apenas os aspectos quantitativos ou apenas os qualitativos. A escolha da ferramenta de avaliação mais adequada constitui pela necessidade de cada situação no cotidiano escolar, pois a finalidade e preocupação do professor será o processo de verificação da aprendizagem do aluno.
avatar
Silvana nunes do Valle
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação como "meio" e não como "fim"

Ter maio 05, 2020 12:18 pm

Escola: Franklin Roosevelt
Professora: Silvana Nunes do Valle

Ao pensar em avaliação comumente temos o hábito de associar esse termo ao processo final da aprendizagem, quando o mais correto é que a avaliação é o meio do processo, a finalidade será sempre o aprendizado em si. Desse modo a avaliação se torna um instrumento que auxilia no decorrer do caminho, sem a qual torna-se impossível ensinar ou aprender.
Para HOFFMANN a avaliação nada mais é uma provocação do mediador ao aluno, uma ferramenta capaz de fomentar sua própria prática docente, conferindo assim a ela um papel fundamental em todo o processo de ensino. É importante tirar a obscuridade da avaliação e compreendê-la como uma aliada do aluno e, para isso ela precisa ser menos quantitativa e mais qualitativa... mas como podemos resolver essa equação? entendo que avaliar não é sinônimo de premiar, avaliar é ponderar, compreender e consolidar àquilo que foi ensinado.
avatar
ANCICLAUDIO GOUVEIA DA S.
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ter maio 05, 2020 12:19 pm
ANCICLAUDIO GOUVEIA DA SILVA  TRABALHO NO NTE
De acordo com a citação da autora HOFFMANN segundo ela diz que AVALIAR envolve valor, valor envolve pessoa. Porem para que possamos fazer ou construir um processo de avaliação temos que acompanhar passo a passo os ideais de nossos educandos. Pois será a partir daí que iremos construir cotidianamente uma sequência lógica de que seria a forma que adotaremos para AVALIAR. E comum em um ambiente escolar, existir uma sala com mais de 30 alunos. Sabendo que desse total apenas 30% desses talvez realmente queira saber de ESTUDAR, os 70% restantes estão na sala de aula apenas para cumprir um acordo prévio que foi feito com eles e seus familiares. Não prestando atenção nas aulas e tornando assim difícil para que aja um bom desempenho tanto para o EDUCADOR quanto para o EDUCANDO. Então quando nos referimos ao termo AVALIAR estamos dentro deste contexto que estou apresentando que é a nossa realidade. Além do que nos professores regentes criamos constantemente varias e diversas formas de AVALIAR pois cada EDUCANDO tem formas distintas de agir para cada EDUCADOR vocês sabiam
avatar
Ana Lúcia Vieira Sales
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty MÓDULO I

Ter maio 05, 2020 12:25 pm
Ana Lucia Vieira, Escola Iracema Gomes Pereira, professora.

Avaliar é uma vertente importante do processo de ensino-aprendizagem e é intrínseco ao trabalho pedagógico. Devemos compreender a avaliação como uma ação que deve favorecer os avanços do aluno, considerando-se inclusive seus erros, pois possibilita ao professor o conhecimento sobre o que o aluno domina e sobre o que ainda não aprendeu. Ao avaliar tanto o aluno, como a si próprio e a todos os demais componentes do processo, o professor, pode criar novas experiencias pedagógicas que favoreçam a efetiva aprendizagem do aluno. Enquanto avalia, o professor auxilia o aluno em seus avanços e também realinha seu próprio fazer pedagógico.

avatar
Socorro
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Como avaliar nossos alunos de maneira adequada?

Ter maio 05, 2020 1:11 pm
Olá! Sou a professora Maria socorro de Freitas Barboza e leciono na escola:Francisco Braga de souza.
Para avaliarmos nossos alunos adequadamente, devemos primeiramente conhecer a realidade daquele aluno, para a parte daí trabalharmos em cima do que ele já sabe.
Também, nós como docentes devemos está sempre buscando métodos que venham a está incentivando a participação desses alunos em sala de aula, através de rodas de conversas, envolvendo toda a classe e principalmente respeitando a opinião de cada um, avalia_los através de projetos extraclasse...
O aluno precisa ser avaliado no dia-a-dia em sala de aula e não apenas, em provas ou trabalhos escritos.
avatar
Sebastiana_Gama
Convidado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Avaliação mediadora da aprendizagem (escola Iza Mello)

Ter maio 05, 2020 1:40 pm
Sou Sebastiana Gama, auto na Coordenação Pedagógica na Escola Iza Mello, em Rio Branco, há 3 anos.

HOFFMANN (2009), em seus escritos, palestras e posicionamentos, nos chama a atenção para a importância de um olhar holístico e contínuo da avaliação da aprendizagem, para que seja possível ver e avaliar de forma significativa e não apenas com o fim de obter notas, conceitos e aprovação escolar dos alunos. Para a autora o processo de avaliação não pode ser uma barreira entre professores e alunos e muito menos se fixar em números que não revelem a multiplicidade de fatores que envolvem a avaliação. Para a autora, corrigir provas e trabalhos não seria necessariamente considerado uma avaliação adequada e completa, mas defende a interpretação das reais estratégias individuais utilizadas pelos alunos.
Disso decorre um desafio que para HOFFMANN (2009) é chave para a avaliação adequada, que seria a prática de uma avaliação mediadora que busque investigar o que ainda precisa ser ensinado ao aluno, bem como mudança na forma de conceber e criar estratégias que favoreçam a efetiva construção da aprendizagem, com foco no aluno e nos aspectos qualitativos que o envolve. A frase da autora nos faz pensar no processo de avanços que a educação já passou e no que ainda precisa ser feito para que de fato se tenha uma prática de avaliação mediadora e não classificadora, unilateral, defasada e injusta. Para isso, é muito importante que o docente tenha a oportunidade de conhecer, planejar, acompanhar e reavaliar o processo de construção que envolve o caminho da aprendizagem.
Na escola Iza Mello, também temos todas essas dificuldades de como proceder e principalmente, de implementar práticas avaliativas adequadas principalmente por que as turmas são compostas por alunos em hipóteses e contextos enormemente diferentes entre si e porque os docentes dispõem de pouco tempo para os atendimentos individualizados e contínuos, dentre outros desafios. No entanto, temos conseguindo implementar uma avaliação holística e mediadora a partir de algumas práticas orientadas tanto pela Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (SEE), como também os princípios preconizados pelo Projeto Político Pedagógico da escola, tais como: a) realização de apoio pedagógico pela professora aos alunos com mais dificuldade; b) elaboração e impressão pela coordenação pedagógica de apostilas de apoio pedagógico para todas as crianças com dificuldade de aprendizagem do 1º ao 5º ano; c) remanejamento de alunos para potencializar o apoio pedagógico pela professora na sala de aula; d) realização de atividades semanais escritas, pesquisadas, apresentadas; e) realização de trabalhos avaliativos para composição de nota; e) aplicação de avaliações bimestrais escritas para composição de nota.
É certo que cada turma e professora de nossa escola, planeja, implementa, direciona e reavalia esses princípios conforme a necessidade e habilidades para o ano, no entanto, observam a multiplicidade e complexidade do processo de avaliação, principalmente que esse é um processo que não para na prova/número ou conceitos, mas que considera este momento como uma das dimensões da avaliação do processo avaliativo.
Conteúdo patrocinado

Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 2 Empty Re: Módulo I (04 a 08 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos