Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
48454605215
Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2020

Avaliação: Elaboração de ítens.   Empty Avaliação: Elaboração de ítens.

Seg Jun 01, 2020 12:21 am
Meu nome é Sandra Virgínia Vasconcellos e leciono em uma turma de EJA I ( os três módulos juntos), na Escola Paulo Freire.
Primeiramente, quero parabenizar a SEE pela formação direcionada à Avaliação, em meio a essa pandemia. Precisamos aprender sempre...e por mais que possamos achar que o tema não é novo e já foi muito trabalhado, sempre tem algo novo a ser compreendido ou internalizado. Avaliação vai ser sempre um assunto pertinente e necessário, pois ela norteia nosso trabalho em sala e o processo de aprendizagem do nosso aluno. É um tema amplo e até complexo e que convém estar sempre retomando-o.
Sobre o módulo IV, em que trata da elaboração de ítens para as avaliações, os textos foram bem explicativos e podemos notar que seguindo os critérios, explicitados nos textos e vídeos do referido módulo, não é tão simples elaborar questões em uma avaliação...precisamos estar atentos ao que , como e porquê avaliar, além de outros aspectos importantes que precisamos ter em mente em todo o processo, que não é apenas de uma prova atribuindo nota ao aluno.
Com base nisso, resolvi tecer uma breve análise sobre a 1ª questão acima, que é a tirinha da Magali, na verdade, um quadrinho da tirinha;
Primeiro, observei que não tem a tirinha toda, apenas um quadrinho e que, apesar de a questão ser sobre o referido quadrinho, seria interessante ter toda a tirinha, para que o aluno analise que essa história tem um início, um meio e o fim e seja até melhor para interpretar e resolvê-la... pra mim, ficou incompleto. No mais, gostei da elaboração desse ítem, pois: uma alternativa não ofereceu pista para as outras,o texto apresenta figura com boa qualidade gráfica, o vocabulário é simples, o que facilita o entendimento do aluno sobre a questão, porém ele precisará ter conhecimento sobre o tipo de texto e suas particularidades, principalmente nas expressões que o caracterizam (como é o caso desse )e os gestos mostrados. O aluno também precisará fazer leitura de imagem, além de ler e interpretar o item.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos