- Marilene de AraújoConvidado
A importância da avaliação qualitativa no ambiente pandêmico de Covid-19.
Ter maio 19, 2020 3:14 pm
Meu nome é Marilene de Araújo Portela, trabalho na escola Instituto São José com o 3º ano do EFI, município de Tarauacá/Acre.
A avaliação qualitativa vem sendo de grande importância diante deste cenário de pandemia causado pela covid-19. Esse tipo de avaliação permite que ela seja continua e que seja feita no decorrer da aprendizagem, não cobrando os esforços quantitativos, ou seja, não são números, mais a qualidade da aprendizagem e do que se aprende no decorrer do processo de ensino.
A adaptação a aulas virtuais esta sendo feita gradualmente, todo dia é um novo aprendizado com novos desafios. Já que não podemos estar frente a frente com nossos alunos, interagir com debates, fazer testes, compartilhar informações e formar ideias, então, estamos aptos a aderir as novas situações que nos são impostas e inserir a educação nesse mundo virtual, levando- a para dentro das casas dos educandos.
Essa nova adaptação nos permite avaliar a relação aluno-família-professor-escola, porque de certa forma, obriga a colaboração da família na aprendizagem dos alunos do EFI. A escola tem feito um excelente papel até aqui, além de apoiar o trabalho pedagógico, dar todos os suportes necessários, também esta atenta as situações dos alunos.
Sabemos que existe muita diferença de estarmos em uma rotina na sala de aula e de repente tudo mudar o e o mundo se tornar virtual, cabe a nos educadores não perder o contato afetivo com o aluno, mesmo que distante, pois o mesmo precisa se sentir bem acolhido para realizar suas atividades mais motivados.
Em suma, precisamos registrar todas a s atividades, acompanhar quem esta fazendo, os erros e acertos, o tempo levado para realização da atividade, esclarecimento de dúvidas, disponibilidade do tempo, utilizando se de pequenos fatores do dia-a-dia para fazer uma avaliação qualitativa baseada na equidade, sendo continua e cumulativa para o sucesso desse processo.
A avaliação qualitativa vem sendo de grande importância diante deste cenário de pandemia causado pela covid-19. Esse tipo de avaliação permite que ela seja continua e que seja feita no decorrer da aprendizagem, não cobrando os esforços quantitativos, ou seja, não são números, mais a qualidade da aprendizagem e do que se aprende no decorrer do processo de ensino.
A adaptação a aulas virtuais esta sendo feita gradualmente, todo dia é um novo aprendizado com novos desafios. Já que não podemos estar frente a frente com nossos alunos, interagir com debates, fazer testes, compartilhar informações e formar ideias, então, estamos aptos a aderir as novas situações que nos são impostas e inserir a educação nesse mundo virtual, levando- a para dentro das casas dos educandos.
Essa nova adaptação nos permite avaliar a relação aluno-família-professor-escola, porque de certa forma, obriga a colaboração da família na aprendizagem dos alunos do EFI. A escola tem feito um excelente papel até aqui, além de apoiar o trabalho pedagógico, dar todos os suportes necessários, também esta atenta as situações dos alunos.
Sabemos que existe muita diferença de estarmos em uma rotina na sala de aula e de repente tudo mudar o e o mundo se tornar virtual, cabe a nos educadores não perder o contato afetivo com o aluno, mesmo que distante, pois o mesmo precisa se sentir bem acolhido para realizar suas atividades mais motivados.
Em suma, precisamos registrar todas a s atividades, acompanhar quem esta fazendo, os erros e acertos, o tempo levado para realização da atividade, esclarecimento de dúvidas, disponibilidade do tempo, utilizando se de pequenos fatores do dia-a-dia para fazer uma avaliação qualitativa baseada na equidade, sendo continua e cumulativa para o sucesso desse processo.
- Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
- A importância da avaliação qualitativa no ambiente cotidiano da escola e neste período emergencial de Covid-19.
- A importância da avaliação qualitativa no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período de COVID 19.
- Avaliação Qualitativa no Ambiente Escolar.
- Avaliação qualitativa nesse período emergencial da Covid 19
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos