Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
CARLOS CLEU
Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/05/2020

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO QUALITATIVO, NO AMBIENTE COTIDIANO DA ESCOLA. Empty A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO QUALITATIVO, NO AMBIENTE COTIDIANO DA ESCOLA.

Ter maio 19, 2020 11:13 am
Carlos Cleu Cardoso de Mesquita, ministro aula na Escola Estadual Franklin Roosevelt no município de Placido de Castro nas turmas da EJA na disciplina de Matemática.
"A LDB 9.394/96, em seu Art. 24. V, aborda acerca da verificação do rendimento escolar que observará os seguintes critérios:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais."

Perceba que os aspectos abordados na lei são, principalmente, os registros de acompanhamento das atividades pedagógicas dos alunos, para a construção de uma avaliação baseada na equidade. Nesse contexto, a avaliação contínua e cumulativa é diária, transparente, assim, possui uma aparência diagnóstica.
Dessa forma, os aspectos qualitativos devem sobrepor os aspectos quantitativos. Acerca disso, comente a importância da avaliação qualitativa, no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período emergencial de Covid-19.

A Lei vem possibilitar novos olhares sobre os princípios de avaliar como parte do processo de ensino-aprendizagem.
Nesse primeiro critério podemos dizer que avaliação contínua e acumulativa não tem como objetivo classificar ou selecionar. Fundamenta-se nos processos de aprendizagem , em seus  aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagem significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quantos for preciso para que se continue a aprender.

Trabalho com varias formas de avaliar meus alunos durante o ano letivo, no inicio do ano faço um diagnostico dos mesmo, a partir dessas informações tenho conhecimento dos níveis de aprendizagem de cada um. Elabora um quadro com nomes dos alunos para poder fazer o acompanhamento dos desempenhos de cada um durantes as aulas, trabalhos e atividades. São, trabalhos escritos e apresentados, atividades dirigida individual, trabalho de pesquisa em grupo ou individual, participação dos alunos nos debates ou aula. Com isso tenho varias maneiras de fazer uma valiar mais qualitativa.

Hoje observamos que essa questão que a Lei de Diretrizes e Base da Educação - LDB propõe é totalmente distorcida do que se vê na prática pedagógica do professor, o qual vem utilizando a avaliação como instrumento de maneira quantitativa.

Para Luckesi (1998), a maioria das escolas com ensino regular infelizmente utiliza a avaliação como instrumento de classificação, como produto final e não um processo de aprendizagem, medindo a capacidade e mostrando se o aluno realmente aprendeu ou não o conteúdo proposto pelo professor por meio de uma nota; de qualquer forma, impossibilita o aluno de progredir ou desenvolver-se.

Segunddo Hoffmann (1996), essa é uma postura de avaliação puramente tradicional, uma vez que classifica o aluno ao final de um período em reprova ou aprovar, o oposto a um significado de comprometimento do professor para o crescimento do seu aprendizado.
avatar
auxiliadoraps@hotmail.com
Convidado

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO QUALITATIVO, NO AMBIENTE COTIDIANO DA ESCOLA. Empty AVALIAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Ter maio 19, 2020 1:07 pm
Boa tarde !!!
sou a professora  Maria Auxiliadora Pinto dos Santos Silva.
Trabalho na Escola  de Ensino Fundamental Aracy Cerqueira , no 3º Ano do ensino fundamental.
Partindo do pressuposto, a LDB  diz em seu ART. 13, que os docentes  incumbir-se-ão de:
I -  participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos .
A própria lei como podemos ver  é muito clara em relação ao processo de ensino/aprendizagem, que aponta para uma avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo  do período. Antes de tudo, vale destacar que a avaliação, no ambiente escolar, diz respeito  a análise da aprendizagem do aluno .

A APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS -- ESCOLAS DO  CAMPO
Não podemos criar uma metologia de ensino a online porque as escolas não possui as ferramentas necessária. Além disso não teríamos a adesão de todos os alunos, foi uma situação complicada no início do isolamento social - pandemia - CORONAVÍRUS,  mas como fazer onde o acesso a internet é limitado é o sinal do telefone - celular  é precário, quando eu estou na escola o meu aparelho celular não tem sinal fico totalmente desconectada, então nós continuamos com a produção dos materiais impresso das atividades  e os pais dos alunos juntamente com os próprios alunos passam na escola semanalmente para pegar.
No meu caso como os meus alunos são do  terceiro ano do ensino fundamental, e alguns ainda estão em fase de alfabetização é muito mais complexo  a realização do trabalho, mas mesmo assim faço  áudio de leitura e orientação / correção no grupo dos pais também faço ligação para os mesmos. Temos tido uma boa adesão da comunidade.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos