Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
maryerikaczs@gmail.com
Convidado

Avaliação Formativa Empty Avaliação Formativa

Sáb maio 16, 2020 12:13 am
Olá. Meu nome é Érica. Atualmente atuo como coordenadora Pedagógica na escola Dom Henrique Ruth.
Considerando o questionamento para nortear as postagens neste fórum. A qual interroga como tem sido minha prática avaliativa no atual cenário educacional. No momento, não estou diretamente atuando em nenhum processo avaliativo para com o aluno, já que a minha função no momento é pedagógica. No entanto, tenho um papel orientador no processo de ensino aprendizagem. E sei que apesar de falarmos muito de avaliação, ainda é necessário quebrar paradigmas quanto a forma de avaliar. É preciso esclarecer sempre que no processo de ensino aprendizagem a avaliação deve ser continua com práticas avaliativas, inovadoras, reflexiva e inclusivas.
Estamos aos poucos conseguindo convencer de que muitas práticas avaliativas ainda são punitivas e não formativas, e precisamos mudar esta realidade levando conhecimento e entendimento aos nossos professores. Deixar claro que avaliação é um processo que envolve práticas em detrimentos de objetivos previstos e resultados alcançados; e se necessário será preciso rever e refazer suas práticas e não apenas aplicar instrumentos avaliativos. Muitas vezes, o aluno não consegue aprender e nem se desenvolver durante o semestre ou ao término do ano letivo, porém para todos os efeitos a culpa acaba recaindo sempre para o aluno ( o que ouvimos de muitos profissionais) foi o aluno que não entendeu, foi o aluno que não se esforçou. Essa realidade precisa mudar! Por muitas vezes o professor não consegue acompanhar com cuidado e nem dar conta das dificuldades de seus alunos; e nem do que precisam para aprenderem de fato.
Assim, buscaremos aos poucos mostrar novas vertentes e possibilidades para que o aluno seja avaliado de uma forma somativa e formativa ao longo do processo educacional.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos