- Luiz Augusto da Costa dosConvidado
Avaliação Formativa em EAD
Sáb maio 23, 2020 4:11 pm
Eu sou Luiz Augusto da Costa dos Santos, professor de Inglês e Coordenador de EJA
Desenvolver uma série de atividades em EAD para os alunos atuais, poderia ser algo bem simples. No entanto, utilizar as ferramentas tecnológicas e recursos tecnológicos para desenvolver aprendizagens, tornou-se algo complicado, já que esse trabalho requer uma atenção especial pois os alunos não estão na sala de aula. Este ensino a distância e a necessidade de avaliar o aluno nos faz refletir: que tipo de avaliação utilizar.
Sabendo que existem tipos diferenciados de avaliação, como diagnóstica, somativa e Formativa, faz necessário um amplo estudo da parte do professor para adaptar a este novo modelo que é a educação a distância.
Fazer o uso apropriado dos recursos tecnológicos capazes de produzir aprendizagens, requer também uma boa forma de avaliar. Nesse momento, o uso da avaliação Formativa se auto-afirma como necessária, já que o professor pode ver se o conteúdo foi assimilado de acordo com o que foi planejado, podendo usar a recuperação paralela e principalmente, replanejar sua prática docente, pois EAD necessita disso diariamente. Desta forma, o objetivo é fazer o aluno aprender realmente e não a busca incessante por uma nota melhor.
Desenvolver uma série de atividades em EAD para os alunos atuais, poderia ser algo bem simples. No entanto, utilizar as ferramentas tecnológicas e recursos tecnológicos para desenvolver aprendizagens, tornou-se algo complicado, já que esse trabalho requer uma atenção especial pois os alunos não estão na sala de aula. Este ensino a distância e a necessidade de avaliar o aluno nos faz refletir: que tipo de avaliação utilizar.
Sabendo que existem tipos diferenciados de avaliação, como diagnóstica, somativa e Formativa, faz necessário um amplo estudo da parte do professor para adaptar a este novo modelo que é a educação a distância.
Fazer o uso apropriado dos recursos tecnológicos capazes de produzir aprendizagens, requer também uma boa forma de avaliar. Nesse momento, o uso da avaliação Formativa se auto-afirma como necessária, já que o professor pode ver se o conteúdo foi assimilado de acordo com o que foi planejado, podendo usar a recuperação paralela e principalmente, replanejar sua prática docente, pois EAD necessita disso diariamente. Desta forma, o objetivo é fazer o aluno aprender realmente e não a busca incessante por uma nota melhor.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|