Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Lídia Rocha
Convidado

Módulo 1 -  Hoffmann (2009) Empty Módulo 1 - Hoffmann (2009)

Sex Ago 14, 2020 10:33 pm
MÓDULO I - Lídia da Rocha Silva, professora do Colégio Militar Estadual Tiradentes CMET-PMAC.
Em um sistema avaliativo segundo Hoffmann (2009), o aluno deve ser avaliado de acordo com a autonomia moral e intelectual. Nesse caminho, inclui prestar muita atenção no aluno, conhecê-lo, ouvir seus argumentos, propor-lhe questões novas e desafiadoras. O modelo de avaliar por meio de provas e notas fornecendo resultados mensuráveis e classificatório é vago, uma vez que apenas aponta falhas no processo de aprendizagem. Além de discriminar e selecionar, reforça a ideia de uma escola para poucos. O modelo de avaliacao mediadora para Jussara Hoffmann, deve ser contínuo e cumulativo do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Deve-se sim, elaborar uma avaliação “aberta” que possibilite ao aluno refletir sobre sua resposta, o que conseqüentemente fará com que o professor também reflita sobre que conhecimentos o aluno assimilou e onde terá que reforçar esta assimilação.
avatar
Ana Elisa Martins
Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/08/2020

Módulo 1 -  Hoffmann (2009) Empty Re: Módulo 1 - Hoffmann (2009)

Dom Ago 16, 2020 4:17 pm
Sou Ana Elisa Martins, professora na escola Anita Garibaldi.
Sempre me pergunto: O que são notas? Como atribuir um valor numérico a uma aluno? Especialmente na faixa etária com a qual trabalho, alunos dos anos inicias do ensino fundamental.
Pois bem, os valores numéricos são necessários por uma razão documental, mas a aprendizagem pode e deve ir além de um quantitativo numérico.
Cada aluno deve ser avaliado em comparação consigo mesmo - seus avanços e dificuldades; em relação à turma - de que maneira seu desenvolvimento acadêmico e emocional/social; em relação aos conteúdos - memoriza fatos, compreende os conceitos, quais são suas atitudes perante o conhecimento e os colegas, é capaz de realizar as tarefas com autonomia - procedimentais.
Portanto percebemos que avaliar é um processo contínuo, que dever ser realizado individual e coletivamente, e principalmente com base no aluno e não com base em necessidades burocráticas.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos