Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
OLINDINA ROCHA VALENTE
Convidado

O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM Empty O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM

Qui Jul 30, 2020 9:31 pm
A avaliação veio sofrendo mudanças dentro do âmbito escolar com o passar dos anos e com isso ouve a necessidade de compreender o verdadeiro papel da avaliação dentro das escolas. É necessário que professores, alunos e equipe gestora saibam como a avaliação deve acontecer dentro do processo de ensino/aprendizagem. Avaliar significar muito mais do que verificar ou classificar resultados, vai mais além, envolve valores, atitudes, conhecimento, competências e habilidades de um indivíduo. A avaliação deve acontecer de forma contínua, permanente e acumulativa.
Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade de o aluno
construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses. Para Hoffmann, o aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. E ainda ressalta o diálogo entre professor e aluno como um indicador de aprendizagem, dando oportunidade de reflexão sobre tudo que foi avaliado abrindo portas para novas soluções e avaliações.
A avaliação deve acontecer dentro do processo de Ação e Reflexão, permintindo que o professor reflita sobre sua prática como também nos resultados da aprendizagem de seus alunos. Através da avaliação é possível detectar as dificuldades dos alunos, companhá-los durante todo o processo de aprendizagem e por fim medir de forma reflexiva a quantidade de conhecimentos adquiridos por eles.
Portanto, faz-se necesário que haja dentro das escolas esses passos de planejar, executar e avaliar o processo do ensino/aprendizagem, para que a avaliação não aconteça de forma punitiva ou tão somente para aprovar ou reprovar o aluno.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos