Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Elisa C. de Albuquerque
Elisa C. de Albuquerque
Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/07/2020

Qualidade ou quantidade, eis a questão! Empty Qualidade ou quantidade, eis a questão!

Seg Jul 27, 2020 7:18 pm
Cipriano Luckesi escreveu:Em avaliação da aprendizagem, necessitamos de aprender a olhar nosso
educando como um todo e, então, aprenderemos que a qualidade de um
ato, cognitivo, afetivo ou psicomotor, tem a ver com seu refinamento, com
seu aprofundamento e foi isso que o legislador quis nos dizer quando
colocou na lei que, “na aferição do aproveitamento escolar, deve levar em
conta a qualidade sobre a quantidade”.

A LDB veio de fato garantir algo que devia ser natural no processo de ensino aprendizagem, pois o olhar avaliativo percebe o estudante como um todo, identificando dificuldades e progressos no desenvolver das atividades, através dessa analise de aproveitamento, teremos claro como e onde melhorar os estudos dos estudantes, essa gama de informações são registradas, tomadas notas de todo esse desenvolvimento, resultando em números de forma qualitativa. O objetivo não é a nota e sim o caminho, as práticas que levaram o estudante estudar mais para aprender mais e não para melhorar a nota. Trago outra vez Luckesi:

"A avaliação tem a ver com o acompanhamento do processo e dos resultados sucessivos que o educando vai obtendo em seu percurso de aprender. A nota é o registro é o testemunho do desempenho final desse percurso. Tão somente isso".

Devido essa distorção se faz necessário garantir na escola o desenvolvimento do conhecimento, de competências e habilidades de forma consistente entendendo e respeitando o tempo e o processo de cada indivíduo, buscando a equidade.
Avaliar é um ato social, assim quando essa é trabalhada de forma clara e transparente desenvolvemos valores como responsabilidade e autonomia. Essenciais no engajamento social, autocrítico, na busca de autorreflexão e revisão das nossas próprias atitudes.

Essas reflexões cabem perfeitamente ao momento que estamos vivendo, onde o distanciamento social vem de fato fazendo valer o acompanhamento individual do estudante no desenvolvimento de suas atividades, hoje a preocupação maior é com a aprendizagem, se o estudante está conseguindo realizar suas tarefas, identificar quais são suas dificuldades, oportunizando refazer, aprendendo com o erro.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos