Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Elisa C. de Albuquerque
Elisa C. de Albuquerque
Mensagens : 7
Data de inscrição : 27/07/2020

Avaliação Formativa em tempos de Covid-19 Empty Avaliação Formativa em tempos de Covid-19

Seg Jul 27, 2020 4:39 pm
Olá, sou a professora Elisa C. de Albuquerque do Instituto de Educação Lourenço Filho, Rio Branco - AC, atuo como Coordenadora de Área de CH, ministro a disciplina de Geografia e Pós-Médio da parte diversificada.
Esse cenário atual tem sido de grandes desafios e descobertas. Nossa escola já estava utilizando o Google Sala de Aula na prática docente, mas de forma pontual. A necessidade de continuar o processo educativo com nossos estudantes motivou a utilizar essa ferramenta como aliada nesse momento, principalmente para garantir o acompanhamento na entrega e no desenvolvimento das atividades. Sendo possível dar devolutivas individuais no aproveitamento de cada atividade. Como estamos trabalhando apenas com previsões, sem datas definidas para o retorno, ajudou muito na escolha da avaliação formativa aproveitando os vários recursos dessa plataforma (Documento Google para atividades com questões abertas, resenhas, atividades em grupos, Formulário Google na elaboração de testes, podcast, vídeos, imagens, etc) para desenvolver atividades onde mensuramos o aproveitamento das mesmas, todas são aferidas com o critério de 100%, percebendo a dificuldade do estudante na entrega, oportunizamos, indicando os pontos a serem refeitos, uma nova entrega. Garantindo individualmente a avaliação processual e ajustes, onde o erro não é o problema, mas sim a tentativa na busca da aprendizagem.
Os materiais, as atividades para o estudo são postadas semanalmente, garantindo uma rotina de estudos, além desses materiais é fornecido um roteiro, onde são indicados os conteúdos, habilidades, o formato e o tempo destinado de cada atividade. Buscamos ainda diminuir um pouco esse distanciamento utilizando o Meet para videoconferências com temas relacionados ao conteúdo da semana para um fórum de escuta e troca de conhecimento. Aos que não tem acesso a essa plataforma, abrimos o grupo da turma do Whatsapp para que essa troca também aconteça.
Thereza Penna Firme escreveu:"Não vá atrás de mim que posso não guiá-lo, não vá na minha frente que posso não segui-lo. Vá ao meu lado".
avatar
Mauricleia Belo Nobre
Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/05/2020

Avaliação Formativa em tempos de Covid-19 Empty Avaliação Formativa

Qui Jul 30, 2020 6:31 pm
A avaliação online é desafiadora em um ambiente diferenciado, principalmente quando é preciso trabalhar com crianças das séries iniciais. Pois a questão de internet é precária para algumas famílias. E quanto a avaliação formativa é realizada durante todo o período letivo, o professor ajuda o aluno em suas dúvidas e dificuldades. É a ação e não jugamento o erro é a base da pesquisa de como o professor buscar meios e estratégias para ajudar seu aluno, pois não é feita de forma solta e isolada.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos