Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Janderson Martins Silva
Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2020

Tipos de avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem Empty Tipos de avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem

Sex maio 15, 2020 11:51 am
Sou Janderson Martins Silva, professor 6º ao 9º anos na escola de ensino fundamental Marilda Gouveia Viana - Rio Branco/Acre.
De modo geral, a avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem pode tomar como base para sua investigação as condições em que a aprendizagem se realiza (estrutura), os modos pelos quais os estudantes são capazes de interagir sendo apoiados nas suas atividades (processos) e o alcance dos objetivos e das metas propostos (resultados). Contudo, a mediação da tecnologia na aprendizagem propicia formas inovadoras de conhecimento e possibilidades de documentação e análise para a avaliação. Esses ambientes oferecem os meios para avaliações das habilidades metacognitivas, das estratégias de aprendizagem e do histórico das mudanças ocorridas no desempenho dos estudantes ao longo do curso, provendo evidências acerca dos processos envolvidos nas atividades educativas em espaços digitais e subsídios sobre a efetividade das tecnologias educacionais (Gibson, 2003; University of Warwick, 2004).
A educação à distância (EaD), atinge pessoas que antes não tinham o acesso a educação com qualidade, trouxe consigo novas possibilidades de avaliação através dos seus ambientes virtuais de aprendizagem.
Para Silva; Silva (2007) aprender num AVA significa planejar, desenvolver ações, receber, selecionar e enviar informações; estabelecer conexões; refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com os envolvidos. É preciso encarar a aprendizagem como um processo de construção compartilhada do conhecimento, considerando que o papel da avaliação é o de contribuir para o processo de aprendizagem, e não apenas uma forma de averiguação de conhecimentos.
Acredito que a utilização das novas tecnologias é de suma importância para aprendizagem dos nossos alunos, porém, tenho observado que ainda temos que avançar em muitas coisas, como por exemplo: acesso a internet para todos e com boa qualidade, esforço e interação dos pais para com seus filhos, dedicação por parte do aluno em fazer as atividades etc.. Para o professor (a) é muito triste quando se faz uma atividade e não tem retorno, atualmente meus alunos recebem as atividades via whatsapp e tenho observado que muitos estão acumulando as atividades, não tem interesse, entretanto, acredito que as novas tecnologias e aplicativos vieram para contribuir na interação entre professor e aluno na realização das atividades.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos