Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Janderson Martins Silva
Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2020

A importância da avaliação educacional no processo de ensino aprendizagem Empty A importância da avaliação educacional no processo de ensino aprendizagem

Qua maio 20, 2020 9:26 pm
Sou Janderson Martins Silva, professor de espanhol na escola Marilda Gouveia Viana - Rio Branco/AC.
De acordo com Tyler (1974), o processo avaliativo consiste em determinar em que grau os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados e que os mesmos buscam produzir mudanças nos seres humanos. Neste sentido, percebe-se a extrema importância da avaliação no fazer pedagógico em sala de aula, pois ela busca produzir mudanças nos alunos, enquanto sujeitos sociais. E segundo Haydt (1997), o objetivo verdadeiro da avaliação é integral, pois analisa e julga todas as dimensões do educando, considerando o mesmo como um todo. Partindo desses pressupostos é possível dizer que, a avaliação vai muito além de momentos e horas em que se deseja 'avaliar', busca completar e ajudar no crescimento do ser humano em todos os seus aspectos, sejam eles de cognição, a nível pedagógico até a socialização, a interação de um sujeito com o outro para a construção do conhecimento.
Baseado na citação de HOFFMANN, concordo que nesse caso, a avaliação tem um papel fundamental na aprendizagem do aluno, pois é a partir dela que o professor pode verificar as necessidades que cada aluno possui, e assim, realizar as intervenções pedagógicas adequadas e não como meio de classificação de conhecimentos, por isso, na escola em que trabalho temos realizado um atendimento constante com os alunos e pais, tirando todas as dúvidas, para que assim todos possam ter conhecimento do que está sendo estudado, nossa intenção como professor é justamente essa, analisar a aprendizagem do aluno e não somente avaliá-lo por estar fazendo as atividades.
Quanto a situação e/ou experiência que tem dando certo na escola é que a cada conteúdo proposto para nossos alunos tentamos mudar a dinâmica da avaliação, ou seja, fazemos o levantamento da problemática que os alunos tentam solucionar com os conhecimentos que já possuem, com isso, um vai complementando o pensamento do outro até termos uma possível solução, após o debate, verificamos a parte científica. Fazemos uma avaliação de como os nossos alunos conseguem trabalhar individualmente e em grupo, buscando verificar os valores atitudinais, realizamos as atividades em sala e as extraclasse, correções realizadas no quadro ou de forma oral. Além das avaliações tradicionais, que se fazem necessárias por questões burocráticas.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos