- Lídia Rocha
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Data de inscrição : 14/08/2020
Módulo 3 - A Avaliação de acordo com a LDB 9394/96
Seg Ago 17, 2020 2:37 pm
Lídia da Rocha Silva, docente do Colégio Militar Estadual Tiradentes CMET -PMAC.
A compreensão da prática avaliativa é de importância substancial para a construção do processo formativo, tendo em vista que o emprego inadequado pode calcular, computar, apreciar, dentre outros. Termos estes que mede quantitativamente o o aprendizado, tornando assim a avaliação um instrumento disciplinador de condutas sociais, utilizando-a como controle e critério para aprovação dos alunos. A Lei nº 9.394/96 propõe a avaliação como momento que antecede, acompanha e sucede o trabalho pedagógico do professor. Ela, resultar de um acompanhamento diário, negociado, transparente, entre docente e aluno, daí seu aspecto diagnóstico. Dessa forma, a educação escolar não se vincula somente ao mundo do trabalho mas também à prática social. Abrange ainda processos formativos que se desenvolvem não somente na escola mas na vida familiar e na convivência humana. Durante o período de pandemia, a conversa entre estado e família tem se estreitado, exigindo cooperação mútua para apoio e suporte das atividades propostas ao aluno.
A compreensão da prática avaliativa é de importância substancial para a construção do processo formativo, tendo em vista que o emprego inadequado pode calcular, computar, apreciar, dentre outros. Termos estes que mede quantitativamente o o aprendizado, tornando assim a avaliação um instrumento disciplinador de condutas sociais, utilizando-a como controle e critério para aprovação dos alunos. A Lei nº 9.394/96 propõe a avaliação como momento que antecede, acompanha e sucede o trabalho pedagógico do professor. Ela, resultar de um acompanhamento diário, negociado, transparente, entre docente e aluno, daí seu aspecto diagnóstico. Dessa forma, a educação escolar não se vincula somente ao mundo do trabalho mas também à prática social. Abrange ainda processos formativos que se desenvolvem não somente na escola mas na vida familiar e na convivência humana. Durante o período de pandemia, a conversa entre estado e família tem se estreitado, exigindo cooperação mútua para apoio e suporte das atividades propostas ao aluno.
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