Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Janderson Martins Silva
Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/05/2020

A importância dos métodos de avaliação.  Empty A importância dos métodos de avaliação.

Qua Ago 12, 2020 12:05 am
A avaliação contínua é considerada um método de avaliação onde o aluno é avaliado por inteiro, ou seja, a avaliação não deve acontecer somente ao final de um bimestre através das famosas provas bimestrais. É preciso que o processo de avaliação seja constante.
O professor deve estar sempre atento e promovendo atividades que possibilitam a avaliação do aluno e o seu desenvolvimento.

Avaliação dos itens I e III
Item I é possível identificar que:
1. A habilidade que se deseja avaliar (interpretação), está presente na questão, a história em quadrinho e o comando direciona a interpretação, ou seja, está habilidade está bem explicita no quadrinho que é avaliar através da interpretação de material gráfico.
2. Está bem claro e objetivo o enunciado.
O enunciado está claro e objetivo, pois, foca na essência do que o professor pediu que é ler o texto.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
A resposta é um complemento da questão, ligando diretamente ao gabarito.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
Sim, pois, exigi uma interpretação de qualidade do aluno e a feição da Magali também já diz muito sobre a resposta.
5. Distratores plausíveis.
Todas as ações apresentadas como resposta são aplausíveis.


Item III: Forte terremoto no Peru é sentido no Acre e Amazonas.

1. A habilidade que se deseja avaliar.
A habilidade em questão é interpretar o texto, logo se observa que no texto tem informações passiveis de interpretar e o aluno resolver a questão.

2. Enunciado claro e preciso.
O enunciado contempla em partes, já que a maioria de nossos alunos têm dificuldades de interpretar o que está lendo.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Em parte sim, pois o comando poderia ter sido elaborado de outra forma, facilitando a interpretação do mesmo. Quando é perguntado apenas qual o objetivo do texto, deixa margem para que mais de uma alternativa seja considerada correta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
As alternativas apresentam a mesma estrutura, extensão e forma de apresentação, exatamente obedecendo ao que é recomendado. Mas, dá a entender que tem mais de uma opção correta. E as recomendações pedagógicas para a elaboração de item avaliativo no ensino fundamental deve ser com as alternativas de A até D.
5. Distratores plausíveis.
Os distratores têm que ser plausíveis. As opções incorretas A, B, C e D trazem informações presentes no texto, mas, da forma como foram elaboradas dá margem ao aluno interpretar mais de uma opção correta.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos