- FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/06/2020
A importância da avaliação qualitativa no ambiente cotidiano da escola e neste período emergencial de Covid-19.
Qui Jul 09, 2020 11:26 am
Sou Francisca Élida da Conceição Teles, trabalho na escola Maria Lima de Souza, exercendo atualmente a função de coordenadora pedagógica, da modalidade do ensino fundamental II.
É notável que, a avaliação qualitativa é de suma importância para acompanhar o desenvolvimento do aluno no que se refere ao nível de sua aprendizagem. Nesse viés, somos seres em processo de formação e, por conta disso, cada novo aprendizado deve ser avaliado, fazendo uma análise crítica do processo de erros e acertos, não como forma de rotular os alunos, mas o “erro” visto como a primeira tentativa que não deu certo, sendo este o primeiro passo para que o aluno desenvolva o seu potencial. Sob esse prisma, neste período emergencial de covid-19, em que o ensino acontece à distância, no modelo de ensino remoto, a avaliação qualitativa continua sendo a nossa base para avaliarmos o processo de desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e, ficamos extremamente felizes com as devolutivas das atividades realizadas pelos discentes, pois percebemos que mesmo à distância, eles estão realizando as atividades com êxito, uns com facilidade e outros com um pouco de dificuldade, mas com o auxílio e orientação dos professores, eles estão conseguindo evoluir e aprender os conteúdos trabalhados. Nesse momento, não importa a avaliação quantitativa e, sim, a avaliação qualitativa, pois é a partir dela que conseguimos acompanhar o nível de aprendizagem dos alunos, sem estabelecer uma nota, mas analisando criteriosamente o seu desenvolvimento, a sua formação, num movimento contínuo de diagnósticos de facilidades e dificuldades, a fim de conduzir o alunado ao ponto essencial, que é adquirir conhecimentos.
É notável que, a avaliação qualitativa é de suma importância para acompanhar o desenvolvimento do aluno no que se refere ao nível de sua aprendizagem. Nesse viés, somos seres em processo de formação e, por conta disso, cada novo aprendizado deve ser avaliado, fazendo uma análise crítica do processo de erros e acertos, não como forma de rotular os alunos, mas o “erro” visto como a primeira tentativa que não deu certo, sendo este o primeiro passo para que o aluno desenvolva o seu potencial. Sob esse prisma, neste período emergencial de covid-19, em que o ensino acontece à distância, no modelo de ensino remoto, a avaliação qualitativa continua sendo a nossa base para avaliarmos o processo de desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e, ficamos extremamente felizes com as devolutivas das atividades realizadas pelos discentes, pois percebemos que mesmo à distância, eles estão realizando as atividades com êxito, uns com facilidade e outros com um pouco de dificuldade, mas com o auxílio e orientação dos professores, eles estão conseguindo evoluir e aprender os conteúdos trabalhados. Nesse momento, não importa a avaliação quantitativa e, sim, a avaliação qualitativa, pois é a partir dela que conseguimos acompanhar o nível de aprendizagem dos alunos, sem estabelecer uma nota, mas analisando criteriosamente o seu desenvolvimento, a sua formação, num movimento contínuo de diagnósticos de facilidades e dificuldades, a fim de conduzir o alunado ao ponto essencial, que é adquirir conhecimentos.
- Emanoel Aparecido
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/06/2020
Avaliação qualitativa
Seg Jul 13, 2020 10:25 am
Na avaliação qualitativa se busca a evolução do ser não pela melhor nota, mas pela capacidade de desenvolvimento relacionada aos assuntos que vão sendo inseridos ao longo de sua jornada escolar e que contribuirá para a formação de um cidadão capaz e motivado nas suas relações pessoais e sociais. Notadamente, em virtude dessa necessária mudança em virtude da covid-19 , nesse momento, não importa a avaliação quantitativa e, sim, a avaliação qualitativa, pois é a partir dela que conseguimos acompanhar o nível de aprendizagem dos alunos sem estabelecer critérios quantitativos.
- Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
- A importância da avaliação qualitativa no ambiente cotidiano da escola e ainda neste período de COVID 19.
- A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO QUALITATIVO, NO AMBIENTE COTIDIANO DA ESCOLA.
- Avaliação qualitativa nesse período emergencial da Covid 19
- A importância da avaliação qualitativa no ambiente pandêmico de Covid-19.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos