Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Sebastiana Gama
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Avaliação mediadora da aprendizagem Empty Avaliação mediadora da aprendizagem

Ter Jul 07, 2020 12:00 am
Atuo na Coordenação Pedagógica da escola Iza Mello.

Concordo com a premissa de que os aspectos qualitativos devem sobrepor os aspectos quantitativos no processo de ensino e aprendizagem no ambiente cotidiano da escola, especialmente no período emergencial de Covid-19. A avaliação qualitativa permite centrar-se no processo e considerar todas as variáveis possíveis de desenvolvimento das capacidades dos alunos. A própria legislação educacional brasileira, como a LDB (9394/96) aponta para a necessidade de uma “avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” (Lei 9394/96, art. 24, inc. V, alínea

Sendo assim, esse tipo de avaliação é importante pelo fato de não se restringir à ideia de atribuir "pontos", mas por considerar o aluno como um todo e, então, aprenderemos que a qualidade de um ato, cognitivo, afetivo ou psicomotor, tem a ver com seu refinamento, com seu aprofundamento, ou seja, “na aferição do aproveitamento escolar, deve levar em
conta a qualidade sobre a quantidade”. Cipriano Luckesi.
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