Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

+198
Danielle Santiago
Samila Calixto
Saulo Albuquerque
Agna Roberta Sabino Araúj
Fátima Sena
Nairis da Silva Chaves
Alex Matos Alves
marcos de almeida lima
Dyonnatan
luis gustavo de almeida
Sâmia Gonçalves da Silva
sebastiana.leandra
49554530234
Rosineide
Tássia Maria
Wladimir Melo Rebouças
Daniele Moura
Naiara Pinheiro
Claudia Alves Simoura
Doroteia Bylaardt
ELYSSANDRA DE SOUZA SILVA
REGIANNE
Marciana Andrade Cunha Me
Luciana Rosales
Edmar Alves
FERNANDO CR RAMIREZ
Thalisson Mendes
Eldyne de Oliveira Félix
jeferson@ejorb.com
Alexandre Castro
Lucineia Mota Mesquita
EDIS CARLOS NASCIMENTO
OLINDINA ROCHA VALENTE
Sâmia do N. M. Brito
CARLA NERY
Maria Débora de Oliveira
LILIA DANIELE
d@niel
Elisa C. de Albuquerque
Eid da Silva Santos
Anderson Parada
Francisca Carvalho do Reg
Amanda Alexandre
ELIETE MACHADO
Natália Ferreira
Sandra Arruda
Pedro Mendes
JAELISON FONTES ARAÚJO
Elizete
Elciane Silva
Emanoel Aparecido
Bruna Lalinny Magalhães d
FRANCISCA ELIDA DA C. TEL
Alice Bispo
Joabe Freitas do Nascimen
Sandra Virgínia
JOSIANE RODRIGUES
JEANE FERREIRA
CLARICE BRAGA
Danilo de Souza
ANTONIO MARQUES DO VALE
Jair Fiesca Júnior
Eurico Paz
Márcia Fittipaldy
leandro da silva melo
ROMERITO FONTINELE DE SOU
Cleide
Jaqueline de Oliveira
Cleyciane Nascimento
904.231.942-91
Marta Neves Bezerra
Arielly
Cremilda
Clélia M. de S. Damazio
94633231987
Antoniamota12
SIMONE MONTEIRO PEREIRA
EDINAR ALVES
Raildo da Silva Araujo
Taina Clavia Lima do Nasc
Christyne Diogenes
Lucimeire Barbosa Rocha
Pedro Felipe
Clarisse Frank
Ariana da Silva Alencar B
Jocilene M. C. Ozorio
Helileis Marinho
Sandra Santos Silva
Andressa Queiroz da Silva
francisco rodrigo
01796226254
DENES LUIZ
Quesia Ferreira Silva Oli
Rayalle Lima
Juliana Batista de Lima
Luzineia Farias
ROSANGELA CAMILO DE LIMA
Stefanny Carvalho
Dheymeson Mesquita Souza
Luzia Ferreira da Silva L
greicyane vinente soares
Angela silva alves
LEILA TAVARES
MARIA JOCILENE
Mayra Nogueira
Carlos Simão
Jordana Costa
Eulaila Maria H. Nunes
Leide Niria de S Cordeiro
Gedileia Gregório
Moisés Silva de Paula
Neusa Rego
Valdernilson de L. Gomes
Marilene Oliveira Santos
norma.maria
Kátia Cilene de Oliveira
Cleide Olímpio de Morais
José Wagner
MARCOS ARAUJO MARTINS
Antonia Xavier
RAIMUNDO GOMES DA SILVA
Maria Rosinéia Gomes da S
Maria Sousa
Fátima Portela
Francisca Iris
Lucilene de Farias
Iricelia Aguiar
José Eduardo Silva
Aldemisia Menezes de Alen
MAICON BARROSO
Ana Paula Lima da Silva
Francineia Melo da Silva
José Francisco da Silva
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Nilda Conrado
Verônica Diniz
Jose Marcelo Fortunato
Arlene Barreto
cezarhildo
NazileneSilva Brasil Barr
mariaroseligomesdasilva@g
Maria de Lourdes Maciel
Marcio Rodrigo
Enison Martins Alcides
Rozany Rocha pereira
Géssica
DEVANILDE
Samara Freitas
Ana Cleide da Silva Lima
dianny.fernandes
Marlene Valente de Andrad
Lela Tatiane Franke Nery
Joselene Ribeira da Silva
Darlene Cavalcante S. S
Maria da Conceição
RUTE CAMILO
Ana Raquel Silva Souza
Maria Silvana Alberto Gom
LUCIENE CRISTINA
francicley de melo
Leidisseia
Francisca Raydinelli
Vanessa Santos
Gleyson Farias da Silva A
Laura Luanna Abreu
marcelotk
Ana Maria Dias da Silva B
MARCELA DE OLIVEIRA RUFIN
M. AUXILIADORA RODRIGUES
Elzanir Lima da Silva
Elzanira Nery Cardoso
Marta Wanderley
dernice.souza@hotmail.com
IVANETE ROCHA DA SILVA
valdelina_muniz@hotmail.c
Noely Castro
Érica Rocha
Lenires
Antonia Cilene
RAIMUNDA NONATA ALMEIDA
Francisca Estevão da Silv
Maria Francineide
MARIA DO SOCORRO MIRANDA
699.606.902-53
Regiane Estevam
Mariluce Torquato de Sous
Francisco Lopes
Izabel Correia
Giovannagomes
Francicleia da Rocha
Ana Lúcia Vieira Sales
José césio medeiros
Cliciane
CELMA NERY
ELIANE LABRES
Cleicimara Santos Neves C
ITAAN.OLEGARIO
rarismar
202 participantes
Ir para baixo
avatar
Cleiciane Soares
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty módulo IV

Qua Ago 12, 2020 5:29 pm

Cleiciane Soares da Fonseca
Assessora Pedagógica de Ensino das Escolas Indígenas

Esse módulo IV, foi bem produtivo, para a melhor compreensão do processo de avaliação.

avatar
Alex Pimentel
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 5:58 pm
Alex dos Santos Pimentel/ Instituto de Educação Loureço Filho – IELF/ Professor de Arte e Cood. de área – Linguagens.
O item escolhido para fazer a análise foi o 1.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
O descritor está sendo contemplado no item.
2. Enunciado claro e preciso.
A tirinha omite o que aconteceu antes da fala do personagem. Isso pode dificultar o entendimento do estudante.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Seria necessário um ajuste “No último quadrinho” que poderia ser: A partir da leitura da tirinha...

4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratares plausíveis.
Existem distratares semelhantes como: aborrecida e desolada. Isso pode confundir o estudante e se transformar em uma espécie de pegadinha. Poderia substituir “desolada” por “assustada”.
avatar
Sirlene Pereira Luz
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Elaboração de Itens Avaliativos

Qua Ago 12, 2020 6:20 pm
Sirlene Pereira Luz, Coordenação Pedagógica, escola José Ribamar Batista.
Item escolhido para análise I - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
É perceptível que a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém, podemos perceber que também contempla pelo menos mais duas habilidades que são: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão e inferir uma informação implícita no texto.
2. Enunciado claro e preciso.
Podemos perceber que por se tratar de um quadrinho o enunciado visivelmente é simples e claro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
A articulação é sem dúvida boa o que permite ao leitor a compreensão da presença de subordinação entre as expressões, isto auxilia o aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
A resposta ou alternativa correta (aborrecida), infelizmente não é uma resposta tão óbvia já que as demais podem confundir o aluno exigindo dele um poder de interpretação mais intenso. Tal situação também faz com que a questão se torne desafiadora.
O item avaliado possui outras alternativas possíveis de serem respondidas como sendo a correta o que pode causar dúvidas no aluno.
avatar
Elizete Maia de Lima
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Escola João Ricardo de Freitas

Qua Ago 12, 2020 6:33 pm
Considero que todos os itens estão bem apresentados, ou seja, dentro das normas de avaliação: traz texto com auxílio e material gráfico, que facilita a compreensão dos alunos; também é claro, de fácil entendimento. Assim os alunos pode buscar suporte pra responder as questões propostas.
avatar
Saulo Albuquerque
Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Quadrinho da Magali

Qua Ago 12, 2020 6:47 pm
Saulo O Albuquerque – Prof. Escola Rural Wilson Pinheiro de Rio Branco.
O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim, o enunciado deixa claro o que o aluno deve fazer primeiramente: "Leia o texto"
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa, de modo a permitir uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de "ficou" mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determidados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).
avatar
Lilian Pereira
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Elaboração de itens avaliativo

Qua Ago 12, 2020 7:22 pm
Sou Lilian Pereira do Nascimento, professora de Língua Portuguesa (9º ano e 1º ano do Ensino Médio) no Colégio Acreano.

Analisando o Item 1 em que a habilidade, conforme descritor, é interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc), a atividade proposta está de acordo com o descritor, porém, levando em conta que trata-se apenas de um quadrinho, o enunciado não está de acordo, uma vez que menciona "o último quadrinho", sendo o correto utilizar no enunciado, por exemplo, "na fala da personagem" ou "na fala da Magali" a expressão "bah" revela... Ou, colocar os quadrinhos que pudessem vir antes, de forma que esse quadrinho fosse o ultimo.
Com base nisso, o suporte (imagem da Magali com o príncipe) e o comando (a fala da Magali) contribuem para a resolução do problema desde que o aluno possua um conhecimento prévio acerca dessa personagem, ou seja, que eles saibam o quanto ela é comilona, para assim compreender o que a expressão "bah" utilizada em sua fala revela.
Quanto aos distratores (alternativas) todas são plausíveis, pois tratam-se de modos como a Magali poderia se sentir, no entanto, algumas dessas palavras não são tão comuns no cotidiano dos alunos e, por não saberem o seu significado, poderiam ter dificuldade em responder, mesmo a imagem (expressão do rosto da Magali) contribua para a resolução da questão.
avatar
Cleisiane Braga
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 7:46 pm
Os itens devem ser elaborados de maneira clara e objetiva, as informações devem está nítidos para dá o suporte que o aluno precisa para compreender com clareza qual o problema apresentado nas questões, pois na construção da aprendizagem é de grande importância para definir os objetivos de cada item. Apresentar alternativas adequadas ao que esta sendo proposto, apresentar alternativas bem elaboradas para que não haja dúvidas durante a leitura do aluno.
avatar
ANTONIETA FREITAS
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Análise de itens

Qua Ago 12, 2020 7:53 pm
Professora na Escola Elozira dos Santos Thomé.
Escolhi o item 1 para analisar - quadrinho.
1°- A questão contempla sim a habilidade que se deseja avaliar. Mas, também contempla outras habilidades como: inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
2°- por se tratar de im quadrinho o enunciado é bem simples, daí se torna claro e preciso.
3°- Apresenta boa articulação entre o comando para a resposta.
4° - Achei bem confusa. A alternativa correta -aborrecida necessita um maior raciocínio.
5°- Os distratores estão na verdade divididos em duas análises: distratores seriam (desolada e enojada ) já (triste e indiferente) seriam de descarte.
avatar
EDER DE SOUZA VIANA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty MODULO IV

Qua Ago 12, 2020 8:05 pm
Sou Eder de Souza Viana, trabalho na escola Alcimar Nunes Leitão, município de Rio Branco - Acre, exerço a função de professor.
ITEM II

1. Habilidade avaliada:
Busca verificar se o aluno consegue reconhecer a partir da ampliação/redução de uma
figura, quais foram às alterações ocorridas no tamanho de seus lados, perímetro e área na malha quadriculada.
2. Enunciado claro e preciso:
Acredito que poderia ser mais preciso, talvez utilizando palavra relação.
3. Boa articulação entre o comando e a resposta:
O comando está adequado.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
A expressão duplicado pode no meu entender, causar alguma confusão.
5. Distratores plausíveis.
Estão plausíveis.
avatar
Samila Calixto
Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/05/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 8:05 pm
Profa. Samila Calixto, Língua Portuguesa – Escola Marilda Gouveia Viana
Análise avaliativa da atividade proposta pelo MÓDULO IV.

Item I – O texto contempla o D5 da Matrizes de Referência de LP, pois possui uma linguagem verbal e não verbal onde tem como finalidade avaliar a capacidade de interpretação do aluno. Sobre o Item I:
1.    A habilidade que se deseja avaliar.
Sim, o texto apresenta o que deseja avaliar, que é a competência do aluno em interpretar texto com material gráfico.
2.    Enunciado claro e preciso.
Está claro. Mas poderia ter também “e observe a imagem”.
3.    Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim. Mesmo sem conhecimento prévio dos personagens é fácil supor a resposta, visto que as informações estão completas.
4.    Alternativas de resposta adequada ao item.
Está sim.
5.    Distratores Plausíveis
A única questão que pode ocasionar dúvidas é a B “desolada”, caso o aluno não saiba o significado da palavra. As outras são palavras de fácil compreensão.
avatar
Luciana Costa da Silva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Habilidades

Qua Ago 12, 2020 8:08 pm
O suporte utilizado auxilia e se faz necessário para resolução os distratores seguem a mesma estrutura e extensão, as alternativa  estão letras maiúsculo e entre parênteses, apresenta fonte, como o comando e os distratores são continuidade utilizou - se letras maiúsculas.
avatar
BRUNO SANTOS
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Itens Avaliativos

Qua Ago 12, 2020 9:06 pm
Nome: Bruno da Silva Santos. Escola: Colégio Acreano e Lourival Sombra Pereira Lima. Função: Professor. Componente Curricular: Sociologia.
Elaborar questões sempre é uma atividade complexa, que exige atenção e disponibilidade do professor. As alternativas precisam dialogar com o texto inicial, e não deve induzir ao erro, traçar estratégias para que o aluno tenha êxito na questão, é um item fundamental.
avatar
VANGELA D L ALMEIDA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty ANALISANDO O ITEM

Qua Ago 12, 2020 11:54 pm
Vângela L Almeida, Assessora Pedagógica NSEE/CZS
Fazendo uma análise do Item I, posso dizer que ele apresenta a habilidade que se deseja avaliar (Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). Já o enunciado poderia ser mais claro e preciso. A articulação entre o comando para resposta é razoável. Sim, as alternativas de resposta é adequada ao item e distratores plausíveis.
avatar
Danielle Santiago
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Resposta ao Módulo IV

Qui Ago 13, 2020 12:23 am
Danielle Santiago da Silva, trabalho nas escolas Marilda Gouveia Viana e Serafim da Silva Salgado, atuo como professora.
Item lll
O referido item oferece um enunciado claro e objetivo, que leva o aluno a esquadrinhar a resposta.
A notícia a ser identificada está explícita na linha 3.
O comando está bem estruturado e planejado com as alternativas. O gabarito está acessível e os distratores verossímeis e compreensíveis.
avatar
Rafaela Vilaça
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty análise de questão avaliativa

Qui Ago 13, 2020 4:44 pm
Rafaela Vilaça, Lingua Portuguesa, Colégio Acreano. A partir da questão apresentada no ítem 1 a habilidade contemplada através do descritor 5 é pertinente. Muito embora, a quetão pde contemplar outros descritores. È necessário que o professor saiba claramente qual descritor será aplicado para que o resultado positivo seja mensurado de forma adequada. Caso contrário, o professor pode se equivocar ao elaborar a questão, não ofertando as alternativas pertinentes.
O enunciado é claro e traz uma linha de raciocínio bem objetiva.
Para tanto, as alternativas possibilitam a interpretação efetiva do que está proposto no enunciado, considerando a expressão física da protagonista e sua personalidade já conhecida.
avatar
Audenise Ferraz Araújo
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Ago 13, 2020 7:58 pm
Audenise Ferraz Araújo, escola João Ricardo de Freitas, professora.
1. A habilidade está clara, contudo este tipo de questão pode avaliar mais de uma habilidade, o que não é recomendado.
2. Enunciado- independente, de simples compreensão.
3. O comando para a resposta esta claro e coerente.
4.O gabarito- para as crianças do Ensino Fundamental I poderia ser mais claro.
5. Os distratores apresenta um grau de dificuldade elevado pois pode confundir com a resposta.
avatar
391.439.612-15
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty formação continuada modulo Vl avaliação escolar

Sex Ago 14, 2020 2:53 pm
Maria das Graças Menezes Freitas. Gostei de todo conteúdo do curso aprendi bastante, quero compartilhar este item do modulo Vl texto 1. acredito que se seguirmos esses passos teremos uma educação de qualidade.
4.5. As propostas de atividades: são ações ou situações que favoreçam a aprendizagem do(s) conteúdo(s). Dependem das capacidades
(objetivos) que o aluno desenvolverá, do tipo de conteúdo a ser ensinado e, não menos importante, do desenvolvimento da aprendizagem do aluno no
decorrer na situação de ensino.
Currículo Único de Referência do Acre
4.6. As atividades de avaliação são quaisquer atividades planejadas para avaliar se o aluno desenvolveu as capacidades (objetivos) pretendidas.
As atividades de avaliação deverão:
 ser variadas e constantes;
 considerar as produções dos alunos;
 levar em conta os conhecimentos prévios para que possam ser comparados com os conteúdos aprendidos;
 ser planejadas de modo semelhante às situações de ensino no decorrer das aulas;
 estar claras;
 ser reformuladas ou redimensionadas, caso os resultados de aprendizagem do aluno demonstrem que ele não aprendeu.
Currículo Único de Referência do Acre

avatar
JOVITA VARGAS DE BARROS
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty AVALIAÇÃO DE ITEM.

Sex Ago 14, 2020 4:52 pm
Jovita Vargas de Barros, professora de Biologia da escola de ensino médio João ricardo de Freitas, no município de Plácido de Castro,AC.
Item I
A habilidade está sendo contemplada, interpretar texto com auxílio de material gráfico. O enunciado está claro e apresenta o suporte que é a imagem e história em quadrinho, comando com boa articulação e de fácil compreensão, onde o aluno poderá responder independente das alternativas. As alternativas adequadas e em ordem alfabéticas, gabarito de fácil compreensão e distratores plausíveis, porém requer um bom vocabulário.
avatar
Ana Elisa Martins
Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Dom Ago 16, 2020 6:09 pm
Boa tarde, sou Ana Elisa Martins da escola Anita Garibaldi.

A elaboração de itens em avaliações é algo bastante complexo pois envolve não apenas buscar conhecer a resposta do aluno, mas também buscar compreender se, caso o aluno obtenha uma resposta incorreta, a razão de seus erros, buscando utilizá-los como parte do processo de aprendizagem.

Neste contexto, e considerando as recomendações pedagógicas para a elaboração de itens avaliativos podem ser observadas os seguintes aspectos no Item I.

1. A habilidade que se deseja avaliar: a habilidade está adequada uma vez que a interpretação da expressão verbal poderá ser realizada apenas com o suporte. Todos os sulistas sabem que a expressão “BAH” pode significar uma variedade de sentimentos, dependendo de um contexto, que neste caso está apresentado pela imagem.
2. O enunciado é inexistente, uma vez que “leia o texto” é óbvio e não necessário. Ademais, poderia então ter sido “Leia o quadrinho”, uma vez que há mais linguagens que as textuais, a saber, a imagética.
3. A articulação entre o comando para resposta, realizado por meio de uma frase incompleta, está adequada.
4. As alternativas de resposta e distratores plausíveis são adequadas ao item uma vez que se quer interpretar expressão com base em sentimentos. Portanto, as opções de resposta não serão facilmente descartadas pelos alunos, sendo necessário apoiar-se na imagem além do texto.
avatar
Nonato Bezerra
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Análise de produção de itens avaliativos de qualidade

Seg Ago 17, 2020 8:13 am
Ola!
Sou Raimundo Nonato Silva bezerra, professor/coordenador pedagógico na escola Elvira Ferreira Gomes município de Marechal Thaumaturgo.
Para que se possa produzir um instrumento de avaliação de leitura e escrita é necessário considerar um padrão de qualidade que garanta ao aluno todas as condições necessárias para que este sinta-se condicionado a produzir estimulo e a buscar o desenvolvimento de habilidades.

Escolhi o item II da proposta para fazer uma análise avaliativa da qualidade da questão. Portanto, nota-se que  há nesta questão a presença de todos os elementos que caracterizam  um bom item avaliativo
1. A habilidade que se deseja avaliar.
2. Enunciado claro e preciso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratores plausíveis.
Portanto, estando definidos a presença e a clareza de todos eles elementos na elaboração de um item avaliativo, o educador estará garantindo ao aluno a possibilidade de desenvolver habilidades que favoreçam o  crescimento e adequação ao nível seu nível de escolaridade.
avatar
NEIVA EVANGELISTA
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty - Elaboração de Itens Avaliativos

Ter Ago 18, 2020 7:18 am
Eu sou a professora Neiva Evangelista Teixeira, atualmente trabalho na Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro, no Município de Xapuri - Acre
Acredito que quanto a elaboração de itens em avaliações é algo bastante complexo pois envolve não apenas buscar conhecer a resposta do aluno, mas também buscar compreender se, caso o aluno obtenha uma resposta incorreta, a razão de seus erros, buscando utilizá-los como parte do processo de aprendizagem.
1. A habilidade está clara, contudo este tipo de questão pode avaliar mais de uma habilidade, o que não é recomendado.
2. Enunciado- independente, de simples compreensão.
3. O comando para a resposta esta claro e coerente.
4.O gabarito- para as crianças do Ensino Fundamental I poderia ser mais claro.
5. Os distratares apresenta um grau de dificuldade elevado pois pode confundir com a resposta.
avatar
Elenice Silva
Convidado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Elaboração de item

Seg Ago 24, 2020 3:46 pm
Sou a professora Elenice , trabalho na escola de tempo integral Lourenço Filho. No que diz repeito a avaliação, temos em questão o enunciado que deve ser elaborado de maneira clara e objetiva, definindo as tarefas solicitadas claramente para que o aluno compreenda o que vai responder, sendo incluída todas as informações necessárias, pois a falta ou excesso de dados ou informações pode dificultar a compreensão do problema ou ainda, levar uma questão sem resposta.
avatar
Adevilson Santana
Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/08/2020

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Ago 27, 2020 9:45 am
1. A habilidade que se deseja avaliar? Diagnosticar e mensurar a capacidade do aluno de colocar em prática os conteúdos que aprendeu, compreendendo os processos mentais que o guiaram para uma ou outra solução.
2. Enunciado claro e preciso? Sim, o enunciado contém as informações necessárias para a resolução da atividade solicitada.
3. Boa articulação entre o comando para resposta? Sim, foi considerado como suporte tudo aquilo que inspira a criatividade na elaboração de um item.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item? Sim, pois o comando para a resposta também é parte do enunciado e apresenta claro e objetivo, indicando de maneira precisa a tarefa a ser realizada, afastando qualquer fator complicador para a compreensão do item pelo estudante.
5. Distratores plausíveis? Foram inseridos produzindo informações importantes para a avaliação, na medida em que apontam possíveis caminhos de raciocínio dos estudantes, delimitando a etapa do desenvolvimento da aprendizagem em que o estudante se encontra. Assim, os distratores que apresentam soluções supondo erros que os estudantes costumam cometer são mais plausíveis de serem escolhidos por aqueles que não consolidaram a habilidade requerida, oferecendo informações sobre as dificuldades encontradas
avatar
Camila de Souza Melo
Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/08/2020
Idade : 27

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Itens avaliativos (Módulo IV)

Dom Ago 30, 2020 10:27 pm
Camila Melo, professora de Língua Inglesa (ensinos Fundamental e Médio) Escola Dr. Tancredo de Almeida Neves
Durante a leitura e exposição dos vídeos, recebemos vários direcionamentos de como elaborar atividades (questões) para a composição de uma avaliação contínua. Dentre elas, manter a coesão e coerência entre enunciados, alternativas e, se possível, utilizarmos ilustrações para facilitar o entendimento do aluno. Como foi dito pelos professores e palestrantes, e eu concordo, é que isso deve ser feito para minimizar as confusões que podem ocorrer durante a resolução dessas questões. É possível haver algum erro, pois todos somos passíveis de cometer, porém a ação e reflexão do processo vai ajudar com que tanto professores quanto alunos possam desenvolver um aprendizado qualitativo, significante e satisfatório.
Conteúdo patrocinado

Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 25 Empty Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos