Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
+198
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- Cleiciane SoaresConvidado
módulo IV
Qua Ago 12, 2020 5:29 pm
Cleiciane Soares da Fonseca
Assessora Pedagógica de Ensino das Escolas Indígenas
Esse módulo IV, foi bem produtivo, para a melhor compreensão do processo de avaliação.
- Alex PimentelConvidado
Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Qua Ago 12, 2020 5:58 pm
Alex dos Santos Pimentel/ Instituto de Educação Loureço Filho – IELF/ Professor de Arte e Cood. de área – Linguagens.
O item escolhido para fazer a análise foi o 1.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
O descritor está sendo contemplado no item.
2. Enunciado claro e preciso.
A tirinha omite o que aconteceu antes da fala do personagem. Isso pode dificultar o entendimento do estudante.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Seria necessário um ajuste “No último quadrinho” que poderia ser: A partir da leitura da tirinha...
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratares plausíveis.
Existem distratares semelhantes como: aborrecida e desolada. Isso pode confundir o estudante e se transformar em uma espécie de pegadinha. Poderia substituir “desolada” por “assustada”.
O item escolhido para fazer a análise foi o 1.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
O descritor está sendo contemplado no item.
2. Enunciado claro e preciso.
A tirinha omite o que aconteceu antes da fala do personagem. Isso pode dificultar o entendimento do estudante.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Seria necessário um ajuste “No último quadrinho” que poderia ser: A partir da leitura da tirinha...
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratares plausíveis.
Existem distratares semelhantes como: aborrecida e desolada. Isso pode confundir o estudante e se transformar em uma espécie de pegadinha. Poderia substituir “desolada” por “assustada”.
- Sirlene Pereira LuzConvidado
Elaboração de Itens Avaliativos
Qua Ago 12, 2020 6:20 pm
Sirlene Pereira Luz, Coordenação Pedagógica, escola José Ribamar Batista.
Item escolhido para análise I - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
É perceptível que a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém, podemos perceber que também contempla pelo menos mais duas habilidades que são: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão e inferir uma informação implícita no texto.
2. Enunciado claro e preciso.
Podemos perceber que por se tratar de um quadrinho o enunciado visivelmente é simples e claro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
A articulação é sem dúvida boa o que permite ao leitor a compreensão da presença de subordinação entre as expressões, isto auxilia o aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
A resposta ou alternativa correta (aborrecida), infelizmente não é uma resposta tão óbvia já que as demais podem confundir o aluno exigindo dele um poder de interpretação mais intenso. Tal situação também faz com que a questão se torne desafiadora.
O item avaliado possui outras alternativas possíveis de serem respondidas como sendo a correta o que pode causar dúvidas no aluno.
Item escolhido para análise I - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
É perceptível que a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém, podemos perceber que também contempla pelo menos mais duas habilidades que são: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão e inferir uma informação implícita no texto.
2. Enunciado claro e preciso.
Podemos perceber que por se tratar de um quadrinho o enunciado visivelmente é simples e claro.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
A articulação é sem dúvida boa o que permite ao leitor a compreensão da presença de subordinação entre as expressões, isto auxilia o aluno.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
A resposta ou alternativa correta (aborrecida), infelizmente não é uma resposta tão óbvia já que as demais podem confundir o aluno exigindo dele um poder de interpretação mais intenso. Tal situação também faz com que a questão se torne desafiadora.
O item avaliado possui outras alternativas possíveis de serem respondidas como sendo a correta o que pode causar dúvidas no aluno.
- Elizete Maia de LimaConvidado
Escola João Ricardo de Freitas
Qua Ago 12, 2020 6:33 pm
Considero que todos os itens estão bem apresentados, ou seja, dentro das normas de avaliação: traz texto com auxílio e material gráfico, que facilita a compreensão dos alunos; também é claro, de fácil entendimento. Assim os alunos pode buscar suporte pra responder as questões propostas.
- Saulo Albuquerque
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/08/2020
Quadrinho da Magali
Qua Ago 12, 2020 6:47 pm
Saulo O Albuquerque – Prof. Escola Rural Wilson Pinheiro de Rio Branco.
O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim, o enunciado deixa claro o que o aluno deve fazer primeiramente: "Leia o texto"
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa, de modo a permitir uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de "ficou" mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determidados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).
O item escolhido para fazer a análise foi o 1 - Quadrinho da Magali.
1. A habilidade que se deseja avaliar.
- Sim, a questão contempla perfeitamente a habilidade que se deseja avaliar (interpretar texto com auxílio de material gráfico), porém também contempla mas pelo menos dua habilidades, o que não é tão recomendado. (Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, inferir uma informação implícita no texto).
2. Enunciado claro e preciso.
-Sim, o enunciado deixa claro o que o aluno deve fazer primeiramente: "Leia o texto"
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
-Sim, a articulação ficou muito boa, de modo a permitir uma ideia de subordinação entre as expressões o que facilita o trabalho do aluno, eu teria colocado dois pontos ao final de "ficou" mas isso não prejudica a interpretação da questão.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
-A alternativa correta (aborrecida), não é uma resposta tão óbvia e requer um certo grau de raciocínio, o que torna a questão desafiadora, porém bem elaborada pois permite avaliar o aluno na habilidade desejada.
5. Distratores plausíveis.
- A questão apresenta alternativas bem elaboradas, com questões plausíveis de serem respondidas com determidados raciocínios (desolada e enojada), que são os distratores e itens descartáveis (triste e indiferente).
- Lilian PereiraConvidado
Elaboração de itens avaliativo
Qua Ago 12, 2020 7:22 pm
Sou Lilian Pereira do Nascimento, professora de Língua Portuguesa (9º ano e 1º ano do Ensino Médio) no Colégio Acreano.
Analisando o Item 1 em que a habilidade, conforme descritor, é interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc), a atividade proposta está de acordo com o descritor, porém, levando em conta que trata-se apenas de um quadrinho, o enunciado não está de acordo, uma vez que menciona "o último quadrinho", sendo o correto utilizar no enunciado, por exemplo, "na fala da personagem" ou "na fala da Magali" a expressão "bah" revela... Ou, colocar os quadrinhos que pudessem vir antes, de forma que esse quadrinho fosse o ultimo.
Com base nisso, o suporte (imagem da Magali com o príncipe) e o comando (a fala da Magali) contribuem para a resolução do problema desde que o aluno possua um conhecimento prévio acerca dessa personagem, ou seja, que eles saibam o quanto ela é comilona, para assim compreender o que a expressão "bah" utilizada em sua fala revela.
Quanto aos distratores (alternativas) todas são plausíveis, pois tratam-se de modos como a Magali poderia se sentir, no entanto, algumas dessas palavras não são tão comuns no cotidiano dos alunos e, por não saberem o seu significado, poderiam ter dificuldade em responder, mesmo a imagem (expressão do rosto da Magali) contribua para a resolução da questão.
Analisando o Item 1 em que a habilidade, conforme descritor, é interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc), a atividade proposta está de acordo com o descritor, porém, levando em conta que trata-se apenas de um quadrinho, o enunciado não está de acordo, uma vez que menciona "o último quadrinho", sendo o correto utilizar no enunciado, por exemplo, "na fala da personagem" ou "na fala da Magali" a expressão "bah" revela... Ou, colocar os quadrinhos que pudessem vir antes, de forma que esse quadrinho fosse o ultimo.
Com base nisso, o suporte (imagem da Magali com o príncipe) e o comando (a fala da Magali) contribuem para a resolução do problema desde que o aluno possua um conhecimento prévio acerca dessa personagem, ou seja, que eles saibam o quanto ela é comilona, para assim compreender o que a expressão "bah" utilizada em sua fala revela.
Quanto aos distratores (alternativas) todas são plausíveis, pois tratam-se de modos como a Magali poderia se sentir, no entanto, algumas dessas palavras não são tão comuns no cotidiano dos alunos e, por não saberem o seu significado, poderiam ter dificuldade em responder, mesmo a imagem (expressão do rosto da Magali) contribua para a resolução da questão.
- Cleisiane BragaConvidado
Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Qua Ago 12, 2020 7:46 pm
Os itens devem ser elaborados de maneira clara e objetiva, as informações devem está nítidos para dá o suporte que o aluno precisa para compreender com clareza qual o problema apresentado nas questões, pois na construção da aprendizagem é de grande importância para definir os objetivos de cada item. Apresentar alternativas adequadas ao que esta sendo proposto, apresentar alternativas bem elaboradas para que não haja dúvidas durante a leitura do aluno.
- ANTONIETA FREITASConvidado
Análise de itens
Qua Ago 12, 2020 7:53 pm
Professora na Escola Elozira dos Santos Thomé.
Escolhi o item 1 para analisar - quadrinho.
1°- A questão contempla sim a habilidade que se deseja avaliar. Mas, também contempla outras habilidades como: inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
2°- por se tratar de im quadrinho o enunciado é bem simples, daí se torna claro e preciso.
3°- Apresenta boa articulação entre o comando para a resposta.
4° - Achei bem confusa. A alternativa correta -aborrecida necessita um maior raciocínio.
5°- Os distratores estão na verdade divididos em duas análises: distratores seriam (desolada e enojada ) já (triste e indiferente) seriam de descarte.
Escolhi o item 1 para analisar - quadrinho.
1°- A questão contempla sim a habilidade que se deseja avaliar. Mas, também contempla outras habilidades como: inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
2°- por se tratar de im quadrinho o enunciado é bem simples, daí se torna claro e preciso.
3°- Apresenta boa articulação entre o comando para a resposta.
4° - Achei bem confusa. A alternativa correta -aborrecida necessita um maior raciocínio.
5°- Os distratores estão na verdade divididos em duas análises: distratores seriam (desolada e enojada ) já (triste e indiferente) seriam de descarte.
- EDER DE SOUZA VIANAConvidado
MODULO IV
Qua Ago 12, 2020 8:05 pm
Sou Eder de Souza Viana, trabalho na escola Alcimar Nunes Leitão, município de Rio Branco - Acre, exerço a função de professor.
ITEM II
1. Habilidade avaliada:
Busca verificar se o aluno consegue reconhecer a partir da ampliação/redução de uma
figura, quais foram às alterações ocorridas no tamanho de seus lados, perímetro e área na malha quadriculada.
2. Enunciado claro e preciso:
Acredito que poderia ser mais preciso, talvez utilizando palavra relação.
3. Boa articulação entre o comando e a resposta:
O comando está adequado.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
A expressão duplicado pode no meu entender, causar alguma confusão.
5. Distratores plausíveis.
Estão plausíveis.
ITEM II
1. Habilidade avaliada:
Busca verificar se o aluno consegue reconhecer a partir da ampliação/redução de uma
figura, quais foram às alterações ocorridas no tamanho de seus lados, perímetro e área na malha quadriculada.
2. Enunciado claro e preciso:
Acredito que poderia ser mais preciso, talvez utilizando palavra relação.
3. Boa articulação entre o comando e a resposta:
O comando está adequado.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
A expressão duplicado pode no meu entender, causar alguma confusão.
5. Distratores plausíveis.
Estão plausíveis.
- Samila Calixto
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/05/2020
Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Qua Ago 12, 2020 8:05 pm
Profa. Samila Calixto, Língua Portuguesa – Escola Marilda Gouveia Viana
Análise avaliativa da atividade proposta pelo MÓDULO IV.
Item I – O texto contempla o D5 da Matrizes de Referência de LP, pois possui uma linguagem verbal e não verbal onde tem como finalidade avaliar a capacidade de interpretação do aluno. Sobre o Item I:
1. A habilidade que se deseja avaliar.
Sim, o texto apresenta o que deseja avaliar, que é a competência do aluno em interpretar texto com material gráfico.
2. Enunciado claro e preciso.
Está claro. Mas poderia ter também “e observe a imagem”.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
Sim. Mesmo sem conhecimento prévio dos personagens é fácil supor a resposta, visto que as informações estão completas.
4. Alternativas de resposta adequada ao item.
Está sim.
5. Distratores Plausíveis
A única questão que pode ocasionar dúvidas é a B “desolada”, caso o aluno não saiba o significado da palavra. As outras são palavras de fácil compreensão.
- Luciana Costa da SilvaConvidado
Habilidades
Qua Ago 12, 2020 8:08 pm
O suporte utilizado auxilia e se faz necessário para resolução os distratores seguem a mesma estrutura e extensão, as alternativa estão letras maiúsculo e entre parênteses, apresenta fonte, como o comando e os distratores são continuidade utilizou - se letras maiúsculas.
- BRUNO SANTOSConvidado
Itens Avaliativos
Qua Ago 12, 2020 9:06 pm
Nome: Bruno da Silva Santos. Escola: Colégio Acreano e Lourival Sombra Pereira Lima. Função: Professor. Componente Curricular: Sociologia.
Elaborar questões sempre é uma atividade complexa, que exige atenção e disponibilidade do professor. As alternativas precisam dialogar com o texto inicial, e não deve induzir ao erro, traçar estratégias para que o aluno tenha êxito na questão, é um item fundamental.
Elaborar questões sempre é uma atividade complexa, que exige atenção e disponibilidade do professor. As alternativas precisam dialogar com o texto inicial, e não deve induzir ao erro, traçar estratégias para que o aluno tenha êxito na questão, é um item fundamental.
- VANGELA D L ALMEIDAConvidado
ANALISANDO O ITEM
Qua Ago 12, 2020 11:54 pm
Vângela L Almeida, Assessora Pedagógica NSEE/CZS
Fazendo uma análise do Item I, posso dizer que ele apresenta a habilidade que se deseja avaliar (Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). Já o enunciado poderia ser mais claro e preciso. A articulação entre o comando para resposta é razoável. Sim, as alternativas de resposta é adequada ao item e distratores plausíveis.
Fazendo uma análise do Item I, posso dizer que ele apresenta a habilidade que se deseja avaliar (Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). Já o enunciado poderia ser mais claro e preciso. A articulação entre o comando para resposta é razoável. Sim, as alternativas de resposta é adequada ao item e distratores plausíveis.
- Danielle Santiago
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/08/2020
Resposta ao Módulo IV
Qui Ago 13, 2020 12:23 am
Danielle Santiago da Silva, trabalho nas escolas Marilda Gouveia Viana e Serafim da Silva Salgado, atuo como professora.
Item lll
O referido item oferece um enunciado claro e objetivo, que leva o aluno a esquadrinhar a resposta.
A notícia a ser identificada está explícita na linha 3.
O comando está bem estruturado e planejado com as alternativas. O gabarito está acessível e os distratores verossímeis e compreensíveis.
Item lll
O referido item oferece um enunciado claro e objetivo, que leva o aluno a esquadrinhar a resposta.
A notícia a ser identificada está explícita na linha 3.
O comando está bem estruturado e planejado com as alternativas. O gabarito está acessível e os distratores verossímeis e compreensíveis.
- Rafaela VilaçaConvidado
análise de questão avaliativa
Qui Ago 13, 2020 4:44 pm
Rafaela Vilaça, Lingua Portuguesa, Colégio Acreano. A partir da questão apresentada no ítem 1 a habilidade contemplada através do descritor 5 é pertinente. Muito embora, a quetão pde contemplar outros descritores. È necessário que o professor saiba claramente qual descritor será aplicado para que o resultado positivo seja mensurado de forma adequada. Caso contrário, o professor pode se equivocar ao elaborar a questão, não ofertando as alternativas pertinentes.
O enunciado é claro e traz uma linha de raciocínio bem objetiva.
Para tanto, as alternativas possibilitam a interpretação efetiva do que está proposto no enunciado, considerando a expressão física da protagonista e sua personalidade já conhecida.
O enunciado é claro e traz uma linha de raciocínio bem objetiva.
Para tanto, as alternativas possibilitam a interpretação efetiva do que está proposto no enunciado, considerando a expressão física da protagonista e sua personalidade já conhecida.
- Audenise Ferraz Araújo
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/08/2020
Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Qui Ago 13, 2020 7:58 pm
Audenise Ferraz Araújo, escola João Ricardo de Freitas, professora.
1. A habilidade está clara, contudo este tipo de questão pode avaliar mais de uma habilidade, o que não é recomendado.
2. Enunciado- independente, de simples compreensão.
3. O comando para a resposta esta claro e coerente.
4.O gabarito- para as crianças do Ensino Fundamental I poderia ser mais claro.
5. Os distratores apresenta um grau de dificuldade elevado pois pode confundir com a resposta.
1. A habilidade está clara, contudo este tipo de questão pode avaliar mais de uma habilidade, o que não é recomendado.
2. Enunciado- independente, de simples compreensão.
3. O comando para a resposta esta claro e coerente.
4.O gabarito- para as crianças do Ensino Fundamental I poderia ser mais claro.
5. Os distratores apresenta um grau de dificuldade elevado pois pode confundir com a resposta.
- 391.439.612-15Convidado
formação continuada modulo Vl avaliação escolar
Sex Ago 14, 2020 2:53 pm
Maria das Graças Menezes Freitas. Gostei de todo conteúdo do curso aprendi bastante, quero compartilhar este item do modulo Vl texto 1. acredito que se seguirmos esses passos teremos uma educação de qualidade.
4.5. As propostas de atividades: são ações ou situações que favoreçam a aprendizagem do(s) conteúdo(s). Dependem das capacidades
(objetivos) que o aluno desenvolverá, do tipo de conteúdo a ser ensinado e, não menos importante, do desenvolvimento da aprendizagem do aluno no
decorrer na situação de ensino.
Currículo Único de Referência do Acre
4.6. As atividades de avaliação são quaisquer atividades planejadas para avaliar se o aluno desenvolveu as capacidades (objetivos) pretendidas.
As atividades de avaliação deverão:
ser variadas e constantes;
considerar as produções dos alunos;
levar em conta os conhecimentos prévios para que possam ser comparados com os conteúdos aprendidos;
ser planejadas de modo semelhante às situações de ensino no decorrer das aulas;
estar claras;
ser reformuladas ou redimensionadas, caso os resultados de aprendizagem do aluno demonstrem que ele não aprendeu.
Currículo Único de Referência do Acre
4.5. As propostas de atividades: são ações ou situações que favoreçam a aprendizagem do(s) conteúdo(s). Dependem das capacidades
(objetivos) que o aluno desenvolverá, do tipo de conteúdo a ser ensinado e, não menos importante, do desenvolvimento da aprendizagem do aluno no
decorrer na situação de ensino.
Currículo Único de Referência do Acre
4.6. As atividades de avaliação são quaisquer atividades planejadas para avaliar se o aluno desenvolveu as capacidades (objetivos) pretendidas.
As atividades de avaliação deverão:
ser variadas e constantes;
considerar as produções dos alunos;
levar em conta os conhecimentos prévios para que possam ser comparados com os conteúdos aprendidos;
ser planejadas de modo semelhante às situações de ensino no decorrer das aulas;
estar claras;
ser reformuladas ou redimensionadas, caso os resultados de aprendizagem do aluno demonstrem que ele não aprendeu.
Currículo Único de Referência do Acre
- JOVITA VARGAS DE BARROSConvidado
AVALIAÇÃO DE ITEM.
Sex Ago 14, 2020 4:52 pm
Jovita Vargas de Barros, professora de Biologia da escola de ensino médio João ricardo de Freitas, no município de Plácido de Castro,AC.
Item I
A habilidade está sendo contemplada, interpretar texto com auxílio de material gráfico. O enunciado está claro e apresenta o suporte que é a imagem e história em quadrinho, comando com boa articulação e de fácil compreensão, onde o aluno poderá responder independente das alternativas. As alternativas adequadas e em ordem alfabéticas, gabarito de fácil compreensão e distratores plausíveis, porém requer um bom vocabulário.
Item I
A habilidade está sendo contemplada, interpretar texto com auxílio de material gráfico. O enunciado está claro e apresenta o suporte que é a imagem e história em quadrinho, comando com boa articulação e de fácil compreensão, onde o aluno poderá responder independente das alternativas. As alternativas adequadas e em ordem alfabéticas, gabarito de fácil compreensão e distratores plausíveis, porém requer um bom vocabulário.
- Ana Elisa Martins
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/08/2020
Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Dom Ago 16, 2020 6:09 pm
Boa tarde, sou Ana Elisa Martins da escola Anita Garibaldi.
A elaboração de itens em avaliações é algo bastante complexo pois envolve não apenas buscar conhecer a resposta do aluno, mas também buscar compreender se, caso o aluno obtenha uma resposta incorreta, a razão de seus erros, buscando utilizá-los como parte do processo de aprendizagem.
Neste contexto, e considerando as recomendações pedagógicas para a elaboração de itens avaliativos podem ser observadas os seguintes aspectos no Item I.
1. A habilidade que se deseja avaliar: a habilidade está adequada uma vez que a interpretação da expressão verbal poderá ser realizada apenas com o suporte. Todos os sulistas sabem que a expressão “BAH” pode significar uma variedade de sentimentos, dependendo de um contexto, que neste caso está apresentado pela imagem.
2. O enunciado é inexistente, uma vez que “leia o texto” é óbvio e não necessário. Ademais, poderia então ter sido “Leia o quadrinho”, uma vez que há mais linguagens que as textuais, a saber, a imagética.
3. A articulação entre o comando para resposta, realizado por meio de uma frase incompleta, está adequada.
4. As alternativas de resposta e distratores plausíveis são adequadas ao item uma vez que se quer interpretar expressão com base em sentimentos. Portanto, as opções de resposta não serão facilmente descartadas pelos alunos, sendo necessário apoiar-se na imagem além do texto.
A elaboração de itens em avaliações é algo bastante complexo pois envolve não apenas buscar conhecer a resposta do aluno, mas também buscar compreender se, caso o aluno obtenha uma resposta incorreta, a razão de seus erros, buscando utilizá-los como parte do processo de aprendizagem.
Neste contexto, e considerando as recomendações pedagógicas para a elaboração de itens avaliativos podem ser observadas os seguintes aspectos no Item I.
1. A habilidade que se deseja avaliar: a habilidade está adequada uma vez que a interpretação da expressão verbal poderá ser realizada apenas com o suporte. Todos os sulistas sabem que a expressão “BAH” pode significar uma variedade de sentimentos, dependendo de um contexto, que neste caso está apresentado pela imagem.
2. O enunciado é inexistente, uma vez que “leia o texto” é óbvio e não necessário. Ademais, poderia então ter sido “Leia o quadrinho”, uma vez que há mais linguagens que as textuais, a saber, a imagética.
3. A articulação entre o comando para resposta, realizado por meio de uma frase incompleta, está adequada.
4. As alternativas de resposta e distratores plausíveis são adequadas ao item uma vez que se quer interpretar expressão com base em sentimentos. Portanto, as opções de resposta não serão facilmente descartadas pelos alunos, sendo necessário apoiar-se na imagem além do texto.
- Nonato BezerraConvidado
Análise de produção de itens avaliativos de qualidade
Seg Ago 17, 2020 8:13 am
Ola!
Sou Raimundo Nonato Silva bezerra, professor/coordenador pedagógico na escola Elvira Ferreira Gomes município de Marechal Thaumaturgo.
Para que se possa produzir um instrumento de avaliação de leitura e escrita é necessário considerar um padrão de qualidade que garanta ao aluno todas as condições necessárias para que este sinta-se condicionado a produzir estimulo e a buscar o desenvolvimento de habilidades.
Escolhi o item II da proposta para fazer uma análise avaliativa da qualidade da questão. Portanto, nota-se que há nesta questão a presença de todos os elementos que caracterizam um bom item avaliativo
1. A habilidade que se deseja avaliar.
2. Enunciado claro e preciso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratores plausíveis.
Portanto, estando definidos a presença e a clareza de todos eles elementos na elaboração de um item avaliativo, o educador estará garantindo ao aluno a possibilidade de desenvolver habilidades que favoreçam o crescimento e adequação ao nível seu nível de escolaridade.
Sou Raimundo Nonato Silva bezerra, professor/coordenador pedagógico na escola Elvira Ferreira Gomes município de Marechal Thaumaturgo.
Para que se possa produzir um instrumento de avaliação de leitura e escrita é necessário considerar um padrão de qualidade que garanta ao aluno todas as condições necessárias para que este sinta-se condicionado a produzir estimulo e a buscar o desenvolvimento de habilidades.
Escolhi o item II da proposta para fazer uma análise avaliativa da qualidade da questão. Portanto, nota-se que há nesta questão a presença de todos os elementos que caracterizam um bom item avaliativo
1. A habilidade que se deseja avaliar.
2. Enunciado claro e preciso.
3. Boa articulação entre o comando para resposta.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item.
5. Distratores plausíveis.
Portanto, estando definidos a presença e a clareza de todos eles elementos na elaboração de um item avaliativo, o educador estará garantindo ao aluno a possibilidade de desenvolver habilidades que favoreçam o crescimento e adequação ao nível seu nível de escolaridade.
- NEIVA EVANGELISTAConvidado
- Elaboração de Itens Avaliativos
Ter Ago 18, 2020 7:18 am
Eu sou a professora Neiva Evangelista Teixeira, atualmente trabalho na Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro, no Município de Xapuri - Acre
Acredito que quanto a elaboração de itens em avaliações é algo bastante complexo pois envolve não apenas buscar conhecer a resposta do aluno, mas também buscar compreender se, caso o aluno obtenha uma resposta incorreta, a razão de seus erros, buscando utilizá-los como parte do processo de aprendizagem.
1. A habilidade está clara, contudo este tipo de questão pode avaliar mais de uma habilidade, o que não é recomendado.
2. Enunciado- independente, de simples compreensão.
3. O comando para a resposta esta claro e coerente.
4.O gabarito- para as crianças do Ensino Fundamental I poderia ser mais claro.
5. Os distratares apresenta um grau de dificuldade elevado pois pode confundir com a resposta.
Acredito que quanto a elaboração de itens em avaliações é algo bastante complexo pois envolve não apenas buscar conhecer a resposta do aluno, mas também buscar compreender se, caso o aluno obtenha uma resposta incorreta, a razão de seus erros, buscando utilizá-los como parte do processo de aprendizagem.
1. A habilidade está clara, contudo este tipo de questão pode avaliar mais de uma habilidade, o que não é recomendado.
2. Enunciado- independente, de simples compreensão.
3. O comando para a resposta esta claro e coerente.
4.O gabarito- para as crianças do Ensino Fundamental I poderia ser mais claro.
5. Os distratares apresenta um grau de dificuldade elevado pois pode confundir com a resposta.
- Elenice SilvaConvidado
Elaboração de item
Seg Ago 24, 2020 3:46 pm
Sou a professora Elenice , trabalho na escola de tempo integral Lourenço Filho. No que diz repeito a avaliação, temos em questão o enunciado que deve ser elaborado de maneira clara e objetiva, definindo as tarefas solicitadas claramente para que o aluno compreenda o que vai responder, sendo incluída todas as informações necessárias, pois a falta ou excesso de dados ou informações pode dificultar a compreensão do problema ou ainda, levar uma questão sem resposta.
- Adevilson Santana
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/08/2020
Re: Módulo IV (25 a 29 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
Qui Ago 27, 2020 9:45 am
1. A habilidade que se deseja avaliar? Diagnosticar e mensurar a capacidade do aluno de colocar em prática os conteúdos que aprendeu, compreendendo os processos mentais que o guiaram para uma ou outra solução.
2. Enunciado claro e preciso? Sim, o enunciado contém as informações necessárias para a resolução da atividade solicitada.
3. Boa articulação entre o comando para resposta? Sim, foi considerado como suporte tudo aquilo que inspira a criatividade na elaboração de um item.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item? Sim, pois o comando para a resposta também é parte do enunciado e apresenta claro e objetivo, indicando de maneira precisa a tarefa a ser realizada, afastando qualquer fator complicador para a compreensão do item pelo estudante.
5. Distratores plausíveis? Foram inseridos produzindo informações importantes para a avaliação, na medida em que apontam possíveis caminhos de raciocínio dos estudantes, delimitando a etapa do desenvolvimento da aprendizagem em que o estudante se encontra. Assim, os distratores que apresentam soluções supondo erros que os estudantes costumam cometer são mais plausíveis de serem escolhidos por aqueles que não consolidaram a habilidade requerida, oferecendo informações sobre as dificuldades encontradas
2. Enunciado claro e preciso? Sim, o enunciado contém as informações necessárias para a resolução da atividade solicitada.
3. Boa articulação entre o comando para resposta? Sim, foi considerado como suporte tudo aquilo que inspira a criatividade na elaboração de um item.
4. Alternativas de resposta adequada ao Item? Sim, pois o comando para a resposta também é parte do enunciado e apresenta claro e objetivo, indicando de maneira precisa a tarefa a ser realizada, afastando qualquer fator complicador para a compreensão do item pelo estudante.
5. Distratores plausíveis? Foram inseridos produzindo informações importantes para a avaliação, na medida em que apontam possíveis caminhos de raciocínio dos estudantes, delimitando a etapa do desenvolvimento da aprendizagem em que o estudante se encontra. Assim, os distratores que apresentam soluções supondo erros que os estudantes costumam cometer são mais plausíveis de serem escolhidos por aqueles que não consolidaram a habilidade requerida, oferecendo informações sobre as dificuldades encontradas
- Camila de Souza Melo
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/08/2020
Idade : 27
Itens avaliativos (Módulo IV)
Dom Ago 30, 2020 10:27 pm
Camila Melo, professora de Língua Inglesa (ensinos Fundamental e Médio) Escola Dr. Tancredo de Almeida Neves
Durante a leitura e exposição dos vídeos, recebemos vários direcionamentos de como elaborar atividades (questões) para a composição de uma avaliação contínua. Dentre elas, manter a coesão e coerência entre enunciados, alternativas e, se possível, utilizarmos ilustrações para facilitar o entendimento do aluno. Como foi dito pelos professores e palestrantes, e eu concordo, é que isso deve ser feito para minimizar as confusões que podem ocorrer durante a resolução dessas questões. É possível haver algum erro, pois todos somos passíveis de cometer, porém a ação e reflexão do processo vai ajudar com que tanto professores quanto alunos possam desenvolver um aprendizado qualitativo, significante e satisfatório.
Durante a leitura e exposição dos vídeos, recebemos vários direcionamentos de como elaborar atividades (questões) para a composição de uma avaliação contínua. Dentre elas, manter a coesão e coerência entre enunciados, alternativas e, se possível, utilizarmos ilustrações para facilitar o entendimento do aluno. Como foi dito pelos professores e palestrantes, e eu concordo, é que isso deve ser feito para minimizar as confusões que podem ocorrer durante a resolução dessas questões. É possível haver algum erro, pois todos somos passíveis de cometer, porém a ação e reflexão do processo vai ajudar com que tanto professores quanto alunos possam desenvolver um aprendizado qualitativo, significante e satisfatório.
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- Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre
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