Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
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Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

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Lilian Pereira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty A avaliação conforme LDB e em Ambientes Virtuais

Qua Ago 12, 2020 6:33 pm
Sou Lilian Pereira do Nascimento, professora de Língua Portuguesa (9º ano e 1º ano do Ensino Médio) no Colégio Acreano.

Ao realizar o módulo II e ao iniciar o módulo III, percebi que a minha resposta se encaixa perfeitamente para ambos os fóruns. Acrescentando algo sobre a inclusão, avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais, uma vez que dou aula para alunos autistas e com TDAH, o que me acarreta em um processo de ensino-aprendizagem e de avaliação diferenciada.

Para a LDB, "a avaliação do desempenho do aluno deve ser contínua e cumulativa com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais". (Lei de Diretrizes e Bases, Art. 24, Inciso V, a). Isto significa dizer que ela não prioriza o aprendizado do aluno em notas, ms sim em valores.
Como base nisso, o papel do professor é buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades dos alunos, isto é, ter em mãos os mais diversos tios de avaliações, em que deve procurar o que melhor se encaixa para acompanhar e construir a aprendizagem dos seus alunos.
Logo, a intenção não é o aluno tirar nota e sim "aprender". Tiramos como exemplo, o período que estamos passando, o Ensino a Distância (Ead) que nos trouxe novas possibilidades de avaliação e que mesmo que retornemos a sala de aula, nos servirão como ferramentas para uma maior interatividade com nossos alunos e para que os objetivos do ensino-aprendizagem sejam alcançados.
Levando isso para os alunos com necessidades educacionais especiais,  há uma adaptação a partir da sua necessidade, o intuito é de valorizar as suas competências. A avaliação desses alunos, com certeza, deve implementar o apoio necessário ao seu progresso e ao seu sucesso, tanto no contexto educacional escolar e, se possível, no familiar, já que nesse período de pandemia, eles não dependem apenas do apoio de nós professores, mas também do auxílio de seus responsáveis.
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Alef Jason Nunes Charife
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty Avaliação Qualitativa

Qua Ago 12, 2020 6:36 pm
Alef Jason Nunes Charife
Colégio Militar Estadual Tiradentes
Professor de Educação Física

Ao sobrepor-se aos aspectos quantitativos, a avaliação qualitativa centra-se em todo o processo de ensino-aprendizagem. No ambiente escolar, a avaliação tem como foco a análise da aprendizagem do aluno, assim como aos aspectos institucionais e à avaliação externa.
Nessa nova realidade de ensino, faz-se necessário uma outra compreensão da forma de estudar e avaliar, nos exigindo adaptar-se a uma nova rotina.
O ensino a distância se popularizou, sendo que os conteúdos online permitem ao educando buscar as mais variadas fontes de informação. Então, podemos afirmar que um dos objetivos do aluno é realmente aprender de forma significativa e não apenas receber determinada nota/conceito. Todas as respostas do educando, sejam certas ou erradas, apontam os passos percorridos e caminhos possíveis. É uma construção para uma aprendizagem realmente consistente.
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Nairy Rodrigues Oliveira
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty Avaliação

Qua Ago 12, 2020 6:50 pm
Com as aulas EAD, tudo se tornou muito novo, tanto para os alunos, quanto para professores. Na verdade precisamos desconstruir a visão que os discentes têm de que só vale a pena fazer alguma atividade se valer nota. Desde o ensino presencial é uma ideia que desvaloriza a construção do conhecimento, a participação, os valores socioemocionais, as habilidades e competências do século 21. Desta forma, avaliar através dos valores e da construção do saber, é importante.
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Cleisiane Braga
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qua Ago 12, 2020 7:11 pm
Cleisiane Braga de Oliveira, professora do sexto ao nono ano escola rural Claudio Augusto . Zona rural de Rio Branco
Bom na escola temos objetivos a serem alcançados, porém nem sempre isso é possível. E com isso vemos o fracasso de nossos alunos ligado ao fracasso do professor e da escola de um modo geral. É com isso não devemos somente atribuir aos alunos simplesmente uma nota,mas devemos focar no seu ensino aprendizado, ver se o aluno está aprendendo de fato e de verdade, e com isso avaliar nosso aluno de forma coerente e responsável. Pois a avaliação qualitativa visa a melhoria da qualidade do ensino aprendizado refletindo de certa forma no desenvolvimento do conhecimento do aluno.
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EDER DE SOUZA VIANA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty MODULO III

Qua Ago 12, 2020 7:49 pm
Sou professor Eder de Souza Viana, Escola Alcimar Nunes Leitão

A avaliação qualitativa de acordo com a legislação vigente deve se sobrepor à avaliação meramente com aspectos qualitativos, tendo em vista que possibilita a execução de um processo, que por óbvio, por ser processo, deve ser contínuo e não estanque (realizado em um único momento), desta forma o professor deve possuir a capacidade de continuamente está realizando reflexões também sobre a sua prática com vistas a que o seu aluno realmente desenvolva aquelas competências e habilidades que estão sendo trabalhadas, ou seja, é um processo onde ocorrem tantas intervenções quantas forem necessárias para que os objetivos propostos realmente sejam alcançados.


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BRUNO SANTOS
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Qua Ago 12, 2020 8:52 pm
Nome: Bruno da Silva Santos. Escola: Colégio Acreano e Lourival Sombra Pereira Lima. Função: Professor. Componente Curricular: Sociologia.

As avaliações qualitativas se fazem necessárias em todo o processo de ensino e aprendizagem, atribuir uma nota, é apenas uma parte do processo, precisamos considerar toda a caminhada do estudante no seu processo formativo. Em tempos de Pandemia, essa prática requer maior sensibiliade.
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Valmira Souza Lucena
Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty Os Desafios da Avaliação em EAD imposta pelo Coronavírus

Qua Ago 12, 2020 9:57 pm
Nome: Valmira Souza Lucena
Escola: EEEM João Ricardo de Freitas
Função: Coordenadora Pedagógica
Resposta:
A rigor, pressupõem-se que todo processo avaliativo deve ser focado no aspecto qualitativo em detrimento do quantitativo como estabelece a LDB, porém, primando pela honestidade em nossas colocações, ressaltamos que o momento que vivenciamos nos leva mesmo que involuntariamente a inverter essa lógica, considerando os seguintes pontos:
1º- Nas atividades propostas online, não se tem nenhuma garantia do quanto o aluno aprendeu a partir de suas pesquisas ou se fez somente com o objetivo de "cumprir" a tarefa. Ou seja, o professor avalia a devolutiva do aluno, de acordo com o que foi solicitado, mas não houve a possibilidade do diálogo mais aprofundado sobre determinado tema ou conteúdo. Torna-se uma tarefa impossível acompanhar passo a passo o percurso de aprendizagem do aluno nesse formato,
2º- Nas atividades impressas, acontece praticamente a mesma situação. Não tem nenhuma garantia até mesmo se foi o próprio aluno quem fez ou não as atividades propostas, considerando que não teve contato com o professor para esclarecimentos de dúvidas, visto que a maioria reside na zona rural e não têm acesso às ferramentas digitais.
A estratégia das videos/áudio aulas desenvolvidas pela SEE é extremamente louvável e fundamental em tempos de pandemia, todavia, quando se trata da realidade de muitas escolas e de sua clientela (crianças, adolescentes e jovens) há ainda a necessidade de muitas reflexões, ajustes e aprendizado de modo que se possa atender a todos de acordo com os princípios da LDB.
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VANGELA D L ALMEIDA
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty Como fazer? Como avaliar?

Qua Ago 12, 2020 10:53 pm
Vângela L Almeida, Assessora Pedagógica .NSEE/CZS
As escolas estão operando verdadeiros milagres para não parar o ano letivo. Aulas a distância por videoconferência, vídeos com tarefas e explicações, indicações de leitura, material enviado via aplicativos, e-mail, WhatsApp etc.Certamente, a rede de ensino está fazendo o necessário e o impossível para continuar educando, ao manter aulas por meio de ensino remoto. As instituições de ensino e os professores estão se reinventando e fazendo, cada vez mais, uso de ferramentas e plataformas digitais. Exemplos de boas práticas educacionais em tempos de Covid-19 não faltam.Toda comunidade escolar está correndo atrás para que o ano letivo não seja perdido. A luta é para que alunos e pais possam encarar essa nova forma de aprendizado e, também, para que adquiriram, da melhor forma, conhecimentos durante essa adversidade. Alguns passos, sabemos, deverão ser os primeiros a serem tomados pelas escolas na volta dos estudantes às aulas. Coordenação e professores deverão fazer um diagnóstico de cada aluno. Precisam saber em que pé está a escolarização de cada educando e como agir para diminuir o impacto da volta às aulas.Será necessário fazer o ano letivo, de fato, acontecer! Serão realizadas aulas em turno inverso? Como proceder quando os estudantes voltarem às aulas? Outra questão importante a ser tratada é a avaliação das atividades feitas em casa. Serão cobradas em provas ou testes? Serão retomadas em sala de aula? Teremos aulas de reforço?
Os relatórios, quanto ao que foi feito durante esse período de ensino remoto,devem ser bem elaborados, indicando todas as atividades desenvolvidas e a avaliação qualitativa das mesmas.
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Danielle Santiago
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty Resposta ao Módulo III

Qua Ago 12, 2020 11:20 pm
Danielle Santiago da Silva, trabalho nas escolas Marilda Gouveia Viana e Serafim da Silva Salgado, atuo como professora. Neste momento de pandemia precisamos aprender a avaliar os progresso e dificuldades dos nossos alunos. A avaliação qualitativa é importante, pois através desse modelo de avaliação podemos estimular o desenvolvimento de habilidades e competências dos nossos alunos. O professor pode, através dessa forma de avaliação, fazer um acompanhamento bem maior, observando o progresso e dificuldades. Podendo realizar intervenções caso se faça necessário. Também realizar ajustes no planejamento para atender as dificuldades ao longo do percurso.
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Nonato Bezerra
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty A avaliação formativa em ambientes virtuais

Qui Ago 13, 2020 9:51 am
Ola!
Sou Raimundo Nonato Silva bezerra, professor/coordenador pedagógico na escola Elvira Ferreira Gomes localizada no estado do Acre. Sobre a avaliação da aprendizagem, somos conhecedores que esta se dá em três modalidades: avaliação diagnóstica ou inicial, avaliação formativa ou contínua e a avaliação final ou somativa e, todas constituem uma avaliação em processo, pois estão intimamente relacionadas. Dessa forma, a avaliação em educação mesmo sendo a distância deve considerar o desempenho dos alunos proporcionando-lhes o pleno desenvolvimento das suas habilidades cognitivas.
Todavia, somos sabedores de que em meio a tantas dificuldades sociais, culturais e territoriais e objetivando atender as decisões das secretarias estaduais de educação, mesmo que de maneira inconsciente, o modelo de avaliação somativa acaba se sobrepondo às demais.
Sendo assim, a eficiência e eficácia dos materiais de estudo planejadas e elaboradas pelas secretarias e unidades de ensino, requer uma mudança de comportamento tanto das próprias entidades e instituições de ensino, quanto dos alunos e seus familiares, de modo que se adaptem a essa nova modalidade educacional que mesmo considerando as inúmeras adversidades, objetiva a democratização da oferta de ensino em todos nos níveis de escolaridade.
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Audenise Ferraz Araújo
Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Ago 13, 2020 7:55 pm
Audenise Ferraz Araújo, escola João Ricardo de Freitas, professora.
para avaliar os alunos qualitativamente e ser justa com os mesmos, temos que instigar os alunos a participarem das aulas,
tirando dúvidas ou questionando algo quando os mesmos se sentirem prejudicados, pois é a partir dessa observação que iremos perceber se os alunos apreenderam ou não o conteúdo estudado.
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391.439.612-15
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty formação continuada modulo lll

Qui Ago 13, 2020 8:44 pm
Maria das Graças Menezes Freitas. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem, é realizada de forma continua, cumulativa e sistemática na escola, com objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Ao avaliarmos nossos alunos devemos estar preparados para visualizar cada dificuldade com cuidado, as escolas estão trabalhando em conjunto com professores e comunidade, pois dependemos do apoio dos pais para fazer um bom trabalho.
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JOVITA VARGAS DE BARROS
Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty AVALIAÇÃO CONTÍNUA E QUALITATIVA

Sex Ago 14, 2020 11:53 am
Jovita Vargas de Barros, professora de Biologia, escola de ensino médio João Ricardo de Freitas, município de Plácido de Castro, AC.
A avaliação contínua acontece diariamente, desde quando chegamos na escola e busca a aprendizagem do aluno, por mais que o aluno responda "errado" do ponto de vista dos objetivos propostos, temos que avaliar o que faltou para que ele alcançasse tal objetivo, verificando a qualidade do aprendizado, e não a quantidade do mesmo.
Devemos buscar estratégias para que cada aluno sinta-se inserido no processo de ensino aprendizagem e aprenda continuamente e com qualidade.
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Ana Elisa Martins
Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Dom Ago 16, 2020 5:32 pm
Boa tarde
Os aspectos abordados na lei são essenciais na busca por um processo de ensino e aprendizagem que garanta a equidade e qualidade do trabalho educativo.
Neste contexto, é muito importante que o professor garanta os registros de acompanhamento das atividades pedagógicas dos alunos, buscando desta maneira construir uma uma avaliação real, e que seja capaz de averiguar o desenvolvimento do aluno.
Portanto, em nossa escola, enquanto equipe, temos refletido muito nas formas de registro e evidências que podem nos auxiliar na verificação do desenvolvimento de cada aluno. Então, diariamente, dialogamos com os alunos, registramos suas dificuldades, e também contatos os pais de maneria a orientar, e auxiliá-los para que possamos todos fazer nosso melhor.
Em suma, a avaliação qualitativa, realizada cotidianamente e que leva em conta não apenas os aspectos conceituais, mas também emocionais dos alunos neste período emergencial de Covid-19 é um dos principais pontos para realizarmos um trabalho de qualidade.
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Adevilson Santana
Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/08/2020

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty Re: Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre

Qui Ago 27, 2020 9:21 am
Os aspectos abordados na lei são essenciais para aprendizagem do aluno. Tendo em vista que a avaliação qualitativa, por sua vez, refere-se ao que não pode ser mensurável. O intuito é obter resultados a respeito das motivações, comportamentos e necessidades do aluno.
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Convidado

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty A educação transforma vidas

Sex Ago 28, 2020 10:17 pm
Aprendi bastante com esse conteúdo riquíssimo sobre a ldb.
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Camila de Souza Melo
Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/08/2020
Idade : 27

Módulo III (18 a 22 de maio) - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - Página 29 Empty A avaliação de acordo com a LDB e a aprendizagem durante o período de COVID-19

Dom Ago 30, 2020 9:31 pm
Camila Melo, professora de Língua Inglesa Ensinos Fundamental e Médio, Escola Dr. Tancredo de Almeida Neves
Os artigos feitos pelos educadores nos ajudam a criar estratégias para manter a comunicação em momentos como o que estamos vivendo. Segundo eles, apesar da dificuldade, podemos tomar esse momento como importante para a implementação de melhorias na educação. Concordo, pois a cada dia estamos utilizando as redes sociais e aplicativos de comunicação à distância ao nosso favor. Por outro lado, temos a exclusão por parte de pessoas que infelizmente não tem acesso ainda a esses recursos. Porém, como observado, eles enfatizam a importância da formação com temas sobre tecnologia (aplicativos) em aulas. Em relação à LDB, esclarecem as medidas reformuladas e que podem parecer simples, mas que fazem a diferença na vida do aluno enquanto aprendiz em um processo contínuo.
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