Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Júnia Nascimento Conde
Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/07/2020

Avaliação do Ensino Remoto.  Empty Avaliação do Ensino Remoto.

Qua Ago 26, 2020 5:22 pm
Sou a professora Júnia Nascimento Conde, trabalho com 2° ano fundamental na Escola Anita Garibaldi, em Rio Branco no Acre.
Em tempos de distanciamento social e Ensino Remoto, preparar materiais, adaptar atividades, preparar vídeos aulas, áudios, organizar aulas on-line, tem sido a rotina de muitos professores. Porém outro questionamento tem nos deixado extremamente angustiados. Como fazer avaliação no ambiente virtual? Qual deve ser o papel da avaliação em um contexto de pandemia? É extremamente desafiador tanto para o aluno quanto para o professor as práticas pedagógicas de ensino, quanto ao processo avaliativo.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a verificação do rendimento escolar, deve se basear na avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno. E deve prevalecer os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Acredito que a avaliação a distância deve ser encarada mais como um diagnóstico e não como uma classificação. Esse processo precisa ser contínuo, com metodologias e ferramentas diversificadas. Estamos vivendo uma mudança de hábitos e atitudes, precisamos adquirir competências digitais que junto com as habilidades pedagógicas possamos desenvolver um bom planejamento afim de alcançar nossos objetivos que é, avaliar nossos alunos de forma coerente e responsável.
Não podemos também nos esquecer que estamos falando dos alunos que conseguimos alcançar através das aulas remotas. Porque a verdade é que existem muitos alunos que estão à margem dessa realidade.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos