Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Sylvania Silva - SEE
Convidado

Itens avaliativos Empty Itens avaliativos

Seg Ago 10, 2020 11:44 am
Para a elaboração de itens avaliativos há o que muito se pensar. Não é uma tarefa simplória ou rápida. São diversas considerações que postas em um item mostra o bastante sobre o indivíduo a ser avaliado, o docente que avalia, a turma envolvida e engajada ou não no processo educativo. Desta forma, um item deve ter seus componentes bem definidos e que entre eles haja uma conexão. Os elementos de um item, os textos motivadores, ou suporte, não são meros "enfeites". Eles buscam enriquecer o item, de forma que o estudante consiga consolidar seu conhecimento fazendo conexões entre o aprendido e que está exposto. Seja procedimento experimental, um estudo de caso, ou dados matemáticos, tudo há relação. O comando claro sem dúbio sentido remete o estudante aos ditratores (respostas não corretas, mas com algumas em certa proximidade da verdadeira) e, o descritor, este correspondendo a resposta correta, mostrando que o estudante alcançou a habilidade necessária para elucidar o comando.
avatar
Maurício Fontinele
Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/05/2020

Itens avaliativos Empty Re: Itens avaliativos

Seg Ago 10, 2020 12:10 pm
Meu nome é Antonio Maurício Fontinele de Freitas, sou professor de Biologia para as 2ª e 3ª séries do ensino médio da E.T.I. Kairala José Kairala.
Meu nome é Antonio Maurício Fontinele de Freitas, sou professor de Biologia para as 2ª e 3ª séries do ensino médio da E.T.I. Kairala José Kairala.

Creio que uma dos maiores desafios do seculo 21 é elaborar provas que mensurem não somente o conteúdo decorado, o foco é no desenvolvimento integral do ser humano – uma transição do ensino conteudista para a aprendizagem através de habilidades e competências socioemocionais. Porem avaliar habilidades e competência torna-se um papel da “escola do futuro”; entretanto, esse caminho ainda precisa ser estudado e passado aos professores através capacitações, habilidades como empatia, curiosidade, sociabilidade, que podem ser trabalhadas no ambiente escolar.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos