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#rosilenemourao brito
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Data de inscrição : 18/06/2020

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Ter Jun 23, 2020 11:46 am
Sou Rosilene Brito Mourão, professora de História, na Escola Estadual de Ensino Médio Belo Porvir, em Epitaciolândia/AC.
Considerando as recomendações pedagógicas para a Elaboração de Itens Avaliativos, buscarei analisar o item IV.
Ver-se que este item foi formulado de forma a apresentar uma situação problema clara e objetiva e que deve ser respondida por meio da escolha de uma das alternativas de resposta. No enunciado do item IV é mostrado todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda e que é objeto de análise. As informações trazidas tanto no enunciado, quanto no texto de suporte, são suficientes para que o aluno compreenda claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo, sendo o item elaborado com boa articulação entre o comando para resposta.
Nas respostas é possível ver que as opções de marcar são compostas por um gabarito (resposta certa que não deixa margem à dúvida) e quatro distratores (com respostas plausíveis, que têm a função de atrair quem não sabe e escolhe distraidamente). Percebe-se também que na elaboração das alternativas não se mistura assuntos, nem se cria detalhes para falsear ou variar o foco, mas sim possibilitar a verificação real da aprendizagem do aluno com apresentação de alternativas de resposta adequada ao Item.
Na avaliação da aprendizagem, a Matriz na qual se define os conteúdos, as habilidades e as competências a serem avaliadas são claras e diretas, estabelecendo uma relação evidente entre a capacidade do aluno de leitura, interpretação, mas também de raciocinar criticamente acerca do conteúdo apresentado no enunciado e no texto de suporte. Desta forma é visível que a habilidade que se deseja avaliar é clara e presente no item acima.
Enfim, a aplicação de itens com estas características permite que se realize após sua aplicação um replanejamento do trabalho pedagógico, visto que tanto avalia quantitativamente a aprendizagem, quanto qualitativamente. Oportunizando a mim, enquanto professora um replanejamento baseado neste diagnóstico. Uma sugestão a se experimentar no cotidiano do uso de itens como instrumento de avaliação da aprendizagem, é a elaboração de itens com descritores similares e com níveis diferenciados, estimulando não apenas uma percepção do nível de aprendizagem, mas também uma possibilidade de ampliação e aprofundamento no domínio da habilidade e competência proposta.
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