Fórum Formação Continuada em Avaliação Escolar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
MIRLA DIMAS DA SILVA
Convidado

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Empty AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Ter maio 19, 2020 4:32 pm

SOU MIRLA DIMAS DA SILVA BRAGA
Sabemos que avaliação é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias, mas exige um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo. Cada vez mais as instituições de ensino têm adotado a avaliação ao longo da aprendizagem. Percebeu-se que deixar esse procedimento para o fim do processo não contribui para o avanço escolar do aluno. A avaliação da aprendizagem traz benefícios para os alunos e até mesmo para os educadores. No caso dos estudantes, há a possibilidade de verificar o andamento do seu aprendizado e buscar métodos para impulsionar o seu desenvolvimento. Além disso, professores podem incentivar a auto-avaliação nos alunos, e estimular a sua participação ativa na aprendizagem.
Para os educadores, o procedimento é uma oportunidade para verificar se os estudantes conseguiram atingir as metas definidas. Dessa forma, é possível trazer novo direcionamento às ações pedagógicas para que os objetivos sejam atingidos. Na escola em que trabalho e acredito que em quase todas a avaliação é contínua avaliamos cada processo dos alunos e também através de trabalhos avaliativos, avaliações diagnósticas bimestrais.

avatar
Cristiane Damian
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/08/2020

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Empty Re: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Ter Ago 11, 2020 10:20 pm
Avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando, passo a passo, durante todo o caminho da aprendizagem.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos